Edição – 48
Um planeta muito populoso?
Somos muitos? É preciso controlar a natalidade para cumprir certos objetivos? Operar uma seleção antes do e no nascimento? Incentivar os nascimentos, não importando a qualidade dos pais e sua capacidade de educar os filhos? O homem tem o direito de interferir no processo de procriação? Essas perguntas se colocam desde que existem Estados organizados, …
A China, velha antes de ser rica
A China abriga um de cada cinco habitantes do planeta: com 1,35 bilhão de pessoas em 2010, figura como o país mais populoso do mundo – e seguirá com esse título pelo menos nas duas próximas décadas. A partir de 2030, contudo, deverá ceder lugar à Índia, que contará com 20 milhões de pessoas a …
Os jovens do mundo árabe
A convergência demográfica dos países ao sul e ao norte do Mediterrâneo aconteceu em um ritmo constante nos últimos vinte anos. O índice de fecundidade – que contribuiu para a construção de uma imagem repulsiva do mundo muçulmano – mostra que Líbano, Tunísia, Marrocos, Turquia ou Irã atingiram níveis que se igualam aos dos países …
Renda básica na Namíbia
No Congresso da Rede Norte-Americana da Renda Básica Garantida (USBIG), de 2008, o professor Guy Standing nos contou sobre a experiência pioneira na vila rural de Otjivero, região de Omitara, a 100 km de Windhoek, capital da Namíbia. Ele sugeriu que todos os presentes contribuíssem para o fundo criado com as doações voluntárias dos cidadãos …
Camareiras nos palácios nova-iorquinos
Na prisão no último mês de maio em Nova York do ex-diretor do FMI, Dominique Strauss-Kahn, e de um homem de negócios egípcio, Mahmoud Abdel Salam Omar, ambos acusados de agredir sexualmente uma camareira, chamou a atenção do público sobre as relações de poder entre clientes e empregados nos hotéis de luxo. A indignação despertada …
“Não se envergonhe por querer a Lua”
Eonômica, mas também democrática, a crise europeia levanta quatro questões principais. Por que as políticas cujo fracasso era evidente geraram manifestações particularmente ferozes em quatro países (Irlanda, Espanha, Portugal e Grécia)? Por acaso os arquitetos dessas escolhas são “médicos iluminados” para multiplicar por dez a dose do remédio após cada insucesso – previsível – dessas …
Espanha, novidade sob o sol
Domingo, dia 12, desmontamos o acampamento de [Puerta del] Sol e partimos de maneira festiva, deixando um ponto de informação permanente na praça. Damos seguimento aos trabalhos nos bairros, continuamos a nos reunir nos locais públicos e, claro, mantemos as assembleias de Sol. Eis a proposição.” São 21 horas, terça-feira, 7 de junho de 2011, …
Nas cidades, o movimento da juventude
Não, não, não vamos nos mudar! Porque a nossa vida está neste lugar, não vamos nos mudar! ‘Nós não vamos nos mudar’, é a nossa geração!” (Canto dos “indignados” espanhóis) A rua árabe” para designar os movimentos de protesto que florescem no Oriente Médio e na região do Magreb, o conflito mítico entre Wall Street …
Um país deve pagar sua dívida?
Antigamente, havia, o Primeiro Mundo, o “Norte”, supostamente constituído por um bloco de prosperidade; o Segundo Mundo, aquele dos países soviéticos; e, por fim, o Terceiro Mundo, reagrupando os países pobres do Sul e submetidos desde os anos 1980 às regras do FMI. O segundo desapareceu no início dos anos 1990 com a dissolução da …
Os obstáculos da revolução
Yussef Chahine não reconheceria o edifício preto e branco da estação central do Cairo, cenário de um de seus filmes mais bonitos.1 Gravado em 1958, narra a história do amor impossível entre o pobre Kenaui, manco e simples de espírito, e a bela Hanuna. As transformações do local não se reduzem à mudança da estátua …
Mahmoud Ahmadinejad contra os clérigos iranianos
O início de abril, o presidente Mahmoud Ahmadinejad exonerou Heydar Mosleh, ministro da Inteligência. Alguns dias depois, foi forçado a reintegrá-lo, sob pressão do aiatolá Ali Khamenei, o Guia da Revolução. O que começou como um incidente acabou evoluindo para um confronto aberto entre os dirigentes da República islâmica. É preciso saber que a Constituição …

Ventos de mudanças
Da praça Tahir, no Cairo; à Puerta del Sol, em Madri; ou a praça Syntagma, em Atenas; milhões de pessoas ocuparam as praças e as ruas em oposição à privação de seus direitos, o corte nas aposentadorias e salários, o desemprego, os aumentos de impostos, a privatização dos serviços públicos. O povo demonstra sua indignação …
Um país infestado por agrotóxicos
A utilização de agrotóxicos no Brasil tem trazido graves problemas para a saúde do trabalhador rural, para aqueles que consomem produtos contaminados, para os que trabalham nas fábricas produtoras e para o meio ambiente. Para os camponeses, os problemas relacionados a situações de risco de exposição, adoecimento e acidentes com agrotóxicos são decorrentes principalmente da …
A conivência entre o crime e o poder
A extorsão policial teve um papel central na deflagração da violência que eclodiu em maio de 2006 e paralisou a cidade de São Paulo sob o impacto de ataques a agentes e prédios públicos promovidos pela organização criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC), ao mesmo tempo que rebeliões simultâneas se espalhavam pelo estado. Essa é …
Agricultura familiar fornece comida saudável a escolas
Num município praiano situado na região Sudeste do Brasil, Dona Josefa, uma agricultora familiar, Joana, nutricionista da prefeitura, e Dona Rosa, merendeira de uma escola pública, têm hoje um propósito comum: tornar a alimentação escolar mais nutritiva e saudável, com a utilização de alimentos in natura, produzidos localmente. Essas três mulheres somam esforços para introduzir …
Os rearranjos de poder no Rio de Janeiro
Entre o tradicional domínio do varejo do tráfico e as diferentes “agências” de proteção que se desenvolveram no Rio de Janeiro nos últimos quarenta anos, uma nova situação começa a ganhar forma em cerca de vinte importantes áreas urbanas da cidade. Batizadas de UPPs – Unidades de Polícia Pacificadora –, elas prometem cumprir uma antiga …
Quando a mídia noticia o irreal
Durante quase um mês, a imprensa brasileira sustentou um debate improvável do ponto de vista da lógica jornalística, sobre um livro didático que faz uso das variantes populares da língua portuguesa como estratégia para ensinar a norma culta. Não havia, no caso, nenhum dos ingredientes considerados critérios de seleção da notícia, como ineditismo, atualidade, importância. …
Globalização e periferia
Uma anedota contada por Slavoj Zizek em Bem vindo ao deserto do real! nos diz: “Um operário alemão consegue um emprego na Sibéria; sabendo que toda correspondência será lida pelos censores, ele combina com os amigos: ‘Vamos combinar um código: se uma carta estiver escrita em tinta azul, o que ela diz é verdade; …
Mitos da população mundial
Demografia, somente tolices foram pronunciadas em seu nome… “A humanidade tem uma natalidade desenfreada.” Não, pois há várias décadas as taxas de natalidade diminuem consideravelmente e em todos os lugares, em razão do que se convencionou chamar de “transição demográfica”, período durante o qual a população apresenta diminuição da natalidade e da mortalidade, antes muito …