Miscelânea – Resenhas

PANDEMIAS, CRISES E CAPITALISMO Rosa Maria Marques, Marcel Guedes Leite, Solange Emilene Berwig e Marcelo Álvares de Lima Depieri, Expressão Popular Desde o fim do século passado, quando se impôs como modelo econômico dominante, o neoliberalismo, enquanto nova conformação do capitalismo, está – para usar a feliz expressão título do livro de Wolfgang Streeck – …

por em

As “avós vermelhas” do movimento feminista internacional

Se você é uma mulher que vive e trabalha no Ocidente nos dias atuais, provavelmente nunca ouvir falar das búlgaras Elena Lagadinova e Ana Durcheva, ou das zambianas Lily Monze e Chibesa Kankasa, às quais, no entanto, deve parte de seus direitos. Isso porque os vencedores da Guerra Fria apagaram de sua narrativa as muitas …

por em

Agora, tudo é cultural!

A pandemia provocou uma grave crise do setor cultural (não essencial), mas esse infeliz acontecimento apenas trouxe à luz uma situação mais antiga e de maior amplitude: a do declínio das políticas culturais há várias décadas e da perda de referências, nessa área, por aqueles que nos governam. Os sinais exteriores mais elementares são perceptíveis …

por em

Um tráfico de especialistas

A questão de restituir obras outrora roubadas de países colonizados, assim como as pilhagens recentes em zonas atormentadas pela instabilidade, torna claras as disputas, principalmente políticas e simbólicas, do tráfico de arte. Contudo, esses negócios clandestinos também operam, há séculos, sem nenhum derramamento de sangue, graças às fragilidades da legalidade, intervindo na oferta e na …

por em

“A literatura brasileira estava muito restrita ao ambiente urbano e à classe média”

Vencedor do Prêmio Jabuti, no Brasil, e do Oceanos, em Portugal, com o elogiado romance Torto arado, o escritor Itamar Vieira Jr. lançou em junho, pela editora Todavia, Doramar ou Odisseia, livro que reúne contos inéditos e outros já publicados quando o baiano não figurava entre as estrelas da literatura nacional. As histórias fincam pé …

por em

Informar tem seus perigos

De Argel, a voz é calma; o tom, assertivo. Do outro lado da linha, Khaled Drareni, diretor do site Casbah Tribune, impressiona por sua serenidade. Condenado, em setembro de 2020, a dois anos de reclusão por “ameaçar a unidade nacional” e “incitar multidão desarmada”, e libertado em 19 de fevereiro de 2021 após onze meses …

por em

Por que o regime sírio sobreviveu

Em 26 de maio de 2021, o presidente sírio, Bashar al-Assad, foi eleito para um quarto mandato com, segundo os números oficiais, 95,1% dos votos (88% em 2014) e uma participação de 76,4%. O escrutínio ocorreu unicamente nas regiões controladas pelo regime e por seus aliados. Ignorou o Nordeste (zona curda) e a província de …

por em

As frações burguesas e o governo Bolsonaro

Bolsonarismo, frações burguesas e a pandemia O bolsonarismo, como fenômeno político, é um movimento reacionário de massas das classes médias e da pequena burguesia, que persegue a mudança do regime político. Esse movimento, de caráter neofascista, atua para difundir o negacionismo em relação ao coronavírus, por meio de um discurso conspiracionista que apresenta a pandemia …

por em

Empresas socialmente responsáveis?

“Você acaba de derrubar a estátua de Milton Friedman!” Emmanuel Faber está orgulhoso em 26 de junho de 2020. Na assembleia geral da Danone, os acionistas, com mais de 99% dos votos, apoiaram a qualificação da empresa à mission,* um estatuto criado pela Lei Pacte – plano de ação para o crescimento e transformação das …

por em

Ronda com os nacionalistas irlandeses

Sábado, 3 de abril de 2021, Londonderry. O nome desta cidade da Irlanda do Norte tem seis letras mudas para os católicos que nela residem: as seis primeiras. Por aqui, não gostam muito de Londres. Há alguns dias, visando à chegada do fim de semana da Páscoa, bandeiras enfeitam as casas do Bogside, um bairro …

por em

O Brexit vai unir as duas Irlandas?

