Sem igualdade não há liberdade

Ler e reler a Declaração Universal dos Direitos Humanos, setenta anos após sua adoção pelas Nações Unidas em Paris, é sempre um exercício útil, pois o texto propõe, ainda hoje, a visão mais progressista daquilo que nosso mundo poderia ser. No momento de comemorar seu aniversário, seria lógico ressaltar os inegáveis progressos realizados em conjunto …

Longo caminho rumo à dignidade

Pensar o universal e transformá-lo em direito: é com essas poucas palavras que podemos tentar descrever o imenso objetivo daqueles que, logo após a Segunda Guerra Mundial, conceberam a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Seria necessário algum tempo para que os princípios oriundos de uma visão religiosa e filosófica do mundo abrissem caminho até o …

O solo fértil do ódio

Em 16 de fevereiro de 2017, recebi um convite da Revista Plural, da pós-graduação em Sociologia da Universidade de São Paulo, para escrever um artigo para um número temático sobre a nova direita do Brasil. A ideia, me disse um dos editores, era que eu contribuísse para o dossiê utilizando algumas das técnicas digitais de …

Como matar uma cidade

Em um bairro tomado pela gentrificação, o lugar mais anódino pode de repente surgir como uma curiosidade, até como um foco de resistência. Na Freret Street, em New Orleans, esse papel é de uma barbearia. Inaugurada em 1974, época em que um visitante branco que se visse perdido nessa rua trataria de dar no pé …

A teologia do management

Uma vez diplomado, em 2016, na Grenoble École de Management (GEM) [Escola de Administração de Grenoble], uma renomada escola de negócios e administração francesa, Étienne Badaroux, de 25 anos, partiu em uma viagem pelos Bálcãs com colegas de classe a bordo de um velho furgão Peugeot, modelo J5. Ao voltar para a França, depois de …

Cosmismo, uma velha ideia russa para o século XXI

Em Moscou, no meio deste ano, o Centro Pan-Russo de Exposições (antigo Parque de Exposição das Realizações da Economia Nacional, VDNKh) recuperou a aura de grande atração turística de que gozara durante a era de ouro soviética. Vitrine do orgulho nacional, o parque é um lugar crucial de representação do poder russo. Construído em 1934, …

Na origem do ódio ao imposto

“Chega de impostos”, “Macron Tio Patinhas”, “Ir trabalhar se tornou um luxo”, “Direita, esquerda = impostos”, “Basta de extorsão, a revolta do povo poderoso levará à revolução”… A variedade de slogans gritados durante as manifestações dos “coletes amarelos” (motoristas de carro) que bloquearam os principais eixos de circulação de veículos da França para protestar contra …

Firehosing: por que fatos não vão chegar aos bolsonaristas

No fim de novembro, as visualizações do vídeo “Por que mentiras óbvias geram ótima propaganda”, do site Vox, passaram de 1 milhão. Baseando-se no artigo “The Russian ‘Firehose of Falsehood’ Propaganda Model” (2016), do think tanknorte-americano Rand Corporation, a peça aponta quatro aspectos principais da propaganda russa: 1) alto volume de conteúdo; 2) produção rápida, contínua …

Miscelânea

LIVROS A NOVA DIREITA – APARELHOS DE AÇÃO POLÍTICA E IDEOLÓGICA NO BRASIL CONTEMPORÂNEO Flávio Henrique Calheiros Casimiro, Expressão Popular Além de uma derrota eleitoral, as eleições de 2018 significam – talvez principalmente – uma derrota ideológica. O discurso ultraneoliberal, meritocrático e de erradicação de direitos, entendidos como “privilégios”, foi assumido por parte significativa de …

No Equador, o liberalismo-surpresa

Maio de 2017. A posse de Lenín Moreno como presidente do Equador proporciona um suspiro de alívio aos progressistas latino-americanos. Ao derrotar o banqueiro Guillermo Lasso, Moreno acaba de pôr fim ao avanço da direita na região depois das eleições de Horacio Cartes no Paraguai em 2013 e de Mauricio Macri na Argentina em 2015, …

