Edição – 101
O encarceramento feminino como ampliação da violação de direitos
Em 5 de novembro, publicou-se o relatório “Levantamento nacional de informações penitenciárias – Infopen Mulheres”1 com dados relativamente2 atualizados e impactantes sobre o encarceramento feminino no Brasil. Entre estes, um chama especial atenção: a ampliação, entre 2000 e 2014, de 567,4% da população prisional feminina, atualmente composta por aproximadamente 37.380 mulheres. Que este aumento era …

Entre o espetáculo e o controle: a Justiça e seus holofotes
De forma inédita, no dia 17 de junho de 2015, o Tribunal de Contas da União (TCU) veiculou em tempo real um julgamento realizado em seu plenário. Essa foi também a primeira sessão que avaliava as contas da presidenta Dilma Rousseff referentes a 2014, ano que encerrou seu primeiro mandato. As imagens estiveram no portal …
TPP: made in USA
A grande mídia brasileira, logo após a assinatura do Acordo de Parceria Transpacífica (em inglês, Trans-Pacific Partnership, ou TPP), foi quase unânime em condenar o Brasil e seus principais parceiros do Mercosul por ficarem de fora dos chamados mega-acordos do século XXI, que envolvem, além do TPP, o Tisa (em inglês, Trade in Services Agreement), …
O futuro pautado pelo nível da água
No sul da Louisiana, o céu de agosto em geral é de um azul intenso quando anoitece; nesse dia, contudo, surgiu no horizonte a ameaça de uma tempestade. Peixes saltam para fora da água, antes de caírem de barriga, salpicando água para todos os lados. Jake Billiot pilota suavemente o Sitting Bull, seu barco de …

Terrorismo de Estado
Desde o 11 de Setembro de 2001, como retaliação ao ataque às Torres Gêmeas, em Nova York, os Estados Unidos têm conduzido operações secretas e ataques utilizando drones, com a execução de civis suspeitos, em setenta países.1 Com a cooperação da França e da Inglaterra, os Estados Unidos invadiram e destruíram as estruturas sociais e …

Megamineração: não são acidentes
A ruptura da barragem Fundão e o grave dano da barragem de Santarém, na mina Samarco Mineração S.A., no dia 5 de novembro de 2015, em Mariana, Minas Gerais, produziu uma corrente de lodo com resíduos da exploração mineral que destruiu o povoado de Bento Rodrigues, provocando um número de vítimas mortais ainda não conhecido …
A esquerda no nevoeiro
Há uma questão de curto prazo relativa ao governo atual. Enorme pragmatismo e fetichização do poder se revelam neste momento de impasse, falta de ideias e fragilidade. Mas é preciso localizar temas de trajetória histórica, diagnóstico da conjuntura e perspectivas de futuro, com destaque para a política em sua autonomia de fato. O Brasil vive …
Reforma migratória na República Dominicana
Na edição de setembro do Le Monde Diplomatique Brasil foi publicada uma matéria intitulada “Deportações na República Dominicana”, cujo conteúdo não reflete a realidade da política migratória que realiza o governo dominicano. A verdade é que, em apenas dezoito meses, mais de 365 mil estrangeiros viram a sua situação migratória regularizada ou se beneficiaram de …
A arte da guerra imbecil
Não sou contra todas as guerras. Eu me oponho a uma guerra imbecil, irrefletida, uma guerra fundada não na razão, mas na raiva.” Assim falava, em 2 de outubro de 2002, um obscuro eleito de Illinois chamado Barack Obama. A raiva consecutiva aos atentados de 11 de setembro de 2001 não tinha diminuído nos Estados …
Cinco conflitos entrelaçados
Em 1979, a Revolução Iraniana instaurava um regime político oficialmente “islâmico”, mas na realidade exclusivamente xiita. Ela revivia assim uma lenta sedimentação, na qual o conflito ancestral entre sunitas e xiitas representa a primeira camada. Quando, depois da tomada de poder em Teerã, o aiatolá Ruhollah Khomeini pediu uma gestão coletiva dos locais santos do …
Os especialistas em terrorismo
“É a guerrilha que chega à França” (Valeurs Actuelles, 19 nov. 2015). Bernard Squarcini ocupou, entre 2008 e 2012, a Direção Central da Informação Interior (DCRI), originada da fusão entre as Informações Gerais (RG) e a Direção da Vigilância do Território (DST), e renomeada em 2014 Direção-Geral de Segurança Interna (DGSI). Antigo consultor da LVMH, o grupo …
Perda de liberdade sem aumento da segurança
Diante do aumento do terrorismo, o debate entre liberdade e segurança ganha uma intensidade sem precedentes para as democracias cujos próprios fundamentos estão ameaçados. Logo na sequência dos ataques de 11 de setembro de 2001, foi proclamada a “guerra contra o terrorismo”. Os Estados Unidos adotaram então o Patriot Act, que permite, por exemplo, deter …
Na Síria, uma saída política bastante incerta
No dia seguinte aos atentados de 13 de novembro em Paris, os Estados Unidos e seus aliados, incluindo a França, reafirmaram sua intenção de conduzir uma abordagem em duas frentes. De um lado, a continuação de uma ação militar de envergadura contra a Organização do Estado Islâmico (OEI) – muitas vezes designada pelo acrônimo pejorativo …
A gênese do jihadismo
Fenômeno complexo e multidimensional, o jihadismo é, antes de tudo, uma ideologia global. Resultado de uma bricolagem intelectual que resulta da deturpação de conceitos, símbolos e imagens de origem muçulmana e europeia, seus depositários pretendem oferecer aos “fiéis” um novo começo, uma nova identidade e um novo modo de vida para vencer aqui embaixo e …
Perigos sauditas
Somos simplesmente incapazes de montar operações militares. Tudo o que sabemos fazer é assinar cheques.”1 Chefe da inteligência saudita quando as tropas soviéticas ocuparam o Afeganistão (1979-1989), o príncipe Turki al-Faisal explicou assim a contribuição de seu país ao jihad afegão. Na época, e no espírito do acordo de Quincy,2 a Arábia Saudita financiava as …
E o vento levou: quase cinco anos da Primavera Árabe
O mundo árabe enfrenta desafios que parecem insuperáveis, os quais precisa ultrapassar se quiser conceber um futuro mais pacífico, democrático e estável. Tais desafios residem principalmente na regressão contrarrevolucionária incitada pelos Estados autoritários, na natureza indecisa do processo revolucionário e nas questões geopolíticas e sectárias originadas pelo flagelo da Organização do Estado Islâmico (OEI). …
Por uma lei antiterrorismo de Estado. Ou não sobrará ninguém
O uso de casos dominados pelo clamor público para justificar medidas de endurecimento da política criminal não é nenhuma novidade. Reforça-se a cultura do medo e vende-se como solução o aumento do controle da população pelos aparelhos repressivos do Estado. As reações ao atentado de Paris confirmam essa regra. Na França, o presidente François Hollande …
Europa e Grécia, a negação democrática
Parrtidário da manutenção da Grécia no euro e do aprofundamento da construção da União Europeia, estou horrorizado pelo chamado acordo de 13 de julho de 2015. Ele se inscreve no nonsense econômico e financeiro dos dois planos precedentes, que, longe de trazerem uma solução aos problemas que pretendiam resolver, os agravaram. O desmoronamento da …