Miscelânea — Resenhas

CAMARADA: UM ENSAIO SOBRE PERTENCIMENTO POLÍTICO Jodi Dean, Boitempo Uma das maneiras de entender o fio condutor da obra de Jodi Dean é perceber que cada um dos livros que dedicou à ideia comunista apresenta uma dimensão diferente da luta comunista, distintas por nomes ou atributos diferentes. Em O horizonte comunista, é o valor e …

por em

Alice Neel, na contracorrente

Amplamente ignorada durante grande parte de sua vida e modestamente reconhecida nos últimos anos de sua existência, hoje, 37 anos após sua morte, Alice Neel é alvo de uma consagração “oficial”. Isso é motivo de felicidade, uma vez que, assim, suas telas serão conhecidas por um público maior. Entretanto, podemos também nos surpreender com isso: …

por em

Magia da manipulação eleitoral nos Estados Unidos

A cada dez anos, por ocasião do recenseamento, os Estados Unidos redesenham seu mapa eleitoral a fim de adaptá-lo à nova realidade demográfica. De aparência técnica, quase aritmética – dentro da divisão administrativa, cada circunscrição eleitoral deve abrigar o mesmo número de habitantes (com diferença de 5% para mais ou para menos) –, a operação …

por em

Diplomacia: dos programas “verdes” à realidade

Durante a campanha para as eleições parlamentares alemãs de 26 de setembro, as questões de política externa e segurança estiveram praticamente ausentes, inclusive durante os Triell, os debates televisionados entre os candidatos. A única exceção foi a caótica retirada das tropas do Afeganistão. Na sessão parlamentar de 25 de agosto, a ecologista Annalena Baerbock, candidata …

por em

Amornar a fervura

Pouco antes de apresentar a primeira candidatura dos ecologistas à presidência da República francesa em 1974, o agrônomo René Dumont expôs nas colunas do Le Monde Diplomatique a decisão que caberia à ecologia política. “Podemos”, escreveu ele, “tentar despertar a consciência dos dirigentes políticos.” Contudo, “um tão magnífico florescimento de ‘novos homens’ sob um regime …

por em

Primárias determinadas por pesquisas eleitorais

Em geral, os comentaristas atribuem a proliferação das pesquisas ao retrocesso ou à falência dos partidos políticos. Mas não seria o contrário, a desqualificação dos partidos pelas pesquisas? A instituição da eleição do presidente da República por sufrágio universal em 1962 iniciou um processo que seu autor – o general De Gaulle – não poderia …

por em

Falta mão de obra no Reino Unido

A vida de Hywel Clark mudou nos últimos seis meses. Para melhor. “Há dois anos, eu disse para minha namorada: ‘Se eu pudesse escolher novamente um trabalho, não seria mais motorista de caminhão’”, lembra esse sorridente quinquagenário que reside num longínquo bairro periférico na zona norte de Londres. “Durante uns dez anos, o trabalho foi …

por em

Uma chance inesperada para os sociais-democratas alemães

Ela fuma na frente do prédio de vidro dos deputados do Bundestag, de jeans, tênis e boné. Depois, nos guia pelos corredores desertos. Em seu gabinete ainda provisório, atulhado de canecas e sacolas com a efígie de Olaf Scholz, candidato do Partido Social-Democrata (SPD) nas eleições legislativas alemãs de 26 de setembro, Anna Kassautzki acaba …

por em

A batalha do Haiti ainda não terminou

A priori, tudo separa o Haiti do Afeganistão, a começar por vários oceanos. Mas o desastre das intervenções estrangeiras transformou esses dois países em nações gêmeas. Na madrugada do dia 7 de julho de 2021, o presidente da República do Haiti, Jovenel Moïse, foi assassinado por um comando provavelmente composto por ex-oficiais do Exército colombiano. …

por em

Nas raízes do racismo

A raça não tem nada a ver com a biologia humana (ao contrário do ato de respirar ou se reproduzir sexualmente); também não é uma ideia (como o valor de π) que possa ter vida própria. Trata-se, antes, de uma ideologia que nasceu num dado momento histórico, em razão de causas explicáveis – e que, …

por em

Fim de jogo para o grupo Bolloré na África?