Assembleias de som e fúria

Passadas as eleições – momento de paixões e de natural simplificação dos argumentos –, penso que as pessoas comprometidas com a democracia, com as liberdades e com o futuro do país precisam entrar em uma etapa de reflexão. Não se trata de abandonar a ação, cada vez mais necessária, mas de perceber que a eleição …

Três anos de desastre

Em 5 de novembro de 2018, o desastre causado pelas mineradoras Samarco, Vale e BHP Billiton completou três anos. Além do maior desastre socioambiental do Brasil, esse pode ser classificado como o mais longo do país: há três anos pessoas atingidas não têm uma renda digna, sofrem a angústia de não ter certeza se a …

A cura da hepatite C em risco

Recentemente, a grande mídia brasileira, diversas ONGs e inclusive os candidatos à sucessão presidencial colocaram no centro do debate sobre saúde pública a concessão da patente de um dos principais remédios utilizados no tratamento da hepatite C a uma empresa privada norte-americana. O ponto central do debate foi o fato de que o governo brasileiro …

Pesticidas e agricultores

Em 10 de agosto de 2018, um jardineiro dos subúrbios de San Francisco conseguiu que a empresa Monsanto fosse condenada em juízo por não tê-lo prevenido dos efeitos do Roundup, o herbicida mais utilizado no mundo. Esse processo valeu a Dewayne Johnson, que sofria de um câncer em fase terminal, uma indenização considerável: US$ 289 …

Fertilizantes nitrogenados: providência transformada em veneno

Em 1909, o químico alemão Fritz Haber conseguiu combinar o nitrogênio do ar com o hidrogênio, obtendo a síntese do amoníaco (NH3). Uma reação química entre muitas? De modo algum. Ela revolucionou a agricultura, permitindo dobrar – ou triplicar – a produção. Para muitos especialistas, a invenção dos adubos nitrogenados alimentou a população do planeta, …

Febre digital no Quênia

Em Kibera, a maior favela de Nairóbi, mas também da África, uma jovem mulher varre a frente de sua loja de zinco ondulado. Apenas 1 metro quadrado, aberto em um minúsculo guichê. Maureen Nyambura, de 23 anos, vende chips de celular e serviços de transferência de dinheiro. A concorrência é alta nesse cruzamento de ruas …

Futuro incerto em Rojava

Pequena vila empoeirada entre as cidades sírias de Kobanê e Rakka, Ain Issa é a nova capital administrativa da Federação Democrática da Síria do Norte, também conhecida como Rojava.1 Ilham Ahmed nos acolhe. Essa curda originária de Afrin, uma cidade retomada pelo Exército turco em março de 2018, preside o Conselho Democrático Sírio (CDS), o …

Direito à educação com igualdade de gênero

Como Campanha Latino-Americana pelo Direito à Educação (Clade), temos acompanhado os desafios e os avanços para a garantia da igualdade de gênero e o respeito à diversidade na educação em nossa região e no mundo. Meninas e mulheres são discriminadas durante a educação em termos de acesso, permanência, conclusão, tratamento, resultados de aprendizagem e escolhas …

Pequeno manual de conduta e resistência ao controle do discurso e da libido

Vivemos uma crise política e social, uma crise que é também e principalmente dos afetos e das relações. Há um sofrer individualizado, vivido de maneira ímpar pelos sujeitos e presente em seus relatos de medo, frustração e ameaças constantes. E há um sofrer generalizado, marcado pelo enfraquecimento dos laços, pela desesperança e pelo ódio sempre …

Guerra de valores

Não nos iludamos, vivemos apenas um interregno em um processo que deve se acirrar depois de 1º de janeiro, quando toma posse o novo governo. Ocupados com a montagem da equipe ministerial, Bolsonaro, seus generais e os grupos evangélicos que o apoiam deram uma trégua na guerra de valores que está orientando a estratégia de …

Liberdade para Julian Assange

Orgulhoso como Artaban, sorridente, cercado por cerca de cinquenta fotógrafos e cinegrafistas, Jim Acosta realizou, em 17 de novembro, seu retorno à Casa Branca, com muito alarde. Alguns dias antes, ele havia perdido sua credencial de correspondente da Cable News Network (CNN), mas a justiça norte-americana obrigou o presidente Donald Trump a anular a sanção. …