Da ideologia à eletricidade

Andando pelas casas de chá e bancas de Cabul, às vezes damos com o retrato de um homem severo, de rosto redondo, exibindo bigode e cabelos pretos. É Mohammed Najibullah, o último presidente comunista do país. Membro do Partido Democrático Popular do Afeganistão (PDPA) desde o fim da década de 1960, durante muito tempo ele …

por em

Compra de patentes, prêmio à bagunça

No coração de uma crise econômica sem precedentes desde a Segunda Guerra Mundial, os candidatos à eleição presidencial norte-americana rivalizam em termos de audácia para garantir a “retomada” da economia. Finanças, novas tecnologias, tributação, ecologia: propostas não faltam. Uma instituição, no entanto, tem recebido pouca atenção, embora seja um dos principais obstáculos para a recuperação: …

por em

Uma aposta estratégica do federalismo brasileiro?

O Estado brasileiro, um Estado federal, enfrenta grandes desafios. Os governos de suas diferentes esferas, induzidos e impulsionados pelo poder central, estão colocando em prática políticas públicas capazes de dar sustentabilidade ao novo ciclo histórico de desenvolvimento da sociedade brasileira. Esse ciclo histórico configura agendas e impõe desafios. No plano econômico, o desafio é garantir …

por em

O que esperar dos vereadores

No dia 7 de outubro serão eleitos cerca de 70 mil vereadores em todo o Brasil, 18,8 mil a mais que na última eleição, em 2008. Isso se deve basicamente ao aumento da população e a uma decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que resolveu elevar para nove o número de vereadores nos municípios com …

por em

A Ilha de Man em órbita

Em Man, diz a lenda, vivia há muito tempo o Phynodderee (“o peludo”), um duende cujo maior prazer era ajudar o camponês e o pescador trabalhadores.1 Ele colhia durante a noite as plantações do primeiro e colocava, na beira de seu terreiro, todas as pedras de que precisava para construir um barracão; o outro via, …

por em

A lei dos canalhas

Em uma das cenas cult do filme de Michael Curtis, Casablanca(1942), o capitão Renault, chefe da polícia local, está rodeado por seus homens e, ao interditar o café de Rick (Humphrey Bogart), proclama: “Estou chocado, realmente chocado em saber que vocês jogam por dinheiro aqui!”. Um instante depois, um crupiê estende um maço de notas …

por em

Esperando o apocalipse

Aprender a cultivar feijão, couve-flor e nabo, fazer pão (ou bolinhos de urtiga), criar galinhas ou fazer geleias, conservar pacotes de sementes, curar-se com Aloe vera, tricotar uma camisola, fazer um motor a óleo diesel funcionar com óleo de cozinha, recuperar a água da chuva e de poço, tornar sua casa autônoma em termos de …

por em

A dependência redobrada

Na segunda década deste século, em que pesem as dificuldades enfrentadas desde 2011, o Brasil entrou definitivamente na moda. Em meio a um mundo em que a crise dá o tom, a economia brasileira paira altaneira, dizendo-se sobre ela, até mesmo, que estaria inventando uma nova forma, “mais criativa”, de garantir o sucesso econômico. Como …

por em

Para onde vai o busto de Nefertite?

Foreign Cultural Exchange Jurisdictional Immunity Clarification Act (“Lei Definidora da Imunidade Jurisdicional da Troca Cultural com o Estrangeiro”): esse é o nome de um espantoso projeto de lei norte-americano, apresentado por um democrata e um republicano, que foi votado em fevereiro pela Câmara dos Representantes e se encontra atualmente em estudo no Senado. Ele visa …

por em

O gato de Felipe González

Todo relato tem como ponto de partida um lugar e um momento determinados. A crise me afeta diretamente: muitos de meus amigos espanhóis padecem de sua fúria devastadora. Sentem que o futuro está povoado de incertezas e assistem dia após dia, estupefatos, ao desmantelamento da normalidade de um país europeu governado por um poder de …

por em

Las Vegas: o impasse norte-americano

(Homem observa discurso de Barack Obama na Avenida Strip, em Las Vegas) A Strip é uma avenida que, ao longo de seus 7 quilômetros de extensão, concentra a maior parte dos cassinos, hotéis e salas de espetáculo de Las Vegas. Dia e noite lotada, cheia de turistas e carros, ela se organiza em um longo …

por em

Alerta aos candidatos

Não é uma eleição de prefeitos. Esta é uma eleição de superprefeitos. Quem vencer a disputa das urnas nesta primavera no Brasil receberá no verão um desafio bem mais difícil: comprovar superpoderes. Sob o uniforme de gestor, passará por um teste tão complicado como o de ministro da Economia na zona do euro. No território …

