Edição – 79
Protegendo a sabedoria dos povos tradicionais
Por muito tempo marginalizados ou integrados à força na comunidade internacional, os povos indígenas tiveram dificuldade em se fazer ouvir nas discussões a respeito da proteção da biodiversidade. Foi apenas em 1992 que a ONU reconheceu que eles tinham um “papel vital na gestão do meio ambiente e do desenvolvimento, por causa do seu conhecimento …
O buraco sem fundo do rolê
(Jovens participam de rolêzinho no Shopping Itaquera, em São Paulo) Já houve tempo suficiente para que todas as opiniões possíveis sobre o encontro de jovens batizado de “rolezinho” fossem espalhadas pela internet. Aconteceram os “rolezaum”, os “rolezinhos protesto” e abordagens específicas sobre personagens dos fatos, como os “famosinhos” e as “rolezeiras”. Assistimos à determinação de …

Outra polícia
O ano mal começou e a polícia já contabiliza ações que, estas sim, levam a população a um estado permanente de insegurança. São imagens de violência, brutalidade e descontrole por parte de policiais civis e militares, atestando sua incapacidade de atuar para garantir a paz e a segurança pública. Essa situação pode ser observada em …
Em movimento para encontrar o equilíbrio
Outro dia recebi um vídeo de uma sobrinha andando de bicicleta sem rodinhas pela primeira vez. Era impressionante a felicidade sentida pelo simples fato de estar equilibrada sobre duas rodas. Atualmente convivendo com várias crianças da família, me surpreendo toda vez que elas conquistam a habilidade sobre algo tão banal como ficar de pé. Esse …
O rolezinho da juventude nas ruas do consumo e do protesto
Osjovens têm criado formas cada vez mais interessantes de manifestação. Desde as jornadas de junho de 2013 – que levou às ruas milhares de brasileiros – até os chamados “rolezinhos” – que também vêm colocando centenas em circulação – se instalou uma crise na análise daqueles que insistiam em afirmar uma possível apatia dessa geração …
A pesquisa Agenda Juventude Brasil
(Protesto organizado pelo MPL São Paulo em agosto de 2013) Aprofundar o conhecimento da sociedade brasileira sobre sua juventude e consolidar a produção continuada desse conhecimento são desafios para o Brasil seguir avançando em políticas públicas que efetivem os direitos juvenis. Essa tarefa ganha dimensão ainda mais importante neste período em que o país registra …
Os censores e os celerados
A liberdade de expressão só existe quando a aplicamos aos propósitos que reprovamos. As violações a princípio sobrevivem por muito tempo aos motivos que as justificaram e aos governantes que delas se apropriaram para punir com rigor. Em 25 de outubro de 2001, no clima de quase pânico que se seguiu aos atentados assassinos do …
Protestos de junho ensinaram que a mobilização traz mudanças
LE MONDE DIPLOMATIQUE BRASIL – Qual é a programação do Movimento Passe Livre (MPL) para este ano? LUCAS MONTEIRO – Não temos um calendário de ações definido, estamos numa fase de planejamento. Vamos continuar com as atividades nos bairros que a gente já mantém, fazendo os debates e atividades neles. Mas de ato nós não …
A indústria do fast-food faz seus trabalhadores passar fome
O motorista que, na saída de Durham, na Carolina do Norte, pega a estrada para Hillsborough penetra no coração de um estranho território. Mal deixou de ver no retrovisor as nobres torres da Universidade Duke e já se apresentam diante de seus olhos um McDonald’s, um Cracker Barel, um Wendy’s, um Chick-fil-A, um Arby’s, uma …
Por que o Uruguai legalizou a maconha
No México, fotos de desaparecidos revestem os muros tal qual uma campanha publicitária colossal de um traficante de humanos. Segundo a organização Human Rights Watch, mais de 60 mil mexicanos perderam a vida na “guerra às drogas”, deflagrada em 2006 pelo então presidente Felipe Calderón. O banho de sangue se alimenta de duas fontes cruzadas: …
