A caçada aos bilhões

No início dos anos 1990, o fim da Guerra Fria deveria ter esvaziado os arsenais e colocado fim à maioria dos conflitos. Mas, ao longo da década seguinte, após um nítido declínio do complexo militar-industrial norte-americano, a “guerra ao terror”, com suas ações no Afeganistão e no Iraque, voltou a alimentá-lo. Hoje, enquanto uma nova …

por em

Um caça que maravilha o Le Figaro

Quando se trata de venda de armas, um assunto tentador para quem se interessa por conluios políticos e subornos, um jornalista do diário francês Le Figaro não é o mais indicado em termos de isenção. Seu trabalho é ingrato: trazer boas notícias, mesmo quando elas são ruins; fazer brilhar as contas da empresa; minorar o …

por em

Silicon Army

Que o Vale do Silício, bolsão das inovações da informática, trabalha com o Exército é algo que provavelmente ninguém mais ignora. Os objetivos dos militares sempre foram excelentes incentivos para a pesquisa e o desenvolvimento. A ancestral da internet, a Arpanet, rede de computadores surgida no início da década de 1970, foi concebida como uma …

por em

Reflexões sobre a ciberpaz

Pouco a pouco, as sociedades industrializadas transformaram-se na “aldeia global”, profeticamente batizada por Marshall McLuhan em 1967: para uma parte crescente das atividades diárias, todos dependem da mesma rede de internet livre e aberta. Mas, quando questões militares surgem no espaço cibernético, é a vida civil que está na linha de frente. Retomando as palavras …

por em

Hezbollah, senhor do jogo libanês

Em cada rua de Dahiyeh, subúrbio ao sul de Beirute, e ao longo das estradas da Planície do Bekaa, no leste do país, os retratos de combatentes mortos na Síria agora fazem parte da paisagem. O Hezbollah paga um pesado tributo por seu envolvimento no conflito sírio. Atrás do balcão da pequena loja onde trabalha …

por em

Sociedade dividida

A campanha sistemática da mídia golpista contra o governo e o PT, estimulando o antagonismo da população contra os “petralhas”, está dando resultado. Os ânimos estão se acirrando, os ódios vêm à tona, aprofundam-se a polarização social e política, a intransigência, a violência, a repressão. Episódios recentes atestam que essa polarização é promovida pela direita. …

por em

No Magreb, um apoio vigoroso a Bashar al-Assad

  Túnis, quarta-feira, 2 de março. Reunidos graças ao patrocínio do presidente Beji Caid Essebsi, os ministros do Interior da Liga Árabe1 ratificaram um texto que condena as “práticas e atos terroristas” do Hezbollah, acusado de pretender “desestabilizar alguns países árabes”. Esse questionamento frontal resultou de uma intensa pressão dos representantes das seis monarquias do …

por em

Regenerar a democracia

A despeito de suas imperfeições e de seu permanente estado de incompletude, a democracia encarna um arcabouço institucional antiautoritário de elevada relevância no que se refere à manutenção da liberdade e da cidadania. Entretanto, é sabido que sua história não se resume a uma linearidade simplista, sendo marcada por períodos de avanços e recuos. Todos …

por em

Uma nova cortina de ferro se abate sobre a Europa

Idomeni, fronteira greco-macedônia. Ao final de uma pequena estrada de terra, em uma planície fustigada pelos ventos que descem das montanhas, levanta-se o último acampamento grego, acuado entre os campos e uma pequena estação de fretados. Basta caminhar por algumas centenas de metros ao longo da estrada de ferro para chegar às grades que marcam …

por em

Protesto e repressão

Em 21 de março, dois grupos de estudantes da PUC-SP se manifestaram. Um trouxe trio elétrico, bandeira e hino nacionais e os slogans: “Sergio Moro, estamos com você”, “O meu partido é o Brasil”. A outra turma reagiu: “Não vai ter golpe”. O conflito de ideias evoluiu para as vias de fato e a Polícia …