Ainda ignoramos a amplitude das consequências do Brexit para a Irlanda do Norte. Mas ele já fez diversas vítimas: o Partido Unionista Democrático [DUP, sigla do Democratic Unionist Party] e, de modo geral, todos os partidários da tutela britânica sobre Belfast e sua região. Quando, em dezembro de 2015, Arlene Foster herdou a direção do …

por em

Um partido para a renovação nacional

De acordo com sua Constituição, “a República Popular da China é um Estado socialista […] dirigido pela classe operária e fundamentado na aliança dos operários e camponeses”. Ninguém se espanta com o fato de a Constituição de um país não corresponder exatamente à sua realidade. Mas, aqui, a diferença é grande. Hoje, a sociedade chinesa …

por em

O que a China ainda tem de comunista?

Ao festejar seu centenário, o Partido Comunista Chinês (PCC) se tornou capitalista? Quarenta anos depois das reformas de liberalização econômica lançadas por Deng Xiaoping, mais de 800 milhões de pessoas saíram da pobreza e o Estado-partido está hoje à frente da segunda economia do mundo – ou mesmo primeira, se considerarmos a paridade de poder …

por em

Cabos submarinos, uma questão de Estado

A Wehrmacht a chamava de Martha. Hoje, um casco cor de ferrugem esconde o cinza do concreto. Na estrada que segue ao longo do grande porto marítimo de Marselha rumo a L’Estaque, a antiga base de submarinos nazistas está abandonada há mais de setenta anos. O bunker inacabado foi usado como prisão militar pelos Aliados …

por em

A esquerda, uma ideia nova nos Bálcãs

“A ideia do socialismo democrático foi tabu por três décadas na Croácia. Conseguimos reafirmá-lo no debate político.” Na eleição presidencial de 22 de dezembro de 2019, Katarina Peović vestiu as cores da Frente dos Trabalhadores, conquistando apenas 1,12% dos votos. Seis meses depois, contudo, em 5 de julho de 2020, vários partidos, incluindo a Frente …

por em

Reprimarização, corredores logísticos e dinâmicas da soja

Na virada do século XXI, impulsionada pelo boom das commodities, a economia brasileira passou por um processo de reprimarização (Lamoso, 2020) de sua pauta exportadora, quando os produtos primários passaram a ter mais peso nas exportações do que os industrializados. Esse fenômeno deixa marcas profundas no território, fomentando estruturas logísticas, impulsionando a exploração de recursos …

por em

O Brasil no redemoinho: o governo Bolsonaro e o butim da burguesia

Parafraseando Guimarães Rosa, o Brasil está na rua, no meio do redemoinho,1 que é “a briga de ventos. O quando um esbarra com outro, e se enrolam, o doido espetáculo”. Desde 2015, a “briga de ventos” provocou a destruição de empresas e empregos, a deterioração das instituições (Executivo, Legislativo e sistema político, Judiciário e Forças …

por em

A hora e a vez dos deputados federais

A crise política se precipita com as 500 mil mortes e números assustadores de contaminação e óbitos diários; a saturação dos hospitais e a sabotagem da campanha de vacinação pelo governo demonstrada pela CPI da Covid-19; a falta de vacinas, de oxigênio, de respiradores; e agora os fortes indícios de corrupção na compra de vacinas …

por em

Calmaria na França?

Os próximos dez meses da vida política francesa serão marcados por uma avalanche de notícias alarmantes, que provocarão pânico na segurança1 e injunções dramáticas para “conter” uma extrema direita impulsionada por esse clima de medo? Esse encadeamento não é uma fatalidade, pois a eleição presidencial de 2022 não está decidida antecipadamente. Seus dois prováveis finalistas, …

por em