Miscelânea

  O MARXISMO AINDA É ÚTIL? Frei Betto, Cortez O livro que Frei Betto lança agora, “para atender a movimentos populares empenhados na formação de militantes”, tem um texto didático, de fácil compreensão, que apresenta e comenta, de uma perspectiva histórica, a evolução dos modos de produção ao longo da história da humanidade, demonstrando que …

O curinga dos britânicos pró-União Europeia

“Paremos o Brexit!”: esse era o lema dos liberal-democratas britânicos na campanha para as eleições europeias de maio de 2019.1 Nesse escrutínio, o terceiro maior partido do país tentou recuperar o prestígio após o desastre que foi sua participação no governo do conservador David Cameron, entre 2010 e 2015. Faz muito tempo que os liberais …

Solidariedade lucrativa

“Wembley connected” brilha em azul-neon no céu cinzento da capital britânica. No noroeste da Grande Londres, o estádio transformado em arena ultramoderna para sediar os Jogos Olímpicos de 2012 exibe seu gigantismo. Em torno, meia dúzia de arranha-céus em construção completam uma paisagem que chega a lembrar o centro de Londres. É difícil acreditar que …

O hospital do futuro

Chamonix, 1º de outubro de 2016. É um lindo dia. Como todo ano, a fina flor dos tomadores de decisão no campo da saúde se reúne para a Cham. A Cham é a Convention on Health Analysis and Management (Convenção sobre Administração e Análise da Saúde), uma festinha onde, sob a liderança de Guy Vallancien, …

Justin Trudeau e a exibição da virtude como política externa

Para os canadenses acostumados com os hábitos tristes do conservador Stephen Harper, a vitória de Justin Trudeau, um jovem cool e sorridente, nas eleições de outubro de 2015 representou uma ruptura. Enquanto o antigo primeiro-ministro se recusava a evocar os “problemas das mulheres”, como a desigualdade salarial e a violência sexual, Trudeau prometia fazer de …

Turquia, um aliado caprichoso, mas um inimigo impossível

Em 12 de julho, a Turquia recebeu o primeiro lote de equipamentos destinados ao sistema de defesa antimísseis S-400, de fabricação russa. Dando sequência a um contrato celebrado entre Ancara e Moscou em abril de 2017, essa entrega, complementada por outras em agosto e setembro, provocou significativas tensões diplomáticas entre a Turquia e os Estados …

China e Estados Unidos: uma guerra mais geopolítica do que comercial

Em 26 de junho de 2016, Donald Trump proferiu um importante discurso anunciando o programa econômico e comercial internacional que aplicaria se fosse eleito. O teor geral de sua proposta era uma crítica dura aos políticos norte-americanos, acusados de “fazer uma política agressiva de globalização [que] deslocou nossos empregos, nossa riqueza e nossas fábricas para …

Na África do Sul, uma terra saturada de sangue

No campo verdejante do Kwazulu-Natal, entre as plantações de cana-de-açúcar e os elegantes chalés, brotou uma pequena favela de barracos de barro e chapas de ferro onduladas. Camponeses e suas famílias trabalham no local para os fazendeiros africâneres, ganhando um salário mensal entre 1.500 e 3.000 rands (R$ 420 a 840), abaixo do salário mínimo, …

A Argentina mostra que a esquerda não está morta

Na manhã do dia 18 de maio de 2019, o telefone celular de Alberto Fernández começou a tocar de maneira frenética. Em menos de dez minutos, seu WhatsApp acusa uma centena de novas mensagens. Os alertas incessantes do aplicativo se somam aos de SMS, que também soam com uma regularidade de metrônomo. Nesse dia, como …

Motosserras brasileiras contra enxadas tricolores

Apresentar-se como adversário privilegiado de homólogos estrangeiros qualificados como “iliberais” é um exercício ao qual se dedica, com prazer, o presidente francês, Emmanuel Macron.1 Primeiro foi o primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán, depois o dirigente da Liga Norte italiana, Matteo Salvini. Os incêndios que devastam a floresta amazônica desde meados do ano lhe oferecem um novo …

Como os Estados Unidos arruinaram suas universidades públicas

Enquanto no Brasil o governo federal pretende que as universidades terceirizem sua gestão e mesmo as atividades-fim sob comando de organizações privadas (OS), passem a depender cada vez mais de fundos de mercado, dirijam seus esforços para o empreendedorismo e ampliem a arrecadação própria com doações, cobranças de taxas e, futuramente, de mensalidades (como já …

A educação merece mais

As despesas realizadas pelo Ministério da Educação vêm caindo nos últimos anos. Corrigidas pela inflação, apresentam queda acumulada de 9,5% entre 2014 e 2017. Em 2018 e 2019, tomando como base as dotações de natureza primária previstas nas respectivas leis orçamentárias, a tendência de decréscimo se reverteria. Porém, em 2019 convivemos com contingenciamentos nas verbas …

A destruição da educação, da ciência e da cultura pelo governo Bolsonaro

É necessário reunir e colocar em diálogo estudos, intelectuais, cientistas e ativistas sociais para entender o que move o governo Bolsonaro em sua cruzada contra a educação pública, a universidade, a ciência e a cultura. Este artigo pretende se somar a outros esforços interpretativos, visto que, sem pronta ação política consciente, a deterioração da democracia …

Ser oposição

Para enfrentarmos o governo Bolsonaro, fazermos o debate público sobre as reformas neoliberais e os cortes nas políticas sociais, denunciarmos a espoliação dos trabalhadores e organizarmos a resistência à destituição de direitos, precisamos em primeiro lugar identificar o lugar de nossas falas. Se durante mais de dez anos exercemos a pressão e o diálogo com …

Washington contra Pequim

Os Estados Unidos parecem agora estimar que não podem enfrentar a China e a Rússia ao mesmo tempo. Nas próximas décadas, seu principal rival geopolítico será Pequim. Sobre esse assunto, existe um consenso até mesmo entre a administração republicana de Donald Trump e os democratas, que a eleição presidencial do ano que vem opõe, no …