Maioridade penal: mitos e fatos

Mais uma vez a sociedade brasileira é bombardeada por uma campanha pelo retrocesso na legislação e nas políticas públicas relativas à responsabilização de adolescentes infratores. Desde a entrada em vigor do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), em 1990, sempre que os cálculos político-eleitorais de lideranças e grupos conservadores revelam oportunidade de exploração da …

por em

Emigração como alternativa

Até agora, em Portugal, “emigração” tinha um significado muito preciso, carregado de símbolos. Quando alguém mencionava essa palavra, referia-se principalmente a uma multidão de centenas de milhares de pessoas que saíram do país nos anos 1960 e 1970. Empurrada pela miséria da ditadura salazarista e pela guerra colonial, uma grande parte desses indivíduos atravessava as …

por em

Imigração seletiva

Há décadas, dois discursos sobre imigração coexistem no seio da direita norte-americana. Ladrão de trabalho, aproveitador da ajuda social ou perigo para a segurança pública, o estrangeiro é apresentado como uma ameaça; trabalhador corajoso que aceita tarefas que os autóctones não querem mais, empresário lutador que, tendo chegado sem um tostão, funda seu negócio, ele …

por em

Guerras por procuração na Síria

(Manifestantes agitam bandeiras da oposição Síria durante protesto contra Bashar Al-Assad em Istambul, na Turquia) Se há uma constante na história dos países da região do Levante,1 é a colisão das aspirações dos povos por liberdade e emancipação com a realpolitik, que as sacrificou no altar dos interesses geoestratégicos das potências estrangeiras. A expedição de …

por em

Violência e controle social

Você liga a televisão e nos principais noticiários o que se vê é crime, caça a bandidos, violência. Há mesmo programas especialmente dedicados à cobertura de crimes e perseguições pela polícia. A cena flagrada pelas câmaras de segurança mais próximas repete à exaustão o momento em que o assaltante atira e mata sua vítima, que …

por em

Tomar o poder sem perder a alma

Em julho de 2013, o Syriza terá seu primeiro congresso enquanto partido unificado. Impulsionado pelas eleições legislativas de maio e junho de 2012 à posição de corifeu da oposição de esquerda à política da Troika, a Coalizão da Esquerda Radical goza de uma posição única na Europa. Com ela, uma força política progressista se encontra …

por em

Brasil se aproveita do sonho de Bolívar

Em princípio, eles não têm nada em comum. João Paulo Rodrigues milita desde a tenra infância no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Embaixador de seu país em Londres, depois em Washington, de 1994 a 2004, Rubens Barbosa coloca sua agenda de contatos a serviço de empresas. O primeiro nos recebeu em uma pequena …

por em

O atraso da vanguarda

Não faz muito tempo, o Brasil era motivo de respeito na América Latina por ter conseguido, desde os anos 1970, criar um significativo movimento de luta por políticas democráticas de comunicação. Movimento que se formara no espaço crítico propiciado pela Unesco, de abertura para o debate em torno de uma nova ordem mundial da informação …

por em

Provisoriamente condenados…até que se prove o contrário

(As fotos da cobertura sobre as prisões foram tiradas no Instituto Penal Cândido Mendes, no Rio de Janeiro, e fazem parte do ensaio “O Caldeirão do Diabo” de Andre Cypriano) Em junho de 2012, João foi a uma panificadora no bairro da Freguesia do Ó, na zona norte de São Paulo, comprar uma pizza. Na …

por em

As mudanças da população brasileira

Em cerca de quarenta anos, o Brasil passou da iminente ameaça de explosão demográfica para a perspectiva de redução da população, caso continuem nascendo relativamente tão poucas crianças e não haja um processo de imigração internacional que compense a diminuição dos nascimentos. De uma taxa de fecundidade em torno de seis crianças por mulher em …

por em

Em Bangladesh, o horror

Visível a diversas centenas de metros ao redor, a brilhante torre de vidro que se ergue solitária na margem do lago Hatirjheel evoca um enxerto do centro de Londres transplantado para o coração de uma gigantesca favela. É a sede da Associação dos Fabricantes e Exportadores de Têxteis de Bangladesh (Bangladesh Garment Manufactures and Exporters …

por em

Com que idade nos tornamos velhos?

