O feminismo camponês

O Movimento de Mulheres Camponesas (MMC) é, simultaneamente, classista e feminista. Constituído em março de 2004, por ocasião de seu primeiro congresso nacional, em alguns estados do Brasil contudo sua caminhada vem desde a primeira metade da década de 80. O MMC nasceu como movimento autônomo, com atuação específica junto às mulheres da roça. Isso …

por em

A força das mães negras

A luta das mulheres adquiriu diferentes perfis em nossa história, pois diferentes também eram as inserções sociais e as origens étnicas de suas protagonistas. Em comum, traziam o desejo de liberdade. Para as mulheres brancas, foi a luta contra o domínio patriarcal. Para as negras, a luta contra o jugo colonial, a escravidão e o …

por em

A lógica de uma crise anunciada

No início de agosto, surgiu uma crise financeira no setor dos empréstimos hipotecários, nos Estados Unidos. Imediatamente, ela se propagou para outras partes do sistema financeiro mundial, com uma rapidez e uma amplitude que surpreenderam a comunidade dos investidores e dos operadores (os “mercados”), bem como os observadores. Os bancos centrais intervieram rapidamente, principalmente com …

por em

O novo capitalismo

Enquanto, contra o horror econômico, o discurso crítico — que um dia foi chamado de altermundialista — se embaralha e se torna repentinamente inaudível, um novo capitalismo se instala, ainda mais brutal e conquistador. É o de uma nova categoria de fundos-abutres, os private equities, fundos de investimento rapineiros com apetite de ogro, dispondo de …

por em

Os sem-teto às portas de São Paulo

Do “Morro do Osso”, em Itapecerica da Serra, a vista abarca um mar de barracos de lona plástica preta, esticados com estacas de madeira ou bambu. Aqui e ali, colunas brancas de fumaça indicam que o fogo do café-da-manhã está aceso. Neste lugar, cerca de 3 mil famílias provenientes das favelas de São Paulo ocupam …

por em

África: as cicatrizes da escravidão

O século XVI, na maior parte das regiões da África subsaariana, existiam cidades de tamanho considerável para a época (de 60 mil a 140 mil habitantes ou mais), aldeias grandes (de mil a 10 mil habitantes), freqüentemente parte de reinos e impérios notavelmente organizados, bem como territórios de habitat disperso denso. É isso que revelam …

por em

Neurociências a serviço do mercado

Reza a lenda que, em outubro de 1919, Lenin teria visitado o fisiologista Ivan Pavlov para ver como os trabalhos deste sobre os reflexos condicionados do cérebro podiam contribuir para a concepção do “novo homem” que os bolcheviques tentavam moldar na época. O cientista talvez servisse à propaganda do regime, associando, por meio de estímulos …

por em

A produção do consentimento

  “[…] resistir à solapada deformação que a cotidianidade codificada vai montando na consciência […]” (Cortázar)1 No excelente artigo que publica nesta edição (“A máquina da desigualdade”), Tânia Bacelar afirma que um importante psicanalista lhe disse ter descoberto, em seu consultório, o grande problema da sociedade brasileira: “Somos herdeiros de quatro séculos de escravidão e …

por em

Brasil: Universidade sem rumo

É lugar-comum admitir-se a existência de crise nas instituições brasileiras, pouco importando sua natureza ou as finalidades para as quais foram criadas e existem. Esse sentimento é tanto mais acentuado quando em foco estão instituições públicas, em especial aquelas encarregadas de formular e executar políticas sociais, responsáveis pelo acesso universal aos direitos, à justiça social, …

por em

Rio Grande do Sul: crise das finanças públicas

A crise das finanças públicas do Rio Grande do Sul é objeto de análise e especulações em toda a federação. Um estado tradicionalmente equilibrado, com economia diversificada, com índices de serviços públicos acima da média nacional e elevado grau de politização, entrou no último período histórico numa acelerada crise financeira governamental. No último mandato, 2003-2006, …

por em

A segunda vida de Guimarães Rosa

O sertão mineiro em que Guimarães Rosa passou sua primeira vida já foi celebrado em verso e prosa, música e dança, teatro e cinema. Mas pouco se falou de sua segunda vida: os anos do escritor no Rio de Janeiro, onde viveu de 1951 até sua morte, acompanhado da segunda mulher, Aracy. Foi ali que …

