Golpe de classe

O governo brasileiro está numa situação muito delicada diante do golpe que depôs o presidente paraguaio Fernando Lugo. De um lado existem todos os compromissos com a democracia e o combate à pobreza, tanto com os brasileiros como no plano internacional. Isso levaria o Brasil a decidir por sanções fortes ao golpe de Estado e …

Um novo modelo de integração para os novos tempos

As câmeras registraram quando o presidente Hugo Chávez, durante a 5ª Cúpula das Américas, em Trinidad e Tobago, presenteou seu homólogo norte-americano, Barack Obama, com um exemplar do livro Veias abertas da América Latina, de Eduardo Galeano. Tal gesto foi noticiado amplamente pelas agências de notícias internacionais como um ato “pitoresco” e provocador por parte …

Alemães com medo do espantalho grego

Nesta manhã de junho, o ensaísta mais influente da Alemanha participa de uma audiência no Café Einstein, um estabelecimento de alto nível de Berlim, a dois passos do Portão de Brandemburgo. O recepcionista acompanha o visitante à sala reservada ao “Herr Doktor”, onde uma equipe de televisão já arrumava as coisas para sair. Outros jornalistas …

Preconceito racial e racismo institucional no Brasil

“Na primeira vez em que estive aqui, em 1987, fiquei chocado ao ver que na TV, em revistas, não havia negros. Melhorou um pouco. Mas há muito a fazer. Quem nunca veio ao Brasil e vê a TV brasileira via satélite vai pensar que todos os brasileiros são loiros de olhos azuis.” (Spike Lee)1 O …

Integração popular continental: a hora é agora!

Ao longo de todo o processo integrador construído pelos movimentos sociais e populares do continente americano, que a nosso ver se iniciou após o esfacelamento das experiências do socialismo real no fim do século passado, seguramente este é um período em que se abre a possibilidade de sairmos de uma posição de resistência e avançar …

Federalismo à força

As grandes catástrofes incentivam os mais fervorosos a redobrar a fé. Assim, os federalistas europeus, longe de conceberem a possibilidade de virar as costas para as políticas de integração – monetária, orçamentária, comercial – que agravaram a crise econômica ao mesmo tempo que a propagaram, querem, ao contrário, reforçar a autoridade dos que as puseram …

O Egito entre a revolução e a contrarrevolução

(Manifestantes egípcios comemoram na Praça Tahir a vitória do candidato da Irmandade Muçulmana, Mohamed Morsi, nas eleições) Durante intermináveis e sufocantes dias, num clima pesado, o Egito segurou a respiração. Esperava a proclamação dos resultados do segundo turno da eleição presidencial, atrasada hora a hora. Sob um sol escaldante, apesar da dificuldade da escolha, na …

O festival dos infernos

O massacre ocorrido na Noruega em 22 de julho de 2011 gerou um choque ainda mais violento porque o país parecia ter encontrado a chave da harmonia política e social: transparência, proximidade e convivência, sobre um fundo de consenso onipresente e de debates unicamente “sobre o melhor meio de atingir objetivos que levem a um …

A direita e os imigrantes

(Anders Behring Breivik, em 3 de maio, durante seu julgamento. Analistas acreditavam que massacre havia sido um ataque islâmico) Na sexta-feira, 22 de julho de 2011, quando uma bomba devastou o bairro administrativo de Oslo, onde se situam a maior parte dos ministérios e a sede do governo, os analistas imediatamente pensaram que o terrorismo …

Cuba, o partido e a fé

Em centenas de cartazes agitados pela multidão, uma mesma mensagem: “Boas-vindas à Sua Santidade, o papa Bento XVI”. Estamos em Santiago de Cuba, bastião histórico das guerras de independência, onde o papa celebra uma missa para 200 mil pessoas. Entre os dias 26 e 28 de março, pela segunda vez em catorze anos, o mais …

O véu carcerário que aprisiona a Palestina

(Defensores da prisioneira Hana Shalabi exibem seu retrato em protesto diante da Cruz Vermelha em Jerusalém Ocidental) Os palestinos falam em “prisioneiros de guerra” (asra) ou prisioneiros políticos; por outro lado, os que trabalham nas prisões israelenses evocam a expressão “detentos por segurança”, qualificação que não corresponde a nenhuma realidade legal e que depende de …

No méxico, o Estado recua diante dos cartéis

(Fachada cravada de balas da prefeitura de San Cristóbal de las Barrancas, a cerca de 56 km de Guadalajara) Os policiais que, no amanhecer de 7 de novembro de 2011, entraram no presídio de Acapulco, grande estação balneária do Pacífico, não acreditaram no que viram: cerca de vinte prostitutas dormiam nas celas ao lado dos …

Em Gorgan, um mergulho no Irã

Gorgan, depois de trinta anos; Gorgan, cidade de minhas férias de infância onde, com meus primos, passávamos o verão em um ar quente e úmido, que nos impedia de respirar. Situada no nordeste do Irã, perto do Mar Cáspio e a 450 quilômetros de Teerã, a cidade se tornou em 1997 a capital da nova …

Os cinquenta anos do “Paraíso das potências”

(Hillary Clinton, secretária de Estado Norte-americano, discursa no aniversário de cinquenta anos da OCDE) “Clube dos ricos”, “think tankneoliberal”, “paraíso das potências”, “Otan econômica”, “especialista em prognósticos ineficazes”, “braço armado da globalização”. Os rótulos variam; as constatações, menos. A reputação da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) contrasta com a imagem que …

Na pátria da democracia “pós-participativa”

LE MONDE DIPLOMATIQUE BRASIL– Como devemos entender a ideia de participação social no contexto brasileiro contemporâneo? ADRIAN GURZA LAVALLE– Como algo que mudou muito nas últimas décadas. No Brasil, a noção de participação nasceu atrelada a um conjunto de atores sociais que reivindicavam autonomia em relação ao Estado e às mediações políticas tradicionais. Na ditadura, …

Soldados africanos para guerras norte-americanas

Logo me dei conta de que estava cometendo o maior erro da minha vida. Mas já era tarde: havia assinado contrato por um ano e devia agir como um homem”, suspira Bernard,1 contratado por uma empresa de segurança privada norte-americana no Iraque. Esse jovem ugandense pertence ao “exército invisível”2 recrutado pelos Estados Unidos como reforço …

Os desafios da “razão ambiental”

A questão ambiental está hoje polarizada entre duas posições: o adesismo verde ao capitalismo privado, que lança mão da ideologia da responsabilidade social corporativa e expressa o ponto de vista do capital, e uma abordagem com base na noção de justiça ambiental, que se estrutura na defesa dos direitos sociais e ambientais dos grupos que …

“A bela aventura de um jornal de jornalistas”

Não é comum que o ex-diretor de um dos jornais mais importantes do país tenha sido, ao mesmo tempo, jornalista econômico e romancista de sucesso, além de grande repórter sobre a África e administrador de um jornal envolvido no turbilhão de uma equação financeira insolúvel. Essa mesma equação o levaria a ser demitido pelos novos …

Amanhã, fábricas em nossas salas

Reapropriar-se dos meios de produção: Karl Marx sonhava com isso, e um pesquisador do Massachusetts Institute of Technology (MIT) fez. Em 1998, o físico norte-americano Neil Gershenfeld criou um curso intitulado “Como fabricar (quase) qualquer coisa”, incluindo sessões sobre a concepção de protótipos para ajudar os alunos na elaboração de seus projetos de pesquisa. Para …