Propostas dos candidatos

Dilma Rousseff (PT)   A reforma política é fundamental para o aperfeiçoamento da democracia brasileira e para a governabilidade do país. É essencial, também, para o fortalecimento dos partidos. A reforma política precisa ser feita para dar eficácia ao voto do eleitor e credibilidade à representação parlamentar. Para dar transparência às instituições e garantir mecanismos …

por em

Rumo à sociedade do cuidado

Quem recusaria a autoria desta vigorosa afirmação: “Queremos uma sociedade respeitosa e não uma sociedade rígida, violenta, brutal e egoísta1”? Uma bela citação que contém o charme fascinante da transparência. Seria, no entanto, um tanto frívolo não levá-la a sério, como se se tratasse de uma invocação utópica e consensual ao sabor do “paz e …

por em

Um limite para os mandatos

Eis que estamos de novo, e mais uma vez, mergulhados numa campanha eleitoral em que só se fala, pensa e discute sobre quem deverá ser o novo presidente da República. E quando a eleição é de nível federal e estadual, até os candidatos aos governos estaduais têm que oferecer seus palanques aos que estão concorrendo …

por em

Militância Avatar

  Em fevereiro último, cinco militantes – palestinos, israelenses e de outras nacionalidades – desfilaram na vila ocupada de Bil’in, na Cisjordânia, com os corpos pintados de azul. Eles representavam os Na’vi, povo herói de Avatar, filme de ficção científica de James Cameron. O exército israelense lançou gás lacrimogêneo e bombas sonoras contra os manifestantes …

por em

A transparência política

A integração econômica entre o Brasil e a Argentina é uma marca desde a origem das nossas democracias. O começo da transição democrática está caracterizado também pela vontade política de integração. Além das diversas mudanças e crises políticas vividas nos dois países ao longo dos últimos 20 anos, e dos encontros e desencontros comerciais, pode-se …

por em

Espionagem israelense nas comunicações

A cerca de 30 km da prisão de Beer-Sheva – onde os participantes da chamada “flotilha da liberdade” de ajuda humanitária ficaram detidos após o sangrento ataque de 31 de maio deste ano –, na direção da faixa de Gaza, está localizada a mais importante instalação de espionagem de Israel. Essa base, até agora desconhecida, …

por em

O dilema democrático das medidas provisórias

Em 19 de julho passado, o Presidente da República editou, com força de lei, a Medida Provisória (MP) nº 495. Na exposição de motivos, o governo federal se dispõe a utilizar seu poder de compra para induzir processos de inovação, desenvolvimento científico, produção e aperfeiçoamento de produtos e serviços. Esse objetivo seria alcançado pelo estabelecimento de …

por em

Comunismo patológico

A política é “a causa mais ativa da alienação mental”, ou nos tornamos loucos “porque não somos suficientemente fortes para resistir à influência” da “excitação política”? Essa era a questão levantada pelos membros da Sociedade Médico-Psicológica, que organizava, em 6 de março de 1848, debate sobre “a influência das agitações políticas e sociais no desenvolvimento …

por em

Candidatos em nome de Deus

    Bastou começar a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão para que alguns candidatos a legisladores e governadores, pelo Brasil afora, se apresentem em nome de Deus1 para aqueles que não desligam a TV. O censo do IBGE realizado em 2000 revelou que, dos 170 milhões de brasileiros, 15,4% se declararam evangélicos. …

por em

Três mitos da era digital

A publicação no site Wikileaks.org, em 26 de julho de 2010, de um “diário da guerra no Afeganistão” foi manchete do Guardian, New York Times e Spiegel. A compilação de documentos trazia informações detalhadas sobre o cotidiano do exército dos Estados Unidos no país. Comentada pela imprensa de todo o mundo, essa divulgação suscitou um …

por em

Costa Rica: um país pacífico que se arma

Em julho passado, 20 dias antes de deixar a presidência da Colômbia, Álvaro Uribe pediu a convocação de uma reunião extraordinária da Organização dos Estados Americanos (OEA) para apresentar uma denúncia. Segundo dados e fotos de satélite fornecidos pelo serviço de inteligência colombiano – que alegou razões de segurança nacional para não enviá-los à imprensa …

por em

Tecnobrega, o ritmo mais popular do país

Sem o auxílio da mídia tradicional e das grandes gravadoras, o mercado de tecnobrega sobrevive via redes sociais e vendas de CDs e DVDs por camelôs. Suas festas contam com equipamentos e tecnologia vistos apenas em shows de grandes nomes como da baiana Ivete Sangalo. São cerca de 400 novos CDs lançados por ano, sendo …

