Os laboratórios da esquerda italiana

Nascido em 2007 da união dos progressistas de esquerda e dos católicos democratas, o Partido Democrata (PD) da Itália conta, quatro anos depois, com 700 mil membros e mais de 7 mil círculos.1 Em seus estatutos, ele se diz reformista, europeu e de centro-esquerda. Mas seus próprios partidários o acusam com frequência de ser nebuloso, …

por em

Sindicalismo VS Socialismo

Em 1912, o presidente republicano William Howard Taft estava preocupado com o número crescente de disputas trabalhistas nos Estados Unidos. Ele pediu então ao Congresso que se debruçasse sobre as relações industriais. O democrata Woodrow Wilson, seu sucessor, iria indicar os nove membros da comissão parlamentar de inquérito prevista para esse fim. Em maio de …

por em

História de uma palavra ardilosa

Na França, no século XVIII, a principal clivagem da sociedade confrontava uma aristocracia fundiária dotada de poder político a uma burguesia comerciante e de negócios reduzida ao papel de arrendadora de recursos. O monopólio conquistado por essa burguesia após a Revolução Francesa mobilizou os republicanos do século XIX, que ampliaram o direito de voto. À …

por em

Causa ecológica e causa antropólogica

O planeta Terra, essa forma de designar nosso hábitat natural, vai mal a um ponto alarmante; mas a consciência sobre o tema se ampliou e hoje não há formação política que não inclua em seu discurso a causa ecológica. O planeta Homem, forma de designar o gênero humano, está mal a um ponto também alarmante; …

por em

A cooperação internacional brasileira

O governo brasileiro vem dando importantes passos no campo da cooperação internacional com outros países do Sul. Na esteira de uma estratégia de se construir como um global player, os recursos alocados pelo governo para a cooperação internacional têm crescido muito nos últimos anos. Segundo estimativas do próprio Le Monde Diplomatique Brasil,1 de 2005 a …

por em

Somália e semiárido brasileiro: seca, fome e política

(Refugiados somalis aguardam pela distribuição de comida que será servida no distrito de Hodan, na capital Mogadíscio) É estarrecedor, ao ver as imagens de crianças famintas na Somália, saber que 13 milhões de pessoas na região do Chifre da África necessitam de ajuda alimentar emergencial e que 750 mil estão sob risco de morrer de …

por em

Estamos sofrendo uma manipulação brutal

DIPLOMATIQUE – No estudo “Cidades de exceção: reflexões a partir do Rio de Janeiro”, o senhor afirma que os megaeventos realizam de maneira plena e intensa a cidade de exceção. O que isso significa na prática? CARLOS VAINER – São processos resultantes de uma maneira de pensar a cidade que se fortaleceu com a ofensiva …

por em

A grande muralha verde da África

(Quenianos rolam e arrastam contêineres de água no distrito de Wajir, no nordeste do país) O começo elas não tinham certeza de que podiam fazê-lo. Nem estavam completamente convencidas se deviam. Na verdade, muitas no vilarejo tinham dúvidas: cavar buracos, plantar árvores, tomar a iniciativa… Isso não era papel dos homens? “Todo mundo pensava que …

por em

A esquerda que não desejamos mais

  Os norte-americanos que se manifestam contra Wall Street protestam também contra seus contatos dentro do Partido Democrata e da Casa Branca. Certamente eles não sabem que os socialistas franceses continuam invocando Barack Obama como exemplo. Segundo estes, o presidente norte-americano teria sabido, ao contrário de Nicolas Sarkozy, agir contra os bancos. Seria mesmo um …

por em

E se os doutores estiverem errados?

