Edição – 135
Miscelânea
A GUERRA: A ASCENSÃO DO PCC E O MUNDO DO CRIME NO BRASIL Bruno Paes Manso e Camila Nunes Dias, Editora Todavia Quem nasceu primeiro, o crime organizado ou a ofensiva virulenta de um Estado em nome do combate à violência? A história da maior facção criminosa do país é marcada, em diversas camadas, por …

“Sem cultura você tem a fronteira, o país, mas não tem uma nação”
Fernanda Montenegro é lacônica sobre o ofício que escolheu: “uma profissão arretada”. O teatro, que no Brasil vive em permanente estado de emergência, só admite aqueles que, como ela, são devotos do palco, sem moderação ou desconfiança. “Desista. Se morrer, volta. Se não morrer, não volta”, disse a uma amiga relembrando o conselho que …

Tremam, as bruxas estão de volta!
Todo mês, desde a posse de Donald Trump, em janeiro de 2017, milhares de bruxas reúnem suas forças, na lua minguante, para amarrar um feitiço (binding spell) para o presidente com a esperança de limitar seu poder maligno. Algumas se encontram ao pé da Trump Tower, em Nova York; outras fazem uma cerimônia em casa, …

Quando a Iugoslávia apoiava as lutas anticoloniais
Algumas imagens despertam a nostalgia de uma época passada: a dos líderes do movimento não alinhado tentando estabelecer as bases de uma nova ordem mundial, ou então as do marechal Josip Broz Tito (1892-1980), presidente da República Socialista Federativa da Iugoslávia (RSFI), em imponente uniforme branco de desfile, recebendo em sua casa de campo na …

Heroína com receita médica
“Usei heroína para enfrentar meus problemas psicológicos”, explica David, um quinquagenário viciado há 25 anos. “Isso acabou comigo. Perdi meu emprego de relojoeiro, pedi dinheiro ‘emprestado’ à namorada, aos amigos… Acabei na rua. Para comprar as doses, tornei-me usuário-revendedor.” Há um ano e meio, ele comparece diariamente ao centro do Programa Experimental de Prescrição de …

Uma política agrícola pouco comum
Com a partida do Reino Unido, as finanças europeias serão amputadas em cerca de 10 bilhões de euros por ano. Enquanto esperam que os governos entrem em acordo sobre a criação de novos recursos, são os orçamentos das duas grandes políticas históricas da Comunidade Europeia que devem sofrer os cortes mais claros: a política de …

Chagos, arquipélago confiscado pelo Exército dos Estados Unidos
A mais de 1.500 quilômetros ao sul da Índia e mais longe ainda de Seychelles ou das Ilhas Maurício, as 55 ilhotas de Chagos se espalham por mais de 250 km de comprimento, no meio do Oceano Índico. O conjunto dessas terras emersas forma uma superfície (64 km²) inferior à da cidade de Paris e …

O avanço do fundamentalismo nas igrejas protestantes históricas do Brasil
A comunidade evangélica brasileira passou por acelerado crescimento numérico nas últimas três décadas, causando enorme impacto na sociedade brasileira. O sentimento de pertencer a uma minoria há muito foi deixado para trás. Entretanto, começou também a se esvaecer aquela identidade do “crente”, aquele religioso ascético e reservado. Definir-se como evangélico hoje tem exigido explicações adicionais. …

Mídia, Justiça e empresários do Brasil, uma fábrica de demagogos
Com a mão no peito, a mídia, a Justiça e os empresários brasileiros lamentam o tamanho da corrupção. Há três anos, eles a transformaram no principal problema do país. Sua preocupação é tamanha que, em 2016, reuniram suas forças – sem se preocupar com vozes dissonantes – para sustentar a medida mais drástica que se …

O que acontece na Nicarágua?
Há duas leituras sobre as violências políticas que assolam a Nicarágua desde abril deste ano. De um lado, o presidente Daniel Ortega, ex-dirigente revolucionário sandinista que chegou à presidência pelas urnas em 2006, apresenta-se como vítima de uma tentativa de golpe, ou de uma “conspiração” arquitetada por “terroristas”, “delinquentes” e “narcotraficantes”. De outro, os manifestantes …

Paraguai, o país do ouro azul
No jardim, a torneira jorra. Com mão febril, Odina Moreo fecha-a, mas algumas gotas hesitantes continuam a pingar. “Nunca consigo fechá-la completamente, é um desperdício. Independentemente disso, só usamos a água para lavar a louça ou a roupa, além de limpar o chão”, suspira a jovem, com a fronte suada. Estamos em um dos quatrocentos …

Mesmo sob embargo comercial, a Península do Catar ganha o mundo
Cuidado com as águas calmas. Neste verão de 2018, as da Baía de Doha, com seu turquesa cintilante, parecem um espelho, de tão calmas. O calor e a luz flamejante cercam a capital do Catar, circunscrevendo a vida social aos ambientes climatizados. No cais, com suas velas caídas, os barcos não veem nenhum turista há …

China e Estados Unidos, até onde vai a escalada de sanções?
Estados Unidos e China resolveram declarar guerra (comercial), e nada parece impedi-los. Donald Trump começou por ameaçar aqueles que “estão nos roubando” (18 abr. 2017), recebendo uma advertência de Xi Jinping: “Não se pode esperar que a China engula sapos em função de seus interesses” (18 out. 2017).1 Da escalada verbal, logo passamos para o …

A classe média no espelho
Meu interesse, neste texto, é discutir alguns dos aspectos centrais desenvolvidos no meu livro mais recente, A classe média no espelho: sua história, seus sonhos e ilusões, sua realidade, depois da publicação de A elite do atraso, em 2017. O livro será lançado ainda em outubro de 2018, pela Editora Sextante. Ele é o resultado …

Justiça fiscal é possível
A tributação brasileira está na contramão dos países capitalistas relativamente menos desiguais: é extremamente regressiva, porque incide sobre o consumo, não sobre a renda e a propriedade das classes abastadas. Não é verdade que nossa carga tributária seja elevada na comparação internacional, mas é fato que temos a maior carga tributária do mundo que incide …

Os limites da barbárie
Está chegando o momento das eleições e é preciso apresentar as opções de voto como elas de fato são, não apenas como aparecem. Não se trata de discutir apenas qual é a pessoa mais capaz, com mais experiência, mais honesta, mais negociadora, mais tolerante, ou mais qualquer outra coisa. Uma pessoa não governa sozinha o …

Sobre a democracia nos Estados Unidos
O mundo não acabou com a política norte-americana… Até agora, as eleições de meio de mandato raramente eram decisivas, mesmo quando provocavam uma reversão da maioria. Em 1994, o tsunami republicano acabara sobretudo com a resistência dos democratas à política penal repressiva e à estratégia de livre-comércio de seu presidente; em 2010, o avanço conservador …