Não é coincidência que os três discursos dominantes sobre os idosos sejam de ordem demográfica, médica e econômica: em vez de pensar a velhice, nos concentramos no número, nos corpos e no custo. A própria dificuldade de nomear essas pessoas reflete o mal-estar: o termo “velho”, por oposição a “jovem”, sendo quase um insulto, tornou-se …

por em

Guerra às drogas: quando o remédio é pior do que a doença

(As fotos da cobertura sobre as prisões foram tiradas no Instituto Penal Cândido Mendes, no Rio de Janeiro, e fazem parte do ensaio “O Caldeirão do Diabo”, de Andre Cypriano) Ethan Nadelmann é fundador e diretor executivo da Drug Policy Alliance, organização não governamental sediada nos Estados Unidos que se dedica à promoção de alternativas …

por em

A “exportação” de avôs e avós

Em Berlim, a sra. T. mora em uma grande casa, construída outrora pelo marido para eles e para os filhos que acabaram por não ter. Hoje viúva e com 87 anos, ela vive sozinha. Só tem uma sobrinha, a 700 quilômetros dali, e um parente distante do outro lado do oceano. A sra. T. está …

por em

O preso visto como inimigo

(As fotos da cobertura sobre as prisões foram tiradas no Instituto Penal Cândido Mendes, no Rio de Janeiro, e fazem parte do ensaio “O Caldeirão do Diabo”, de Andre Cypriano.) As violações de direitos humanos em relação aos indivíduos que se encontram sob contenção total e controle do Estado, especialmente os que estão presos, são …

por em

O laisser-faire é libertário?

Um é um filósofo que ganhou status de referência na contestação antiprodutivista. O outro, um acadêmico de menos de 30 anos que comanda um seminário na École Normale Supérieure. Certamente brilhantes, seus respectivos trabalhos parecem abranger os dois polos entre os quais tateia a esquerda francesa. Jean-Claude Michéa e Geoffroy Lagasnerie discordam sobre quase tudo. …

por em

Prezar a liberdade, defender a escravidão

Quem faz do liberalismo a imagem dada pelos liberais terá duras surpresas ao ler esta obra magistral de Domenico Losurdo, Contre-histoire du libéralisme[Contra-história do liberalismo] (Laterza, Roma/Bari, 2006), que já de saída nos apresenta um extraordinário paradoxo. Ser liberal, em princípio, significa militar, seguindo a escola de grandes escritores como Hugo Grotius e John Locke, …

por em

África, o futuro presente

(Imagem do filme Distrito 9, de Neil Blomkamp -2009) Longe dos radares midiáticos, um grupo de jovens artistas africanos, netos das independências, negros e brancos, conectados por alguns blogs e por um punhado de novas revistas pan-africanas, provoca uma revolução cultural no continente ao ocupar um território até então reservado às imaginações ocidentais, o da …

por em

Pesca na banheira

Na semana passada, você comprou uma passagem de avião para Montreal. Após verificar as tarifas no site da companhia aérea, você navegou pela internet em busca da melhor oferta e, finalmente, retornou à página original. Para sua grande surpresa, o preço havia subido. Assim, você se viu apressado para reservar o bilhete antes que o …

por em

Pluralismo linguístico

Mercado único, moeda única, língua única? As portas e as pontes que ilustram as notas europeias já encarnam a fluidez das trocas entre os comerciantes sem base fixa e sem história. Seria necessário que, assim como o turista que não precisa mais de cheques de viagem, o estudante pudesse deixar seu país sem dicionário? Tendo …

por em

Os ilegais do Kuwait

Uma estrada, às vezes um simples caminho de terra, separa os dois mundos. Do lado ruim, casas baixas de tijolos de cimento ou com teto de zinco, entradas repletas de lençóis estendidos, fios elétricos desencapados perto do chão, uma aparência de provisório sem fim. Do outro lado, mansões de diversos andares, impecáveis, não necessariamente luxuosas, …

por em