O legado do mensalão

LE MONDE DIPLOMATIQUE BRASIL– Os resultados, até agora, do julgamento do mensalão no STF, após mais de sete meses, surpreendem? RUBENS NAVES– O julgamento do mensalão − um esquema de compra de apoio de parlamentares no Congresso Nacional a fim de serem aprovados projetos de interesse do governo, segundo a narrativa do Ministério Público chancelada pelo …

por em

Perifativismo cultural, um olhar político jovem

Existe uma vaga sensação de que a juventude brasileira se mostra desinteressada quando o assunto é política. No entanto, é necessário pensar se não são os próprios interesses políticos da juventude que estão se movendo em outra direção, com outros modos de organização/articulação, outras proposições. Esse constante movimento não mais “e” nem “re-volucionário”, mas em …

por em

Jovens negros: aspectos relevantes de discriminação racial

Para pensar a juventude negra, de largada temos de entender em que contexto esse grupo social está inserido na história, pois sua condição atual está intimamente ligada ao que foi forjado ao longo dos anos após a “abolição”. A juventude negra vive sob um legado de discriminação com ações históricas de marginalização e exclusão dos …

por em

As polêmicas da educação para a sexualidade

Sexualidade e juventude são assuntos que despertam grande interesse na sociedade brasileira. Quando associados, geram debates acalorados sobre questões ainda polêmicas, como a iniciação sexual “precoce”, os “riscos” da gravidez na adolescência e a diversidade sexual. Esse último tema teve destaque na disputa eleitoral pela Prefeitura de São Paulo, em função do kit anti-homofobia produzido …

por em

Mobilização social em rede: jovens em tempos de novas tecnologias

Um jovem morador do Complexo do Alemão (hoje com 18 anos) narra uma ocupação policial em tempo real através do Twitter, passa a ter mais de 39 mil seguidores e se torna celebridade, inspirando até personagem em novela da Globo. Uma estudante de 13 anos de Florianópolis conta as agruras da escola pública em que …

por em

Os desafios do movimento social

A crise é um momento de tensão que convoca homens e mulheres a atuar, de acordo com seus princípios, em sua resolução, seja no âmbito da educação, do sistema tributário e, principalmente, de nossa institucionalidade política. Essas instâncias, atualmente em crise, são atravessadas por um elemento comum. Todas, sem exceção, sofreram intervenção e foram sistematicamente …

por em

Na Tunísia, principal central sindical encarna oposição

(Membros da UGTT durante manifestação do !° de maio, em Túnis) Dez meses após a chegada do Ennahda1 ao poder, Sidi Bouzid, cidade onde começou a “revolução da dignidade”, voltou a ser palco de múltiplos movimentos reivindicatórios, os quais reúnem de agricultores a trabalhadores da construção civil e desempregados. A União Geral Tunisiana do Trabalho …

por em

Marrocos, no governo, não no poder

O Marrocos não é uma democracia, mas a ‘Primavera Árabe’ marcou um progresso real. Foi uma revolução para nosso país!” Para Mustapha Ramid, ministro da Justiça do governo de coalizão dirigido pela primeira vez por um muçulmano, Abdelilah Benkirane, e por seu Partido da Justiça e do Desenvolvimento (PJD), foi inesperado. Ramid tinha sido até …

por em

Dos militares para a Irmandade

(Presidente Mohamed Morsi empossa o novo ministro da Defesa Abdel Fatah Sissi, em 12 de agosto ) “Domingo, 12 de agosto de 2012, às 10 horas da manhã, os dois membros-chave do Conselho Supremo das Forças Armadas (CSFA), Hussein Tantaui, ministro da Defesa, e Sami Annan, chefe do Estado-Maior, foram convocados para o palácio presidencial. Confinados …

por em

Em Gaza, um mar cada vez mais estreito

Desde 1993, a zona de pesca autorizada por Israel aos pescadores de Gaza não parou de ser reduzida. Inicialmente fixada em 20 milhas náuticas1 pelos Acordos de Oslo, foi progressivamente reduzida por razões de segurança – notadamente para evitar o tráfico de armas e de pessoas, antes intenso, mas atualmente mais controlado. De 12 milhas …

por em

A reapropriação da cidade

O resultado das eleições abre um novo período de gestão municipal que começa em janeiro. A sensação que dá, tendo acompanhado as campanhas eleitorais, é de que a questão da democracia foi deixada de lado; ninguém colocou o tema da democratização da gestão, da descentralização da gestão, da participação cidadã, como eixo fundamental de sua …

por em

Guerra de nacionalismos no Mar da China

Há vários meses, as disputas de soberania no Mar da China continuam a se agravar. Em abril de 2012, a guarda costeira das Filipinas ameaçou atirar em navios de pesca chineses nas águas disputadas do recife de Scarborough. Em junho, o Vietnã decidiu abrir vias navegáveis perto das ilhas Spratly e Paracel; a China retaliou …

