Miscelânea – Resenhas

ISOLAMENTO Helô D’Angelo Helô D’Angelo é uma das maiores quadrinistas brasileiras da nova geração. Jornalista de formação, ganhou destaque com suas HQs políticas, principalmente durante as eleições de 2018. Atenta aos detalhes e inspirada pelo tédio, ano passado começou um registro sensível sobre a pandemia no Brasil com base no que via, escutava e imaginava …

por em

A festa proibida

Em 19 de junho de 2021, Gérald Darmanin, ministro do Interior, lançou em plena noite quatrocentos policiais em ofensiva contra uma free party organizada em Redon, na Bretanha, em homenagem a Steve Maia Caniço, que, em 2019, morreu no Rio Loire durante uma intervenção policial na Festa da Música em Nantes. Enquanto choviam granadas e …

por em

Elogio do decrescimento

Uma plataforma internacional de debates fecundos gira, hoje, em torno da noção de decrescimento.1 Por razões ambientais evidentes, a possibilidade de crescimento infinito em um mundo finito não pode mais dar ilusão. Em um mundo desigual, produtivista e consumista, o “sempre mais” atinge seus limites. O decrescimento abre, segundo seus defensores, perspectivas de justiça social, …

por em

A fusão TF1-M6, para enfrentar a Netflix?

Se fosse necessário procurar uma ilustração para o desmoronamento dos combates culturais da esquerda, para a normalização capitalista da mídia e para o sono prudente dos editorialistas diante das grandes evoluções que lhes dizem respeito, um lugar de escolha deveria ser reservado à fusão, anunciada em maio, da TF1 com a M6. Para quem se …

por em

Receita para se tornar um grande chef

Na tarde de 24 de fevereiro de 2003, Bernard Loiseau, um dos maiores chefs franceses, deu fim à própria vida em seu quarto, com seu rifle de caça. Embora a autópsia não deixasse a menor dúvida quanto ao suicídio, a falta de um bilhete levou todos – família, mídia, colegas de profissão – a tentar …

por em

Quando a tecnologia digital destrói o planeta

Desenvolvedores do Vale do Silício e fabricantes de grandes caminhões, a Comissão Europeia e a consultoria McKinsey, Joe Biden e Xi Jinping, os liberais britânicos e os verdes alemães: diante da emergência climática, uma Santa Aliança global foi forjada pelo bem do planeta em torno da convicção da necessidade de uma grande mudança do mundo …

por em

As duas faces do jihad

A noção de “terrorismo” se tornou o padrão pelo qual todo acontecimento ligado ao mundo muçulmano passou a ser medido. Desde a queda de Cabul, em agosto de 2021, meios de comunicação e inúmeros observadores ocidentais não param de se perguntar se a volta dos talibãs ao poder provocará uma retomada de atentados islâmicos no …

por em

Os muros de areia surgem no Saara

Deixando sua Guiné natal com um vizinho sem saber bem aonde ir, Yussuf1 atravessou o Mali em guerra, cruzou as fronteiras argelinas, caminhou pela areia escaldante do deserto líbio e enfrentou o tumulto do Mediterrâneo antes de pôr os pés no continente europeu, ao fim de um périplo de mais de nove meses. O adolescente …

por em

Pandemia entre indígenas é catalisada por enxurrada de fake news

Na aldeia Aiha, do povo Kalapalo, localizada no Território Indígena do Xingu, os fins de tarde são marcados pela reunião de homens que se encontram no centro da aldeia para conversar. Foi nessa dinâmica, em meio a esse anoitecer no Xingu, em fevereiro de 2020, que as primeiras notícias de que o novo coronavírus (Sars-CoV-2) …

por em

Taiwan, a peça que falta no “sonho chinês”

“O lugar mais perigoso do mundo”, proclamava a revista The Economist no início de maio. A manchete era acompanhada por uma imagem de radar de Taiwan, como se a ilha fosse o alvo de um submarino. Esse artigo se inscreve numa longa série com títulos similares, que, por sua vez, ecoam uma multiplicidade de declarações …

por em

A luta da Águia contra o Dragão na América Latina

Em 9 de dezembro de 2020, a Development Financial Corporation (DFC), uma agência de financiamento dos Estados Unidos, desembarcou no Equador levando na mala um “novo modelo” de acordo-quadro para os países latino-americanos. Ele consistia na concessão de um empréstimo de US$ 3,5 bilhões para “ajudar” o governo equatoriano a pagar a “dívida predatória” contraída …

por em

Certas dores não aparecem no jornal

Conceição das Crioulas é uma comunidade quilombola localizada no sertão de Pernambuco, distante 550 quilômetros da capital Recife. O centro urbano mais próximo, Salgueiro, fica a 40 quilômetros dali. Conta a história, baseada na memória coletiva e oral, que, no fim do século XVIII, seis mulheres negras livres, guiadas por um escravo rebelado, chegaram ao …

por em

Violações de direitos ao vivo

A visibilidade alcançada pelo apresentador Sikêra Júnior no Alerta Nacional (RedeTV!) retomou o debate sobre os limites éticos ultrapassados por programas policiais. Com uma postura cênica e uma linguagem popular em tons de deboche e revolta, Sikêra gera polêmicas ao comemorar a morte de suspeitos com o jargão “CPF cancelado” ou chamar homossexuais de “raça …

por em

Jornalismo, silenciamentos e consensos fabricados

Comunicação, cidadania e democracia estão diretamente interligadas. Os regimes democráticos têm como pressuposto fundamental a liberdade de expressão. A arena na qual a democracia se forja é o espaço social construído com base em fluxos comunicacionais estabelecidos entre diversos sujeitos, cada vez mais mediados por veículos e tecnologias de comunicação. O reconhecimento da pluralidade, bem …

por em

A mídia e o projeto de desdemocratização do Brasil

A comunicação no Brasil nunca foi democrática, e a dependência da verba pública colabora para que os interesses políticos do grupo vigente penetrem com maior facilidade na programação televisiva e radiofônica e na imprensa. Focada no entretenimento e com uma estrutura que espelha até hoje as diretrizes para a comunicação definidas pela ditadura, é a …

por em

Concentração midiática: por que é tão difícil enfrentar esse desafio no Brasil?

Quando falamos sobre o exercício do direito humano à comunicação nos deparamos com um dos indicadores mais importantes para medir o grau de pluralidade de vozes presentes nos meios de comunicação: a concentração midiática. Reconhecer a comunicação como um direito humano passa, em muitos aspectos, por enxergar de forma crítica a concentração dos fluxos de …

por em

O Brasil autoritário

Mergulhado em um pesadelo em plena pandemia, o Brasil vive, desde o golpe que depôs a presidenta eleita, Dilma Rousseff, em 2016, o fim de seu mais recente período democrático. A coalizão dos governantes, tendo à frente o presidente Jair Bolsonaro, ataca o Parlamento, o Judiciário, e assim vai alimentando sua base radicalizada, impondo a …

por em

O império não se desarma

Os Estados Unidos jamais permanecem humildes por muito tempo. Um mês depois de sua derrota afegã, a ordem imperial foi restabelecida. Prova-o a afronta que Washington acaba de infligir a Paris. Um mês? Nem isso. Mal os talibãs acabavam de se apossar do aeroporto de Cabul, os neoconservadores se esgueiravam de novo para fora de …

por em