Miscelânea

ATLAS DAS SITUAÇÕES ALIMENTARES NO BRASIL: a disponibilidade domiciliar de alimentos e a fome no Brasil contemporâneo José Raimundo Ribeiro Jr., Ed. Universidade São Francisco   O Atlas das situações alimentares no Brasil: a disponibilidade domiciliar de alimentos e a fome no Brasil contemporâneo resgata um tema crucial para o entendimento do país: a fome …

por em

Bajular Pinochet, destruir Assange

Como relator especial sobre a tortura, tenho mandato do Conselho dos Direitos Humanos das Nações Unidas para velar a respeito da proibição da tortura e dos maus-tratos no mundo, examinar as alegações de violação dessa proibição e transmitir perguntas e recomendações aos Estados envolvidos, com o objetivo de clarificar episódios específicos. Ao investigar o caso …

por em

O nascimento de Drácula

Em 25 de maio de 1895, Sua Majestade Vitória, rainha do Reino Unido da Grã-Bretanha e da Irlanda, rainha do Canadá e imperatriz das Índias, pela primeira vez conferiu um título de nobreza a um ator. Henry Irving, o novo cavaleiro, era também diretor e proprietário do Lyceum Theatre, em Londres. No dia seguinte, foi …

por em

Bigode para todos!

Bigode é coisa séria. Não se brinca com isso. Como diz a heroína do conto “O bigode”, de Guy de Maupassant: “Na verdade, um homem sem bigode não é mais um homem […] o bigode é indispensável a uma fisionomia viril. Não, nunca poderás imaginar como essa escovinha de pelos no beiço é útil à …

por em

A vida e a honra dos boxeadores dos Estados Unidos

Aterrissei na academia de boxe de Woodlawn em agosto de 1988 por engano e por acidente. Eu era doutorando em Sociologia na Universidade de Chicago e procurava um ponto de observação do qual pudesse ver, ouvir e tocar de perto a realidade cotidiana do gueto. Imediatamente me pareceu impossível escrever sobre esse South Side sem …

por em

Ecologistas seduzidos pela energia nuclear

É possível ser ao mesmo tempo ambientalista e defensor da energia atômica? Para Heather Hoff, não há dúvida de que ambas as coisas andam juntas. Essa mãe de família de 43 anos, dona de um carro elétrico usado e adepta do ciclismo e das caminhadas, trabalha como redatora de procedimentos na última usina nuclear em …

por em

A burguesia francesa se recompõe em Versalhes

François de Mazières, prefeito de Versalhes desde 2008, é apaixonado pelo ciclismo e pela arquitetura. Sexagenário com ares de estudante esperto, ele lidera uma cruzada contra a feiura urbana e contra a reputação conservadora de sua cidade. No entanto, na eleição presidencial deste ano, o candidato de extrema direita Éric Zemmour obteve ali 18% dos …

por em

Aqui jaz a Internacional Palestina

O Cemitério dos Mártires da Revolução – esse é seu nome oficial – é uma pequena ilha da Palestina no meio do Líbano, cravada às margens de uma estrada que leva ao Aeroporto Internacional de Beirute. Ecumênico, o local não exige outro critério para ali ser enterrado além de ter sido militante pela causa do …

por em

O que a epidemia mudou foram as pessoas

Em 23 de janeiro de 2020, as autoridades anunciaram que Wuhan seria colocada em quarentena, em razão de uma “epidemia de pneumonia causada pelo coronavírus”. Residindo nessa megalópole do centro da China, eu estava trancada, como outros milhões de pessoas. Muito rapidamente, o medo e a inquietação se apoderaram de nós. A sombra da morte …

por em

A disputada luta por vagas na universidade russa

No fim de setembro, o tempo é fresco em Ekaterinburgo – perto de 0 °C –, e o sol radiante realça as cores douradas do outono. Uma atmosfera de volta às aulas ainda paira na capital dos Urais, localizada 1.500 quilômetros a leste de Moscou. O edifício principal da Universidade Federal dos Urais (Urfu), com sua …

por em

Farc, o fim do desencanto?

Eles trocaram as roupas de malha cáqui e as lendárias botas de borracha por camisetas brancas e calçados de todo tipo. Alguns levam essas relíquias nas mãos, cheias de flores. Em Bogotá, em 7 de março de 2022, cerca de duzentos ex-combatentes das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia – Exército do Povo (Farc-EP) vieram de …

por em

Qual país pode ser independente?

É uma obsessão na retórica do Kremlin: a independência das “repúblicas populares” de Donetsk e de Lugansk seria “tão legítima” quanto aquela proclamada pelo Kosovo em 2008. O presidente Vladimir Putin repetiu isso ao receber em Moscou o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, em 26 de abril. A Rússia já invocava esse “precedente” balcânico …

por em

Um balanço do atual modelo neoliberal no Brasil

A estratégia neoliberal observada no Brasil desde 2016 não é uma mera retomada do neoliberalismo da década de 1990, apesar de herdar o referencial teórico e o arsenal propositivo do famoso Consenso de Washington. A proposta atual foi tomando forma com base na crítica ao modelo de crescimento distributivo que predominou nos governos Lula e …

por em

Democracia sob ataque

No livro Civic Culture, lançado nos anos 1960, Gabriel Almond e Sidney Verba defenderam a ideia de que a democracia não poderia sobreviver se a cultura da população não fosse democrática, ou seja, somente arranjos institucionais, leis e eleições não garantiriam a longevidade das democracias. A cultura política das nações deveria então estar alicerçada em …

por em

O mercado e o jogo eleitoral

A proximidade com o período eleitoral traz para a cena política atores importantes do rito democrático, tais como aqueles que foram alçados à condição de candidatos, os eleitores, as entidades da sociedade civil com suas plataformas programáticas e um ator que não tem cara, não tem CPF nem CNPJ e responde pelo nome de “mercado”. …

por em

Centralização, autoritarismo e controle do orçamento público

O governo Bolsonaro tem como característica marcante o autoritarismo de gestão e a centralização do poder, o que constantemente agride os princípios administrativos1 e os direitos e fundamentos republicanos, tais como a participação social2 e a transparência da administração pública. Tem-se, por conseguinte, um permanente descumprimento intencional e descarado do Estado democrático de direito, que …

por em

Da violência ao suborno

Segundo a fala de Jair Bolsonaro, quando candidato à Presidência em 2018, a orientação dada aos seus apoiadores foi “fuzilar a petralhada”.1 Suas falas estimulam a violência contra negros, mulheres, LGBTQIA+ e indígenas, além de incentivar a violência policial. Essa orientação vem sendo seguida pelos grupos mais radicais que o apoiam, buscando impor o medo …

por em

Ardósia mágica

Atribuir todas as dificuldades do momento a uma causa única já era uma prática da Roma antiga. Na época, Catão, o Velho, terminava todos os seus discursos, qualquer que fosse o objeto, exigindo que Cartago fosse destruída. Mais recentemente, em 1984, a televisão pública confiou ao ator Yves Montand a apresentação de um programa, Vive …

por em