Por trás da seca na Amazônia

A recente seca de grandes proporções que se abateu sobre a Amazônia ocidental e central tem suscitado várias questões sobre sua possível relação com o aquecimento global ou mesmo com desmatamentos e queimadas locais. A imprensa mostrou leitos de rios quase secos, expondo imensas áreas de várzea. A intensidade da seca – medida pelo nível …

por em

“Pedi uma pistola pra me defender”

LE MONDE DIPLOMATIQUE – O senhor qualificou o que aconteceu em 30 de setembro de 2010 como golpe de Estado.1Algumas pessoas dizem que não foi assim. Por que o senhor considera que foi um golpe, e não um simples motim policial? RAFAEL CORREA – Não apenas eu, mas os países da América Latina declararam, na …

por em

Portugueses saem às ruas contra política econômica

Ao entardecer do dia 24 de novembro de 2010, enquanto acontecia em Portugal a greve geral contra as medidas de austeridade adotadas pelo governo do Partido Socialista (PS), ouvia-se na Praça da Figueira, no coração de Lisboa, cerca de 3 mil pessoas gritando: “FMI, FMI, FMI”. Do palco, a resposta foi rápida, irônica: “Não chamem, …

por em

Na saída para o mar, o gás

O comandante do Exército chileno diz, sem meias palavras, que as relações com seus pares bolivianos são “excelentes”; um senador da direita de linha dura do Chile aconselha, em nome do mundo global, um plebiscito para resolver, de uma vez por todas, a já calejada e mais que centenária demanda marítima boliviana; o ministro de …

por em

Entre Deus e as ONGs

O aeroporto internacional Toussaint Louverture foi completamente recauchutado. Está limpo e quase acolhedor. Com escadas rolantes e free shop. Esteiras  que  levam você  diretamente do avião ao saguão, como se nunca tivesse havido terremoto. Esperança: a reconstrução começou, os bilhões anunciados, por fim, atingiram seus primeiros alvos. É possível imaginar as escavadeiras, os tratores e …

por em

Eleições sem esperança de renovação

Estas eleições não serão perfeitas, elas não vão resolver todos os problemas, mas elas vão constituir um passo a mais rumo à democracia no Haiti”, explica o guatemalteco Edmond Mulet, chefe da Missão das Nações Unidas pela Estabilização no Haiti (Minustah), alguns dias antes das eleições presidenciais de 28 de novembro de 2010. Bill Clinton, …

por em

E depois do narcotráfico, vem o quê?

LE MONDE DIPLOMATIQUE BRASIL – O que está na origem desse processo todo que acabou na ocupação do Complexo do Alemão? Os primeiros elementos dessa crise são foram os carros incendiados, mas antes disso teve algo que deu origem a essa reação? ITAMAR SILVA – Para mim não está claro o que disparou esse processo. …

por em

É fantástico o show da morte

“No início da tarde, uma senhora baixa e negra que gritava na praça, com uma criança no colo, era o retrato do desespero. ‘Tem 24 horas que meu menino de 16 anos está sumido. Botaram o corpo dele para os porcos’, chorava a mulher, identificada apenas como Dineia. Todos os moradores sabem onde fica o …

por em

Por um mundo mais feliz

No Brasil, foi aprovada recentemente na Comissão de Justiça do Senado Federal, e agora segue para votação no plenário, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) da Felicidade, que visa incluir no artigo 6° da Constituição “o direito à busca da felicidade”. A ideia nasceu há um ano e meio junto com o Movimento Mais Feliz, …

por em

A renovação do feminismo do Sul

Na França, 2010 foi marcado pelas comemorações dos 40 anos do Movimento de Liberação das Mulheres (MLF) e a data serviu para rememorar as lutas e contribuições das mulheres do Sul à renovação do feminismo. Embora a tendência seja vitimizá-las, a atuação dessas mulheres contra a ordem estabelecida e as desigualdades engendradas por certas tradições …

por em

Quando a prisão liberta

O centro de readaptação social para mulheres de Santa Martha Acatitla, inaugurado em 29 de março de 2004, está localizado no bairro homônimo próximo à Iztapalapa – a região periférica mais pobre e violenta da Cidade do México. A instituição possui infraestrutura para cerca de 1.600 pessoas e funciona tanto como prisão temporária quanto como …

por em

Primeiras impressões

Qual é a cara do governo Dilma? Em que ele será diferente do segundo mandato de Lula? O que podemos esperar de novo? Estas questões estão na boca de todos e, aos poucos, vamos tendo indicações dos caminhos que poderão ser trilhados. Mas ainda é muito pouco o que se tem de informação, e as …

por em

China e Arábia Saudita: uma nova Rota da Seda?

