Miscelânea – Resenhas

A POLÍTICA DE RENÚNCIA DE RECEITA TRIBUTÁRIA DO ESTADO DE SÃO PAULO Juliano Giassi Goularti, Sinafresp/Insular O livro tem por objetivo estudar a renúncia de receita tributária do estado de São Paulo. Mostra como essa política vem propiciando ao longo dos anos condições financeiras para que empresas possam ampliar sua lucratividade, independentemente de tamanho, abrangência …

por em

Andersen, o som da infância

Por volta do ano 1000, Haroldo I, conhecido como Haroldo do Dente Azul, fundou o Reino da Dinamarca, converteu sua terra viking ao cristianismo, estabeleceu um protetorado sobre a Noruega e aliou-se aos suecos. Desapareceu, assim, o culto oficial do maravilhoso panteão nórdico. Yggdrasil, a árvore do mundo; Landvættir, os espíritos da terra; Bifrost, o …

por em

Eloquente abstenção

Por muito tempo, eles foram chamados zombeteiramente de “pescadores de vara”. Uma maneira de salientar a leviandade de seu comportamento: preferir o lazer indolente de uma França rural ao nobre dever de votar! No entanto, devemos essa imagem a um crítico das eleições: Octave Mirbeau, que conclamava seus leitores a brincar com o anzol em …

por em

A dívida que enlouquece os credores

Há alguns anos, grandes países como França e Alemanha conseguem se endividar a taxas negativas.1 Em outras palavras, ganham dinheiro tomando emprestado e, o que é ainda mais surpreendente, os investidores concordam em perder dinheiro para emprestá-lo a eles. Como explicar uma situação tão absurda? Sem dúvida pelo fato de que os títulos do governo …

por em

A Hungria sob controle de Viktor Orbán

Em 1996, após lucrativas operações financeiras, o homem de negócios húngaro András Tombor e seu pai, Balázs, fundaram o Colégio Mathias Corvinus. Fiéis aos valores cristãos e conservadores, eles ambicionaram criar um instituto universitário de excelência que favorecesse o debate de ideias e o espírito crítico. Se nos primeiros anos era apenas um simples internato, …

por em

Estados Unidos em fuga e o novo cenário regional

“Se alguém diz a verdade, dê-lhe um cavalo, pois terá de fugir”, reza um provérbio afegão. Quando, no dia 14 de abril de 2021, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou a retirada de todas as tropas norte-americanas do Afeganistão, ele adotou um tom ligeiramente irritado ao falar do Acordo de Doha, assinado em …

por em

Em Cabul e Kandahar, longe das câmeras

Nestes primeiros dias de agosto, Cabul já vive um caos indescritível. Em Shahr-e-Naw, um dos parques da cidade, amontoam-se os deslocados das províncias do norte, expulsos pelo avanço dos talibãs. “Se não pode ajudar, o que está fazendo aí?”, irrita-se uma jovem, cujos olhos brilham de raiva por trás da burca clara que usa, como …

por em

Como os talibãs venceram o Ocidente

Como o Talibã, derrotado em questão de meses no outono de 2001, conseguiu vencer os Estados Unidos em um conflito aparentemente tão desequilibrado? A derrota ocidental é fruto de uma visão errônea do Afeganistão, produzida por um universo de especialistas que integra think tanks, órgãos públicos, universidades, ONG internacionais e afegãs, além de empresas privadas. …

por em

Duas décadas de guerra por nada

Nunca um país mereceu tanto seu epíteto – “cemitério dos impérios” – do que o Afeganistão. Depois de expulsar os mongóis e os persas, ele botou para correr de seu território o império britânico no século XIX, o soviético no século XX e o norte-americano no século XXI. Os Estados Unidos, ao fim da guerra …

por em

A paz roubada da ilha de Socotra

Na ilha acossada pelas ondas do Oceano Índico e por poderosos ventos, Hércules travou um combate de morte com um dragão de cem cabeças. O sangue do monstro correu e se transformou na seiva rubra que hoje irriga o dragoeiro, uma árvore fóssil emblemática da vegetação única de Socotra, o arquipélago iemenita situado no Golfo …

por em

Muito doce, muito salgado, muita gordura… o almoço está servido!

Ela pegou o cartão. O formulário era fácil de preencher. Um documento de identidade, dois boletos, um comprovante de residência, um extrato bancário e a última declaração de imposto de renda. Agora, ela tem um crédito renovável, ou revolving, e poderá pagar suas compras no Carrefour com um cartão Pass. Ela garante que tem o …

por em

No Peru, dois mundos frente a frente

No norte do Peru, a cidade de Cajamarca se orgulha de ter sido palco do “encontro entre dois mundos”: o dos conquistadores espanhóis e o de Atahualpa, o último chefe inca, em 1532. Na época, o corpo a corpo não foi amistoso. Aproveitando a guerra fratricida entre Atahualpa e seu meio-irmão Huascar, os companheiros de …

por em

Mulheres negras movendo as políticas no enfrentamento à pandemia

“Caminhar nos lugares onde dizem que não podemos caminhar.”1 Essa frase de Vó Tuli, avó da pesquisadora Winnie Bueno, nos coloca para refletir o que é uma mulher negra fazendo política no Brasil. Na política, é determinado às mulheres negras um lugar de invisibilidade, esquecimento e apagamento. E isso faz que muitas vezes não seja …

por em

Um futuro redesenhado pelas mãos das mulheres negras é possível

Há anos, mulheres negras vêm empreendendo esforços no sentido de dar respostas às necessidades e urgências de suas comunidades locais. Em 2020, com a pandemia de Covid-19, mais uma vez a ação desse grupo foi requerida e novamente elas construíram e adotaram soluções para seus problemas, que dessa vez envolvia a maior crise sanitária, política …

por em

A violência contra a mulher e o papel dos homens nesse cenário

Que o Brasil é um país marcado pela violência como forma de gestão das relações sociais é um consenso entre todos aqueles que já pararam para observar com um pouco mais de atenção as condições com base nas quais a sociedade brasileira se firmou. Os três séculos em que a escravidão imperou no país, aliás, …

por em

Subordinadas ainda somos todas as mulheres

Se tudo nos soava inédito diante da confirmação de uma pandemia, em março de 2020, e da “maior crise sanitária mundial da nossa época”, como definiu e previu a Organização Mundial da Saúde (OMS) naquele momento, havia algo de fato sem precedentes de uma perspectiva de gênero ali: a maciça presença das mulheres emancipadas na …

por em

Democracia ameaçada

Primeiro levaram os negros Mas não me importei com isso Eu não era negro Em seguida levaram alguns operários Mas não me importei com isso Eu também não era operário Depois prenderam os miseráveis Mas não me importei com isso Porque eu não sou miserável Depois agarraram uns desempregados Mas como tenho meu emprego Também …

por em

O caminho de Cabul

Um exército ocidental não pode ser vencido. Sua derrota é necessariamente causada por “políticos” sem espinha dorsal e por auxiliares locais que fogem sem luta.1 Por mais de um século, esse mito da “punhalada pelas costas” alimentou as ruminações dos fomentadores da guerra, bem como seu desejo de vingança. Passar a limpo uma afronta significa …

por em