por em

O futuro da Política de Resíduos Sólidos

Em 2 de agosto de 2010, foi sancionada a Lei nº 12.305/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, fruto de 20 anos de luta por um marco regulatório. Mas ela vem ao encontro dos mesmos desafios do começo desse processo?  Em parte sim, quando a questão são os lixões presentes ainda em 50,8% …

por em

A revolução no significado do trabalho

Desde 2008, a cada dia que passa uma certeza cresce: o mercado de trabalho e o de capitais representam um obstáculo ao trabalho e ao investimento. Essas instituições ainda gozam de uma confiança tão profundamente arraigada, que seu fracasso provoca um aumento de dependência às suas regras. Os indivíduos se esforçam para melhorar sua situação …

por em

O déficit público europeu

Pois anos após a falência do Banco Lehman Brothers, a crise financeira na Europa obriga a população a se sacrificar para pagar certos pecados que não cometeu. Mesmo que desde a era Reagan/Thatcher já fosse bem conhecida a propensão dos governos neoliberais em chamar a atenção para a questão da dívida pública – alimentada por …

por em

Fotos sem luzes

No mês passado, Bibi Aisha foi capa da revista Time Magazine (9 de agosto de 2010). Mutilada por talibãs afegãos, segundo afirmam, ela não tem mais orelhas nem nariz1. No Irã, Sakineh Mohammadi-Ashtiani não foi apenas chicoteada por adultério, como também condenada a uma pena de apedrejamento. O seu rosto ainda intacto tornou-se um símbolo …

por em

O preço da estabilidade

Atualmente, os líderes políticos na Alemanha aparentam muita confiança em relação à economia do país. Até bem recentemente, tanto os sociais-democratas quanto os conservadores não perdiam a chance de se gabar por terem conduzido, nas últimas décadas, as tais “reformas estruturais” que contribuíram para fazer da Alemanha a “campeã mundial das exportações”. Na verdade, até …

por em

A revolta dos trabalhadores

“Eu trabalho nessa fábrica desde 5 de junho de 2006. Meu salário é de cerca de 1.400 yuans (360 reais); é um punhado de yuans a mais do que ganham os que acabam de ser contratados. Você acha isso justo? É justo que meu salário tenha aumentado só 28 yuans no segundo ano, 29 no …

por em

EUA e Inglaterra, It’s over baby!

As novas prioridades estratégicas do presidente estadunidense, Barack Obama, e a vontade do novo primeiro-ministro britânico, David Cameron, de distanciar-se do vínculo osmótico que havia caracterizado a relação entre Blair e George W. Bush, forçam uma reavaliação das relações entre os dois países.      A “relação especial”, que designa mais especificamente as parcerias dos …

por em

Os talibãs enriquecem no Afeganistão

Hajji Mohammad Shah não teve muita sorte. No ano passado, ele tentou construir uma estrada nos arredores de Kunduz, no norte do Afeganistão. Eram 25 quilômetros que permitiriam aos camponeses do distrito de Chahar Dara vender produtos no mercado central do município. Custo do projeto: 63.600 euros, fornecidos pelo Banco Asiático de Desenvolvimento. Assim que …

por em

Plataforma pela reforma do sistema político

Um conjunto importante de entidades da sociedade civil, liderado pela Associação Brasileira de ONGs – ABONG identificou, já em 2005, a questão da Reforma Política (RP) como um tema central para a ampliação da democracia em nosso país. No entanto, apesar dos esforços, a questão não ganha amplitude, o debate não avança. A maioria dos …

por em

O trabalho precário dos migrantes no Líbano

Todas as manhãs, logo que o Sol desponta atrás da cordilheira Antilíbano, as sirenes dão o sinal para início do trabalho nos acampamentos provisórios da planície de Bekaa. Homens, mulheres e crianças deixam suas barracas para subir nas pick-ups. Carregam um saco de pão, queijo e batatas cozidas. Vestem várias camadas de roupa sob a …

por em

Chico de Oliveira: qual reforma política?

LE MONDE DIPLOMATIQUE BRASIL – Os candidatos à Presidência têm se referido à reforma política como algo fundamental para democratizar o país. Você concorda com a necessidade dessa reforma e, caso sim, como ela deveria ocorrer?   CHICO DE OLIVEIRA – Eu não concordo. Sabe qual é o defeito principal do sistema político brasileiro? É a …

por em

A bolha da segurança

“Déjà vu”. Essa foi a triste sensação transmitida pela sucessão de eventos, iniciada em julho passado, em Grenoble e em Saint-Aignan (Loir-et-Cher). Jovens morreram ao tentar escapar das forças da ordem, o que acabou desencadeando atos de violência coletiva nas regiões onde eles viviam. O governo anunciou sua firmeza na luta contra a delinquência, além …

por em