Preparado para comer feijão transgênico? O produto foi liberado para plantio e consumo no país em meados de setembro. A decisão foi tomada por quinze integrantes da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio), órgão ligado ao Ministério da Ciência e Tecnologia. Além do Ministério da Saúde, outros quatro votos foram pela diligência, defendendo a realização …

por em

Quando as palavras valem ouro

A história do Google se baseia em dois algoritmos: um, que permite encontrar páginas que respondam a certas palavras, tornou-o popular; o outro, que atribui a essas palavras um valor de mercado, tornou-o rico. O primeiro desses métodos de cálculo, elaborado por Larry Page e Sergey Brin quando eles ainda eram doutorandos na Universidade Stanford …

por em

A China padece de carvão

De Pequim, o trem-bala chinês (China Rail Highspeed) viaja a mais de 300 quilômetros por hora em direção a Taiyuan, capital de Shanxi. Essa província do Norte da China – com suas estradas bloqueadas e circulação caótica de caminhões sobrecarregados para as cidades – foi por muito tempo a principal produtora de carvão do país, …

por em

A Lei Geral dos interesses particulares

– Quem votar a favor da Lei Geral ganha ingresso para a final! Diz-se que agosto é mês de desgosto. Pelo andar da carruagem, novembro quer assumir a alcunha este ano. Joseph Blatter, presidente da Fifa, já declarou que poderá vir pessoalmente ao Brasil nesse período para aparar, de uma vez por todas, as arestas …

por em

Um boxeador contra a oligarquia filipina

Tango, um vilarejo de 2.500 habitantes situado no extremo Sul das Filipinas, entre montanhas e floresta tropical. Eleito boxeador da década pela imprensa esportiva norte-americana, Manny Pacquiao viveu nesse barangay1 desolado dos 7 aos 17 anos. “Pobre entre os pobres, Manny morava com a família em uma casa de bambu que ameaçava desabar”, relata Edwin …

por em

Desrespeito e exploração dos trabalhadores dos jogos

Faltando pouco menos de três anos para o chute inicial que abrirá o maior evento futebolístico do mundo, a sensação que temos no Brasil é que ele já começou. Se não nos gramados, ao menos fora deles. A grande imprensa nos farta diariamente com as mais diferentes manchetes: atraso nas obras dos estádios e de …

por em

África do Sul 2010: legado no bolso da Fifa e seus parceiros

É só mencionar a palavra Fifa, que o sangue sobe à cabeça de Eddie Cottle. Sul-africano apaixonado pelo continente onde nasceu, ele estudou a fundo as promessas e o verdadeiro legado da Copa de 2010. “A Fifa e seus parceiros conseguiram os maiores lucros de sua história na África sem pagar um tostão de impostos”, …

por em

A quem serve o Banco Central Europeu

(Jean-Claude Trichet ai deixar o encontro de líderes da zona do euro em Bruxelas) No primeiro andar do Banco Central Europeu (BCE), em Frankfurt, Jean-Claude Trichet entoa – em inglês – seu bordão sobre as “reformas estruturais”. Ele o recita de cor há oito anos, quando de sua primeira intervenção como presidente do BCE diante …

por em

O escândalo do Kabul Bank

Em junho de 2011, Abdul Qadir Fitrat, o governador do Banco Central do Afeganistão, anunciou de um hotel da periferia de Washington que havia abandonado o cargo e fugido para os Estados Unidos porque “temia pela [sua] vida”. Um pouco antes, em abril, Fitrat havia denunciado no Parlamento afegão um escândalo financeiro sem precedentes – …

por em

Democracia sim, plutocracia não!

A crise do faturamento provocou movimentos de protesto ou revolta em diferentes países, sejam eles ricos ou pobres. Nos Estados Unidos, os cortes orçamentários e o questionamento da legislação que regula o trabalho dos funcionários do serviço público desencadearam manifestações importantes, principalmente no estado de Wisconsin, onde centenas de milhares de pessoas desfilaram e ocuparam …

por em

O que significa o crescimento evangélico no Brasil?

(Celebração em templo da igreja Renascer em Cristo, em São Paulo) Há cerca de três décadas essa pergunta domina o debate público sobre as mudanças religiosas recentes no país, e se desdobra em outras. Quais são as causas da expansão evangélica e suas implicações? Trata-se de um segmento conservador de matriz fundamentalista? Como lidar com …

por em

As iniquidades em saúde na agenda global

Entre 19 e 21 de outubro, delegações oficiais, especialistas e membros da sociedade civil de mais de 110 países encontraram-se numa tenda montada no Forte de Copacabana para participar da Conferência Mundial sobre Determinantes Sociais da Saúde (CMDSS). Discutiram como enfrentar as enormes diferenças na situação de saúde entre países e entre os grupos populacionais. …

por em