Miscelânea

A VISITA DE JOÃO GILBERTO AOS NOVOS BAIANOS Sérgio Rodrigues, Cia. das Letras Música, literatura e futebol têm tudo a ver com alegria. Exceto, claro, quando nosso time perde, o livro é chato e o cantor desafina! E bem sabemos o quanto nós todos, brasileiros e brasileiras, andamos carentes de alegria: tem muito desafino pelaí, …

“Estão destruindo o Brasil”, diz Sebastião Salgado

Quando estava fotografando os cantos mais inóspitos da Terra para a concepção do livro Gênesis, publicado em 2013, Sebastião Salgado ficou impressionado ao visitar a Amazônia, sobretudo no contato com algumas tribos indígenas. Naquele momento, a obra, que serviu como uma homenagem ao planeta, com imagens de lugares não modificados pelo homem, foi o ensejo …

Formas de engajamento

Poucos dias antes da Fête de L’Humanité de 13 a 15 de setembro passado, houve um evento singular na Artcurial, uma casa internacional de leilões localizada em uma rotatória conhecida como Rond-Point des Champs-Élysées, em Paris. Recepcionado por canções revolucionárias e anfitriões vestidos como membros da organização de jovens comunistas Pioneiros Soviéticos, um grande número …

Reincidências

Desde 14 de outubro, Éric Zemmour é o âncora de quatro horas semanais de um programa na emissora francesa CNews. Há alguns anos, esse canal (que na época se chamava i-Télé), no entanto, demitiu o cronista do Figaro em razão de suas opiniões, que lhe custaram uma condenação judicial por instigação ao ódio contra os …

The Economist: o livre-comércio a tiros de canhão

Quando James Wilson lançou a The Economist, em 1843, ele prometeu “editoriais originais, nos quais os princípios do livre-comércio serão aplicados com o máximo rigor a todas as questões importantes do momento” – uma formulação que evoca mais uma cruzada do que a linha editorial de uma publicação do mundo dos negócios. No exterior, Wilson …

A batalha pelos dados eletrônicos

Davos, 25 de janeiro de 2019. À margem do Fórum Econômico Mundial, 76 Estados assinam uma declaração conjunta referente ao comércio eletrônico, na qual reafirmam sua intenção de “entabular negociações no quadro da OMC [Organização Mundial do Comércio] sobre os aspectos comerciais ligados ao comércio eletrônico”. Em dezembro de 2017, setenta deles já haviam se …

Na Rússia, o flagelo da violência doméstica

Elas foram condenadas a até vinte anos de prisão. Culpadas de assassinato premeditado, Krestina, Angelina e Maria Khatchaturian aguardam seu processo por terem matado seu pai, autor de agressões sexuais, estupros, pancadas e ferimentos em suas três filhas de, respectivamente, 19, 18 e 17 anos. Foi em 27 de julho de 2018. Desde então, as …

Alemanha Oriental, a história de uma anexação

Júbilo, liberdade, um violoncelista virtuoso – Mstislav Rostropovich – tocando ao lado de um muro esburacado, outros possíveis, a promessa de “paisagens florescentes”:1 o evento de 9 de novembro de 1989 costuma ser cantado como uma ode à alegria. Mas há alguns meses veio à tona a discordância entre a grande narrativa da “reunificação” e …

Um ano com os coletes amarelos

“É triste… Aqui já não é mais o que era antes.” Nicole lança um olhar desolado para a rotatória de Massibrand,1 que passou um tempo ocupada pelos coletes amarelos de Ardèche. O vento mistral de janeiro faz estalar uma faixa arrumada sobre uma pilha de paletes. “Tivemos de mudar para um terreno particular, mas é …

Ancara e Moscou, um jogo perdido na Síria

Em 9 de outubro, o Exército turco, apoiado por milícias sírias aliadas, entrou em muitos pontos do nordeste da Síria. Essa região curda, politicamente autônoma desde 2013 e comumente chamada de Rojava (“o oeste”, em curdo), ou Curdistão sírio, ou ainda Sistema Federal Democrático do Norte da Síria, era até então controlada pelo Partido da …

À espera do trem do desenvolvimento

Há pouco mais de dois anos, em maio de 2017, a Vale inaugurava o Corredor de Nacala,1 em Moçambique, com a presença do presidente do país africano, Filipe Nyusi, e membros dos governos do Malawi, Brasil e Japão. Na inauguração, o Ministro dos Transportes, Carlos Mesquita, afirmou que a ferrovia catapultaria o desenvolvimento da região. …

E, agora, o Ucraniagate!

O descanso durou apenas um dia. Vinte e quatro horas depois de o promotor Robert Mueller ser ouvido pelo Congresso, encerrando o Russiagate, Donald Trump reavivou as esperanças de seus adversários democratas de destituí-lo do poder. Em 25 de julho, em uma conversa por telefone, ele pediu a seu homólogo ucraniano, Volodymyr Zelensky, que cooperasse …

“Equador: um país destruído em dois anos”

Em março passado, o Conselho Executivo do FMI validou seu 14º acordo com o Equador. O documento impõe uma série de condições e de reformas em troca da transferência para Quito de US$ 4,2 bilhões nos próximos anos, além de US$ 6 bilhões adicionais provenientes de outras instituições. Como parte de seus compromissos com o …

Ecologistas atraídos para a ação direta

Retirar o retrato oficial do presidente da República da parede para exibi-lo em protestos, marchar pelo clima, bloquear instalações da Amazon, da Monsanto e do BNP Paribas, ações locais em todos os cantos: não passa uma semana sem que uma barulhenta iniciativa em nome da defesa do planeta seja empreendida. Muitas pessoas que nunca haviam …

O problema vira solução na era do capital financeiro?

Observando-se o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA/IBGE) constatou-se, entre 2000 e 2018, que o aumento acumulado dos planos de saúde foi superior à inflação. Esse quadro acabou afetando consumidores e empregadores e, portanto, problematizando a metodologia de cálculo do reajuste dos planos individuais e familiares de saúde, definida pela Agência Nacional de …

Instabilidade global, universalidade radical

Na crise da globalização capitalista e das democracias liberais, o espectro político é tensionado para os extremos em um cenário de crescente insatisfação social, desconfiança das instituições, crise de representatividade e, em muitos casos, convulsão social. As forças políticas que ainda se apegam ao centrismo pragmático que reinou durante décadas têm tido dificuldades de sobreviver …

Planos de saúde privados são predadores do SUS

Em 24 de outubro de 2019, grandes empresas de planos de saúde apresentaram suas intenções de mudar a legislação para ampliar seus mercados. A iniciativa, mais uma entre tantas, não é, em si, inédita ou relevante. Empresários realizam encontros nos quais articulam seus interesses e costumam expressá-los como demandas prioritárias. O traço singular da recente …

Da resistência à rebelião

“É na política econômica deste governo que se percebe uma gigantesca atrocidade que castiga milhões de seres humanos: a miséria planificada…”1 Étienne de La Boétie, em 1571, publicou o Discurso sobre a servidão voluntária, um texto curto em que ele diz que o poder de um monarca não se baseia em seu Exército, mas na …

A Otan, até quando?

Depois que a adesão do Reino Unido ao Mercado Comum abriu o caminho para o contínuo alargamento da União Europeia, é difícil detectar nela uma política externa digna desse nome. Porque, às vezes, mais é menos; o compromisso palavroso, não a afirmação; o retraimento, não o poder. Hoje, a União Europeia possui uma maioria de …