O Maquiavel esquecido

O príncipe de Maquiavel1 comporta, em seu capítulo XVIII, intitulado “De que modo devem os príncipes manter a palavra dada”, uma questão extremamente atual: o respeito aos compromissos dos soberanos diante de uma instituição ou de um terceiro qualificado – por exemplo, o respeito ou não, por parte dos Estados Unidos ou de Israel, às …

por em

Ossétia do Sul, o palco de uma disputa mundial

Os povos ossetas e georgianos, majoritariamente cristãos ortodoxos, mantêm relações estreitas e antigas1. Durante a era soviética, por exemplo, os casamentos mistos na Ossétia do Sul eram freqüentes. Entretanto, a cada grande remanejamento histórico, principalmente nos momentos em que o nacionalismo georgiano, integrador e centralizador, se exacerbou, houve enfrentamentos sangrentos entre as duas comunidades. Primeiro …

por em

Quando a Rússia se reergue

A questão da responsabilidade sobre o conflito no Cáucaso não nos atormentou por muito tempo. Menos de uma semana depois do ataque georgiano, dois comentaristas franceses, especialistas em generalidades, o julgaram “obsoleto”. Um neoconservador americano influente já tinha dado o tom: saber quem havia começado “pouco importava”, declarou Robert Sagan, pois “se o presidente da …

por em

Pequim reafirma suas ambições navais

Em 2006, Daguo Juequi (A ascensão das grandes potências), um documentário da Televisão Central Chinesa (CCTV), teve sucesso estrondoso1. Rigorosa e baseada em entrevistas realizadas com historiadores e dirigentes internacionais, a produção explica como os impérios de Portugal, Espanha, Holanda, França, Inglaterra, Alemanha, Japão, Rússia e Estados Unidos se constituíram, prosperaram e, eventualmente, desmoronaram. A …

por em

O espetáculo da desgraça alheia

Em maio deste ano jornais do mundo inteiro denunciaram a ONG francesa Arca de Zoé, acusada de raptar 103 crianças no Chade. As vítimas, supostamente órfãs do conflito em Darfur, seriam adotadas por famílias européias caso seus pais biológicos não reclamassem junto às Nações Unidas sua paternidade. Essa denúncia, que obteve grande destaque na mídia, …

por em

A Guantánamo dos imigrantes

Com um humor pouco convencional os moradores de Nouadhibou, cidade portuária da Mauritânia, batizaram alguns de seus bairros com nomes de capitais estrangeiras como Acra, Bagdá e Dubai. Em 2006, quando as autoridades espanholas instalaram lá um centro de detenção para imigrantes clandestinos, a tradição se manteve e a prisão recebeu o apelido de “Guantánamo”. …

por em

Se o futuro existe…

Ao longo da história os povos indígenas desenvolveram um sistema socioeconômico baseado em modelos tradicionais de qualidade de vida. Um processo dinâmico – cultural e espiritual – da terra, do saber, da ciência e da educação que a modernidade jamais conseguiu mensurar. Atualmente, com o reconhecimento de quase 14% do Brasil como terra indígena, nosso …

por em

Hora de mudar

Os tempos de céu de brigadeiro para nossa economia terminaram. Ainda que fosse apenas um ceuzinho, pois as taxas de crescimento de nossa economia ficaram muito aquém das de outros países da América Latina, elas permitiram enfrentar a crise anterior, ampliar o emprego formal, recuperar um pouco do poder aquisitivo perdido pelos trabalhadores assalariados, garantir …

por em

Como surgiu o povo judeu?

Após 60 anos recém-completos, a historiografia de Israel amadureceu muito pouco e, aparentemente, não evoluirá em curto prazo. Porém, os fatos revelados por novas pesquisas sobre o passado judaico e sionista colocam para todo historiador honesto questões fundamentais, ainda que surpreendentes numa primeira abordagem Qualquer israelense sabe que o povo judeu existe desde a entrega …

por em

Desequilíbrios estruturais do capitalismo atual

A atual crise econômico-financeira internacional tem seu início em meados da década de 1970 e se insere no marco de um longo ciclo recessivo do qual o capitalismo não logrou sair. Sem essa visão histórica fica difícil avaliar o seu caráter, as conseqüências que pode produzir e o cenário que deve surgir depois dela. Os ciclos …