por em

The Economist, o jornal mais influente do mundo

Assolada pelo desmoronamento contínuo de suas vendas, de seus assinantes e de seus contratos publicitários, a imprensa escrita atravessa um período de crise no qual os lucros da internet não trouxeram o remédio esperado. The Economist é a exceção. Apesar de uma diminuição recente de suas vendas, o semanário britânico continua dando mostras de uma …

por em

Eleições e o desafio da sustentabilidade

As eleições municipais 2012 consolidam mais um importante ciclo da democracia, que vai muito além do direito e do ato de votar. O processo eleitoral cria um espaço em que os cidadãos têm a oportunidade de debater e decidir o projeto de cidade a ser colocado em prática nos próximos quatro anos. Também é o …

por em

Promessas que precisam ser cumpridas

Somos reféns das macropolíticas. Mas quem define as prioridades? Existem diagnósticos precisos? São feitas consultas públicas? O que significam os US$ 77 trilhões do PIB mundial, informado pelas agências econômicas? Diretamente afetada, a comunidade está distante de tudo isso. As corporações fomentam valores de consumo, o sistema se protege dos questionamentos, promovem-se interesses nas fofocas …

por em

Golpe franco no Paraguai

(Fernando Lugo discursa em Assunção uma semana após o golpe do dia 22 de junho) O assassinato era o componente que faltava para submeter o presidente paraguaio a um julgamento político. Desde que assumiu a presidência, tentaram processar Fernando Lugo 23 vezes. Na 24ª, venceram. Mas, para isso, seis policiais e onze camponeses tiveram de …

por em

Em busca do oitavo continente

Elon Musk pode ser complacente. Capaz de declarar, meio que na brincadeira: “Acho que seria legal nascer na Terra e morrer em Marte. De preferência, não no ponto de impacto”, o chefe da empresa californiana SpaceX é a nova face dessa classe de empreendedores que fizeram fortuna na informática (ele fundou a Paypal, a empresa …

por em

A arte dos grandes projetos inúteis

Vocês, construtores de catedrais do próximo milênio, fizeram uma profissão de fé de grande nobreza, mas a população nem sempre compreende o significado de seus sonhos. “Seu projeto não serve para nada!” é o argumento que provavelmente lhes irão contrapor. Como, nessas condições, fazer suas ambições frutificar? Os planejadores que acabamos de ouvir souberam partilhar …

por em

Jordânia espera por sua primavera

(Reis Abdullah bin Abdulaziz Al Saud (Árabia Saudita) e Abdullah II), aliados dos EUA no Oriente Médio) Amã também está soltando a voz. No bairro de Lweibdeh, Nader, dono de um restaurantezinho simples, não é um comerciante comum: é um reconhecido dramaturgo. “Veja onde foi parar a cultura aqui: eu sirvo coshary [prato egípcio popular] …

por em

Esquerdas árabes se dividem diante da crise na Síria

(Manifestantes exibem bandeiras da oposição durante protesto contra Assad em Damasco) Em agosto de 2011, o jornal libanês de esquerda nacionalista Al-Akhbaratravessou a primeira crise desde sua criação em 2006.1 Seu redator chefe adjunto, Khaled Saghieh, deixou o jornal que ele ajudou a fundar. A causa: a cobertura da crise síria; Saghieh denunciou a falta …

por em

Todos sabem como bloquear, mas ninguém quer liderar

O acordo final alcançado pelos governos na Rio+20 foi definido de forma quase unânime como bastante desapontador, um enorme fracasso ou simplesmente uma perda de tempo. Um documento órfão de visão e deficiente de ações. O documento não refletiu um ponto de vista comum sobre o que é desenvolvimento sustentável; não incluiu novas convenções ou …

por em

As eleições municipais e o fortalecimento da democracia

O Brasil tem experimentado o maior período de estabilidade democrática de sua história. Estabilidade essa que se fortalece e se consolida a cada nova eleição. Os pleitos municipais, que já estão em curso, são mais um passo nesse sentido, uma vez que a construção da democracia é um processo contínuo e essencial para o desenvolvimento …

por em

Unir o verde e o vermelho

Le Monde Diplomatique Brasil – Gostaria de começar perguntando o que você entende por sustentabilidade, o que isso significa. Patrick Bond – O significado clássico, formulado há 25 anos pela comissão Brundtland, fala que os direitos das gerações futuras não devem ser comprometidos pelo que fazemos hoje e que é fundamental que os direitos das …

por em