por em

A máquina da desigualdade

Concentração dos meios de produção, orientação do mercado para a exportação e o consumo de luxo, atuação oligopolizadora do Estado, mentalidade senhorial das classes altas: esses quatro fatores estão O Brasil aparece no cenário internacional como um exemplo de país capaz de realizar grandes avanços econômicos – colocando-se entre as mais importantes bases produtivas do …

por em

Cristina e o Brasil

Em 2003, Luiz Inácio Lula da Silva pouco ou nada sabia a respeito do candidato presidencial Néstor Kirchner. Mas isso não representou obstáculo para que lhe desse respaldo eleitoral ao recebê-lo no Palácio do Planalto. De bom humor, Lula comentou na ocasião que torcia por uma vitória de seu time, o Corinthians, no confronto próximo …

por em

A “revolução cidadã” de Rafael Correa

É agora que começa o desafio da mudança”, dispara Rocío Peralbo, jornalista e conhecida militante dos direitos humanos. “Todas as condições são favoráveis, seremos os únicos culpados se fracassarmos.” A história do Equador jamais tinha visto triunfo eleitoral tão surpreendente. Em 30 de setembro, 70% dos eleitores depositaram sua confiança nos candidatos do movimento Alianza …

por em

A falsa “pax americana”

Há dez anos, a Europa era o epicentro da política externa norte-americana. Era nesse pé que as coisas estavam, de abril de 1917, quando Woodrow Wilson enviou um milhão de tropas ao front ocidental, até a intervenção do presidente Clinton em Kossovo, em 1999. Durante a maior parte do século XX, a Europa foi nosso …

por em

Palestina: trágica divisão

Os palestinos nunca estiveram tão divididos e fracos como após os combates fratricidas do último verão em Gaza. Os conflitos internos minam a solidariedade internacional, reduzem a pressão sobre os ocupantes israelenses e transformam os territórios palestinos em um barril de pólvora capaz de explodir a qualquer momento. O Hamas acusa o Fatah de ter …

por em

Israel: o peso dos generais

O fiasco da segunda guerra do Líbano (verão de 2006) provocou uma espetacular queda de prestígio para o Exército israelense. Antes fonte de orgulho nacional, glorificado pelos feitos contra os adversários árabes, o Exército tornou-se alvo de todos os críticos. O fracasso no Líbano de soldados considerados invencíveis, perante uns poucos milhares de combatentes irregulares …

por em

As guerreiras do MST

A luta pela terra é um “lugar” feminino por excelência. Não nas barras dos tribunais, nem nos confrontos armados, nos quais a participação das mulheres, embora muito efetiva, pouco ou nunca é noticiada. Mas pela relação filial que, consciente ou inconscientemente, desenvolvemos com a terra. A terra não é só capital. A terra é também …

por em

A revanche de Flandres

Vindo de Valenciennes, a rodovia nacional 60 cruza o oeste da Valônia antes de penetrar na região de Flandres, rumo a Audenarde e Gand. A trilha oferece um passeio pela Bélgica contemporânea. De Peruwelz a Saint-Sauveur, do lado valão, a paisagem é campestre. As oficinas têxteis fecharam há anos. Nada, ou quase nada, entrou em …

por em

O bobo da corte

Em 17 de setembro último, Bernard Arnault ofereceu uma simpática recepção por ocasião dos sessenta anos de Dior. Champanhe Dom Pérignon, caviar, 75 maîtres para 25 mesas, 14 cozinheiros, 300 cadeiras “medalhão” especialmente encomendadas, 4.000 rosas para os centros das mesas e a decoração floral, 8.000 lírios-do-vale, 3.800 pipetas d?água para regar: não se pouparam …

por em

A Revolução Russa noventa anos depois

A Revolução de Outubro de 1917 [1] marcou a história do século 20. Suscitou inúmeras polêmicas, apoios exaltados e ataques furiosos, otimismos simplistas e condenações sumárias. A perpetuação dessas representações contribuiu para mascarar a realidade no espírito de muitos. De fato, em 1917, o que predominava era o tumulto em todas as instituições (Estado, exército, …

por em