por em

Direitos das minorias sexuais, uma luta mundial

No momento em que a França debate o casamento homossexual e a Argentina promulga uma lei autorizando a mudança de sexo, a melhoria nas condições de existência de pessoas lésbicas, gays, bi e trans (LGBT)1 é incontestável. Agora parece distante o tempo em que essaspreferências sexuais eram motivo para uma “lei sobre a periculosidade e …

por em

No ritmo do kuduro

(Show de kuduro da banda Psirico e do grupo Dog Murra durante o carnaval de Salvador, Bahia) Quando tem vontade de escutar sua cidade, Arlindo Barbeitos, de 71 anos, deixa seus livros, desce os andares de seu prédio velho onde o elevador já não funciona e passeia os ouvidos pelo bairro de Malanga, em Luanda. …

por em

As juventudes e a luta por direitos

Os diferentes momentos de sua história, a sociedade brasileira sempre contou com a presença de jovens mobilizados por diferentes sonhos e causas. Porém, enquanto um particular “sujeito de direitos” – que demanda “políticas públicas” específicas –, a juventude só emergiu no final dos anos 1980, momento em que a “exclusão de jovens” se tornou parte …

por em

Crônica de um sonho jamaicano

(O cantor Elephant Man durante apresentação em Nova York) Mocassins impecáveis, calça clara, camisa imaculada e boné branco, Courtney é um desafio ambulante à poeira da capital, uma das mais quentes e secas do Caribe. Em Kingston, é possível ser pobre edigno. O swag– a aparência – conta ainda mais quando se quer ser, um …

por em

No rescaldo da Primavera Árabe

A Irmandade Muçulmana? “Um pequeno grupo que se desviou do caminho correto.” A revolução no Egito? “Ela não teria sido possível sem o apoio do Irã e é o prelúdio de novos acordos Sykes-Picot.”1 A eleição de Mohamed Morsi? “Uma escolha infeliz.” Como muitos funcionários no mundo árabe, o chefe de polícia de Dubai, o …

por em

Velha pauta, novos desafios

O ex-ministro da Agricultura do governo Lula, Roberto Rodrigues, é ardoroso defensor de um “programa amplo de avanço” do agronegócio por meio de políticas que evitem a “amputação de áreas agrícolas”, que, em sua visão, vêm sendo ameaçadas por demarcação de terras indígenas, unidades de conservação, terras quilombolas ou demandas para atender à reforma agrária. …

por em

Uma Europa cada vez menos democrática

“Se jogarmos um cristal no chão, ele se quebrará, mas não de qualquer maneira: os pedaços seguirão a forma delimitada dos veios que, apesar de invisíveis, já estavam predeterminados pela própria estrutura do cristal.” A observação de Sigmund Freud, feita na década de 1930 em relação a perturbações mentais,1 também pode ser aplicada a distúrbios …

por em

Conservadorismo e fundamentalismos no Congresso Nacional: o AI-5 “pró-vida”

Sabe-se que historicamente o autoritarismo, o conservadorismo e o fundamentalismo religioso têm se aliado para perseguir e reprimir movimentos sociais, especialmente quando se trata da luta feminista organizada em prol dos direitos sexuais e reprodutivos no Brasil e na América Latina. É por meio dessa perigosa articulação – intensificada por um sistema político e eleitoral …

por em

Desconfiança em relação ao Estado

As chances de eleição à Casa Branca de um candidato que fez fortuna no mercado financeiro teriam sido nulas quatro anos depois de uma crise provocada pelos bancos privados que os contribuintes salvaram do desastre. Mas a incerteza das eleições norte-americanas até o último momento se explica, sem dúvida, pela crescente desconfiança em relação às …

por em

Mulheres na política: a desigualdade persiste

“Além de representante feminina, única nesta Assembleia, sou, como todos os que aqui se encontram, uma brasileira, integrada nos destinos do seu país e identificada para sempre com os seus problemas. […] Num momento como este, em que se trata de refazer o arcabouço das nossas leis, era justo, portanto, que [a mulher] também fosse …

por em

Participação na política nacional de juventude: a agenda do Conjuve

A elaboração de diretrizes Criado em 2005 pela mesma lei que instituiu a Secretaria Nacional de Juventude (SNJ) no âmbito da Secretaria Geral da Presidência da República, o Conselho Nacional de Juventude (Conjuve) tem tido importante papel na própria constituição do chamado campo das políticas públicas de juventude. A pluralidade, que desde o início fundamenta …

por em

Para onde vai esse asno?

(O asno de Paola Pivi em exposição no Centro Pompidou, em Paris) Para onde vai a economia num espaço de especulação financeira? Para onde vai a democracia em um Estado que abdica de seu poder de intervenção econômica? E para onde vai esse asno colocado em um barco à deriva no mar? Mistério. Pelo menos …

por em