Acompanhando a estrada, ao lado do Carrefour, estende-se o letreiro luminoso do China Mart, um imenso shopping que acaba de ser inaugurado, abrigando lojas que expõem os mil e um produtos diretamente importados do China. A agência de notícias chinesa Xinhua anuncia a chegada de 322 muçulmanos da província de Gansu – e essa é …

por em

A perseguição ao Islã e o neofacismo

A extrema direita europeia não é mais a mesma. No lugar do culto machista aos “homens fortes”, a presidência da Frente Nacional (FN), o partido de extrema direita de Jean-Marie Le Pen, será ocupada outra vez por uma mulher. Sua filha, aliás. E se Bento XVI aproxima a Igreja dos integristas, formações políticas há muito …

por em

Pyongyang, satélite de Pequim

O atual recrudescimento da tensão armada na península coreana se inscreve num jogo estratégico complicado. O cenário tem como pano de fundo um estado de guerra que vem perdurando há mais de meio século, já que apenas um armistício pôs fim, em 1953, às hostilidades que na época opunham a República Popular Democrática da Coreia …

por em

A direita radicaliza

Construir a história da extrema direita não implica apenas em procurar características intrínsecas de um partido, de um movimento, mas avaliar também as condições necessárias para arquitetar as alianças mais ou menos plausíveis, as continuidades mais ou menos possíveis, observáveis nacional ou localmente. Por exemplo, no caso francês, não foram apenas divergências ideológicas que impediram …

por em

Descobrindo o politeísmo

Anunciar que dois terços da humanidade contemporânea são “naturalmente” politeístas soaria meio sem sentido se não lembrarmos em quais circunstâncias a afirmação de “um só deus” fez surgir o reconhecimento de deuses múltiplos e plurais. Para entender e pensar o que significa “politeísmo”, deve-se considerar historicamente a invenção de algumas religiões monoteístas proeminentes entre Roma, …

por em

No Leste europeu, o peso do passado

Na Europa Oriental, os grupos da direita radical se erguem tanto contra a nova ordem liberal, como contra o socialismo de Estado que a precedeu. Sua existência não é surpreendente, alguns  estudiosos os consideram até mesmo como uma “patologia normal”, próprios de sociedades engajadas numa modernização rápida. O interesse no fenômeno, reside, sobretudo, nas suas características regionais. A direita radical no Leste distingue-se em muitos aspectos de suas congêneres ocidentais. Desde a mudança de regime, ela registra resultados eleitorais muitas vezes impressionantes, mas altamente flutuantes de …

por em

“O funk é democrático e, por isso, perigoso”

Leonardo Pereira Mota, o MC Leonardo, 35 anos, é um dos ícones do funk carioca. Nascido e criado na Rocinha, uma das maiores favelas da América Latina, começou a cantar com 17 anos, ao lado do irmão, MC Júnior. Venceu diversos concursos em bailes e compôs alguns clássicos, como “Rap do Centenário”, homenagem ao Flamengo, …

por em

Verdades, mentiras e Wikileaks

Em outubro de 1962, o mundo passou muito perto da guerra nuclear. Pouco antes das eleições, o então presidente dos EUA, John F. Kennedy, vinha enfatizando que nenhuma implantação de mísseis ofensivos soviéticos em Cuba seria realizada – nem tolerada. Moscou ignorou as advertências, mas sem poder avaliar se as declarações estadunidenses visavam acalmar o …

por em

Homo festivus à mesa

A gastronomia francesa foi finalmente tombada pelo patrimônio histórico como bem cultural imaterial da humanidade. Essa honra, há muito esperada, foi publicada em 16 de novembro de 2010, em Nairobi, por ocasião do 5o Encontro Intergovernamental da ONU para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco). Em Paris, os ministérios da Cultura e da Agricultura ficaram …

por em