por em

Holanda fecha prisões

Colchões dobrados sobre as camas, salas vazias, paredes nuas: não falta lugar na prisão de Norgerhaven, no norte da Holanda. O tilintar das chaves penduradas na calça ecoa enquanto Frank Hogterp, chefe de detenção, atravessa os corredores até a sala de atividades. “Uma vez por dia, os detentos podem vir para cá assistir à televisão, …

por em

A marcha sobre Brasília

Em meio às manifestações pelo golpe de Estado iniciadas logo após o início do quarto mandato presidencial do PT em 2015, uma charge de Laerte exibia um homem de terno, infantil. Ele aprendia a andar numa bicicleta cujo desenho emulava a palavra “Golpe”. De mãos levantadas, dizia: “Olha, mãe! Sem os militares…”. A ironia desvelava …

por em

Zika, microcefalia e saneamento

A epidemia de zika que se iniciou no Brasil em 2015, acompanhada do aumento observado de malformações congênitas, em especial a microcefalia, fizeram o Ministério da Saúde e a OMS declarar estado de emergência de saúde pública de importância nacional e internacional, respectivamente. Diante da múltipla determinação social e biológica desse fenômeno e da escassez …

por em

Impeachment do processo civilizatório

O objetivo de construir uma sociedade civilizada, democrática e socialmente justa deveria ser um dos núcleos de um projeto nacional. A Constituição de 1988 representa um marco do processo civilizatório do país. Pela primeira vez em mais de cinco séculos, ela assegurou formalmente a cidadania plena (direitos civis, políticos e sociais) para todos os brasileiros. …

por em

Reinventando a luta urbana

Para além do traçado reto do Plano Piloto da capital, existem muitas linhas escondidas no Distrito Federal. Vidas e histórias que caminharam ao lado da construção de Brasília, mas foram abafadas na narrativa da cidade planejada e vendida como terra prometida. Uma dessas linhas é escrita no Mercado Sul, quadra comercial localizada na região administrativa …

por em

O que é bom para o emprego?

Um objetivo da política econômica é gerar empregos e o incremento real da renda do trabalho. As políticas públicas e o sistema de relações de trabalho devem promover a qualidade dos empregos. A economia política do desenvolvimento deve se orientar pela centralidade do trabalho como produtor e organizador da vida social. O produto social do …

por em

O movimento do mercado de terras

Tratar de temas conjunturais em momentos de crise cíclica requer especial atenção à perspectiva do analista, sob o risco de pulverizar a observação para a multidão de fenômenos, dispostos aparentemente de maneira caótica em situações críticas. O raciocínio se aplica com muita propriedade à conjuntura agrária brasileira, em momento de crise cíclica, cujo fator externo …

por em

Desonerações tributárias: uma aposta duvidosa

Nos últimos anos, o governo federal passou a utilizar a política da desoneração tributária1 como recurso de política anticíclica com vistas a amortecer os efeitos negativos da crise financeira internacional sobre a economia brasileira e como um dos pilares da Nova Matriz Econômica (NME). Para evitar a insuficiência de demanda e a queda do PIB, …

por em

Guerra civil na direita americana

Sábado, 27 de fevereiro, Mobile (Alabama). Três dias antes das primárias em vários estados do sul dos Estados Unidos, a reunião anual do comitê executivo do Partido Republicano do Alabama se dá em uma grande sala de um centro de convenções. Centenas de delegados participam. Cruza-se mais facilmente com um delegado negro do que com …

por em

Na Argentina, os governos passam, a corrupção fica

Em novembro de 2015, os argentinos elegeram um governo oriundo da aliança entre a União Cívica Radical, de inspiração liberal, e a Proposta Republicana (PRO), o partido liberal conservador de Mauricio Macri, ex-prefeito de Buenos Aires, ex-presidente do clube de futebol Boca Junior e herdeiro de uma fortuna familiar colossal. Essa vitória da direita colocou …

por em

“Maldito petróleo barato!”

  Argélia, Azerbaijão, Nigéria, Rússia, Venezuela: vários países exportadores de petróleo reagiram à espiral de queda do preço do barril, diminuindo os investimentos sociais financiados por essa fonte, com risco de provocar revoltas populares. Ainda que os preços subam ao longo do ano, dificilmente voltarão ao patamar dos US$ 100 do primeiro semestre de 2014. …

por em