A liberdade de expressão e a democracia

  Le Monde Diplomatique Brasil – Qual é a importância da liberdade de expressão? Renato Janine Ribeiro – Você tem algumas liberdades que são fundamentais. A de expressão é uma delas. Por que fundamentais? Porque elas fundam as outras. Se você não tiver liberdade de expressão, fica muito difícil ter liberdade de organização e liberdade …

por em

Precisamos falar da fé de Leonardo

No dia em que deve ser celebrada a consciência negra, a consciência de um povo que foi escravizado e liberto, no dia para celebrar a resistência de um povo que era marcado para o trabalho e a morte, ocorreu a morte de sete jovens. Todos negros. As mortes aconteceram em 2016, na Cidade de Deus, …

por em

Como o Estado chinês soube se beneficiar da globalização

  Após um longo eclipse no século XIX – em função da conjunção de pressões coloniais externas (europeia e depois japonesa) e de deslocamentos internos (fomes, catástrofes naturais, revoltas) –, seguido por um período de quase autarquia sob Mao Tsé-tung entre 1949 e 1976, a China ocupa de novo um lugar central na economia mundial. …

por em

O lento avanço de Israel na África

  Aperto de mão caloroso com o presidente togolês, Faure Gnassingbé, sorriso descontraído com o chefe de Estado ruandês, Paul Kagamé: fim de 2016, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, assume sua operação de sedução sobre o continente negro. O slogan da turnê que realiza ao sul do Saara explicita sua ambição: “Israel está de volta …

por em

A singular amizade entre os Estados Unidos e a Arábia Saudita

  Em setembro de 2016, no auge da campanha eleitoral norte-americana, o Senado e a Câmara dos Deputados aprovaram por quase unanimidade a Lei “Jasta” [Lei de Justiça contra os Patrocinadores do Terrorismo]. Visando diretamente a Arábia Saudita, ela permite aos cidadãos norte-americanos processar nos tribunais os países que ajudem “direta ou indiretamente” organizações implicadas …

por em

Orçamento 2018, uma carta de intenções aos pobres do Brasil

Costuma-se dizer que o orçamento público é como um cobertor curto, que nunca dá para cobrir todo o corpo. Por isso, o momento em que um governo envia sua proposta orçamentária para o próximo ano é especial, porque ele se vê obrigado a colocar a nu suas reais intenções, sem poder se valer de estratagemas …

por em

Guerras de religião

A França acaba de viver um momento de loucura midiática e política. Todos os ingredientes estão aí para que ela enfrente outros do mesmo tipo: descomedimento de comentários suscitados por uma caricatura de imprensa; papel ideal do Twitter quando se trata de reagir antes de refletir e de atiçar um incêndio; combustível perfeito de temas …

por em

A direita saiu do armário; a esquerda entrou

  Você é capaz de identificar uma pessoa de esquerda? De direita é óbvio: defende a primazia do capital sobre os direitos humanos e o caráter sagrado da propriedade privada; apoia a privatização do patrimônio público; venera o gigantismo dos Estados Unidos; apregoa que “bandido bom é bandido morto”; e costuma ser racista, homofóbica e …

por em