Rumo ao fim da guerra às drogas
“A guerra às drogas é um fracasso.”1 O relatório publicado no dia 30 de setembro de 2013 no site do British Medical Journal não deixa nenhuma dúvida: as políticas proibicionistas – associadas ao nome do presidente norte-americano Richard Nixon, que, no dia 17 de julho de 1971, elevou as drogas ao estatuto de “inimigo público …
A Primavera Árabe ainda não disse sua última palavra
Em seus primórdios, a Primavera Árabe deitou por terra os preconceitos ocidentais. Ela colocou em maus lençóis os clichês orientalistas sobre a incapacidade congênita dos árabes de conceber um sistema democrático e abalou a crença segundo a qual eles não mereceriam nada melhor do que ser governados por déspotas. Três anos depois, as incertezas permanecem …
Na Coreia do Norte, a economia na frente da política
Uma vez mais, a República Democrática Popular da Coreia (RDPC) foi manchete do noticiário internacional. Desta feita, tratou-se da prisão, em plena reunião do gabinete político, do tio do dirigente Kim Jong-un, seguida de seu julgamento e execução, tudo isso em quatro dias. Nascido em 1946, e então relativamente jovem em relação aos critérios locais, …
Os apaches de Istambul
Pela primeira vez em 43 anos, na manhã de 1o de maio de 2013, a Ponte de Gálata, que une as margens do Chifre de Ouro e desemboca na Praça Taksim, em Istambul, estava levantada, com suas duas metades de asfalto erguidas como um muro negro. Num raio de muitos quilômetros, todos os acessos estavam …
Civis esmagados pelo conflito sudanês
Numa manhã de maio de 2012, a vila de Gabanit, ao pé das colinas de Ingessana, no estado sudanês do Nilo Azul, está prestes a sofrer uma ofensiva do Exército. É um Antonov que inicia o ataque. Voando em grande altitude, o avião cargueiro lança diversas bombas artesanais – barris cheios de explosivos e pedaços …
No Japão, audácia falsa, nacionalismo verdadeiro
Desde a vitória esmagadora do Partido Liberal Democrata (PLD) nas eleições para o Senado de julho de 2013, o primeiro-ministro japonês Abe Shinzo conta com maioria absoluta nas duas câmaras. Se por um lado o país enfrentou anos de deflação – a partir da crise de 1997 – e depois a catástrofe do terremoto seguida …
Iraque e Síria, os mesmos combates
“Como deter um camicase?” Essa foi a pergunta que o governo de Bagdá fez a si mesmo no dia 30 de novembro de 2013, mais de dez anos após a queda do regime de Saddam Hussein. Diante dos atentados assassinos cotidianos, o aparato de segurança do Iraque organizou um seminário para ajudar os proprietários de …
Livro Branco: o Itamaraty está mudado?
O Itamaraty prepara o que pode vir a ser um de seus passos mais ousados na direção da transparência da política externa brasileira. A notícia da adoção de um Livro Branco do Ministério das Relações Exteriores representa um avanço enorme. O documento condensaria de maneira clara e pública, pela primeira vez, as diretrizes, estratégias e …
Sochi, um elefante branco no Mar Negro?
Por toda parte, palmeiras. Falsas, num primeiro momento, nos neons verdes fluorescentes em forma de coqueiros inclinados fixados na beira da estrada que liga o aeroporto ao centro de Sochi. Verdadeiros, num segundo instante: preenchendo a orla da cidade balneária, eles formam uma fina cortina vegetal que divide o Mar Negro e os sopés do …
Criar riqueza, não valor
O trabalho não é a única fonte dos valores de uso que produz, da riqueza material. Se ele é seu pai, a terra é sua mãe, como disse William Petty.” Karl Marx, “Le Capital”. In: Œuvres, tomo I, Gallimard, Paris, 1965 [1867], p.571. Você sabia que os serviços prestados pelos morcegos nos Estados Unidos valem …