por em

Impactos e oportunidades

A principal economia do planeta está em crise, e não é de hoje. Nos últimos meses já é possível sentir a sua propagação para o resto do mundo. Nesse pouco mais de um ano que dura a crise, muito se especulou a respeito de suas causas, efeitos, profundidade, duração. Nessas discussões, o “pior momento” já …

por em

Ajustes dolorosos entre oferta e procura

Definitivamente podemos dizer que os mercados “se ajustam”. Se estabelecermos uma média entre os anos bons e ruins, veremos que os preços sempre acabam igualando a oferta e a procura. Em especial nos últimos tempos, em que os mercados viraram espetáculo e seria preciso adotar uma postura muito intransigente para ignorar essa lição do “ajuste”. …

por em

Impasse pela força do voto

Primeiro, o altiplano. Esse imenso planalto espremido contra o céu, a 4 mil metros de altitude. À noite, a temperatura chega a 10 graus negativos. É impossível permanecer aquecido nos barracos de lona. Não há lenha. Somente o vento, que sopra furioso. As aldeias são quinhões de terra cultivados. Enfiados de forma desajeitada em grossos …

por em

O direito e o avesso constitucional

O dualismo faz parte da essência do fenômeno político, com a oposição dialética entre as idéias e a ação concreta, os costumes e o direito estatal, os valores tradicionais e as exigências de reforma institucional. Há casos, porém, em que esse confronto clássico entre as forças de conservação e as de mudança, ou, se se …

por em

“Sempre levarei a condição de bispo comigo”

Sempre de sandálias. Esta é uma das marcas registradas de Fernando Lugo, presidente do Paraguai. O assessório, que faz parte de um figurino igualmente simples, foi utilizado durante todo o seu giro pela América Latina e também na cerimônia de posse, no último dia 15 de agosto. Os pés do ex-bispo de São Pedro são …

por em

Os agrotóxicos e a força das multinacionais

O Brasil é o segundo maior consumidor mundial de agrotóxicos1. Entre 2002 e 2007, o faturamento líquido do setor passou de US$ 1,9 bilhão a US$ 5,4 bilhões2 e tudo indica que o crescimento deve continuar, graças ao fortalecimento do modelo exportador de commodities agrícolas, que, diferentemente da alternativa agroecológica, trata a biodiversidade como praga …

por em

O peso político dos Jogos

“Este é o mundo perfeito. Pessoas bonitas, talentosas e dedicadas realizando o seu melhor, elevando os limites do homem.” Mais do que um retrato dos Jogos Olímpicos, a frase do ex-jogador de basquete Oscar Schmidt reflete como esse evento é encarado por bilhões de pessoas ao redor do mundo. No seu último século de existência …

por em

Navegando em águas turbulentas

Agora que o presidente George W. Bush é quase um passado ingrato, a estratégia de usá-lo como alvo de críticas cedeu lugar às especulações a respeito de como John McCain ou Barack obama moldarão a política externa americana, caso cheguem à Casa Branca. O momento remonta a Calígula, o terceiro imperador romano, que, embora fosse …

por em

A ineficácia do Big Brother

Como você se sentiria se caminhasse pelas ruas de sua cidade sabendo que dezenas de câmeras estão registrando todos os seus passos? Seguro ou vigiado? Aliviado ou preocupado? Questionamentos como esses são cada vez mais comuns no mundo inteiro, principalmente nas grandes cidades, mas sem dúvida eles atingem de forma mais direta os britânicos. Isso …

por em

Quando os lobbies legislam

Poucos europeus sabem que a maioria das leis que regem sua vida não nasce nos Estados, mas é elaborada e determinada em conjunto pelos 27 países-membros da União Européia (UE). De suas instâncias comuns podem sair regulamentos e decisões, diretamente aplicados em cada nação, ou diretivas, que indicam objetivos a longo prazo e precisam ser …

por em

Catolicismo atormentado

A o encerrar a 23ª Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em Sydney, na Austrália, em 20 de julho passado, o papa Bento XVI anunciou que a próxima edição do evento seria em Madri, entre os dias 15 e 21 de agosto de 2011. “É um grande apoio à Igreja espanhola”, comentou o diário católico de …

por em