“O grupo Bolloré não comenta os boatos de imprensa referentes às suas atividades de transporte e logística.” Foi com esse comunicado lacônico, de uma só frase, publicado em 15 de outubro de 2021, que a assessoria de imprensa do gigante francês respondeu aos rumores segundo os quais estaria “prestes a vender” seu ramo logístico no …

por em

Estado Islâmico volta a despertar

Poucos quilômetros a sudoeste da cidade de Kirkuk, no interior da base militar que abriga a 5ª Divisão da Polícia Federal do Iraque, uma coluna de veículos estaciona em fila indiana, com fuzis automáticos apontados para o céu. O general Haider Youssef, 69 anos, prepara sua saída. Pacificamente sentado no jardim de sua base-fortaleza, o …

por em

As confissões norte-americanas do general De Lattre

Todos os dias lemos uma página do livro da nossa vida, mas não é a certa. E, todos os dias, recomeçamos. Assim, após o desastre de Cao Bang, como se um soldado de alta patente pudesse mudar o curso das coisas, Jean de Lattre de Tassigny foi nomeado alto-comissário e comandante-chefe na Indochina. Chegou a …

por em

Índia, Paquistão e o novo tabuleiro afegão

Após a retirada dos Estados Unidos e a restauração do Emirado Islâmico do Afeganistão, a vitória do Talibã só fez agravar a crise humanitária de uma população já exausta por quarenta anos de conflito, ao mesmo tempo que fica cada vez mais clara a ameaça do braço regional do Estado Islâmico (Daesh, na sigla em …

por em

“Você deve lutar pela xepa da feira e dizer que está recompensado”

Esses versos da canção de Gonzaguinha no título soam em minha cabeça quando penso nos impactos do aumento do custo de vida para a população mais pobre. Também nomeado carestia, esse aumento do custo básico de reprodução da vida exacerba as desigualdades sociais e não é novo nem inédito no Brasil. Em 1915 foram construídos …

por em

Brasil tem condições de reduzir a inflação dos combustíveis

Os preços dos derivados de petróleo explodiram nos últimos meses no Brasil e no mundo. Essa inflação global do valor dos combustíveis está fortemente relacionada ao crescimento do preço do barril do petróleo no mercado internacional. Em junho de 2020, o barril de petróleo ensaiou um início de recuperação depois de uma queda vertiginosa durante …

por em

Sobre a inflação de alimentos no Brasil

Desde 2020, o Brasil assiste estarrecido ao aumento de preços dos alimentos básicos em um contexto de pandemia de Covid-19, quando mais de 9 milhões perderam o emprego e a renda e o dinamismo da economia decresceu. Preços de alimentos como arroz, carne bovina, óleo de soja, açúcar e café em pó passaram a pressionar …

por em

Feliz ano velho, adeus ano novo

O ano de 2021 está terminando e, enquanto a decoração de Natal sai dos armários após meses na escuridão, a esperança de um “feliz ano novo” terá de aguardar mais algum tempo antes de ver a luz do dia. Os últimos doze meses poderiam ter sido marcados por boas notícias, como o avanço da vacinação, …

por em

A ultradireita internacional e os Bolsonaro

“Estamos derrubando Biden!”, exclamou Steve Bannon ao se entregar ao FBI e ser preso, em 15 de novembro passado. Essa declaração não pode passar despercebida. Ela diz muito da continuidade do fenômeno populista de direita nos Estados Unidos, da potência da máquina de comunicação da ultradireita que elegeu Trump e continua influenciando pesadamente a opinião …

por em

De Minsk a Calais

Vladimir Putin elaborou um enredo tão sofisticado que a France Inter ofereceu duas colunas sucessivas ao seu mais badalado editorialista para que ele pudesse desembaraçar os fios.1 De acordo com Thomas Legrand, a crise atual entre Minsk e Varsóvia é o presidente russo! Seria de fato “uma operação montada com todas as suas peças pelo …

por em