Edição 186

O dilema de Washington: até que ponto armar a Ucrânia?
Nas últimas semanas, uma nova “música”, mais pacífica, vem da Casa Branca. Vazamentos na imprensa relatam contatos entre o conselheiro de Segurança Nacional Jake Sullivan e a guarda próxima do presidente russo, em particular seu conselheiro diplomático, Yuri Ouchakov. A existência desse canal – e o desejo de divulgá-lo – tem sido interpretada como a …

O euro, muito forte, muito fraco ou muito dependente?
As autoridades monetárias europeias às vezes lembram Calimero, o herói de um desenho animado criado nos anos 1960. Ao longo dos episódios, o pintinho preto que tinha no alto da cabeça a metade de uma casca de ovo se debatia contra um mundo que julgava hostil. “É realmente muito injusto!”, concluía sistematicamente, com erros de …

Miscelânea
MÁSCARAS E BANDEIRAS: POPULISMO, CIDADANISMO E PROTESTO GLOBAL Paolo Gerbaudo, Editora Funilaria Os protestos de junho de 2013 são um marco inconteste na vida política brasileira. Quase dez anos depois, muitos dos temas e das chaves interpretativas que pautam nossas discussões emergiram naquele momento. Assim como a Primavera Árabe, Occupy Wall Street, Indignados, entre …

Ucrânia, as fontes do patriotismo
Neste começo de julho, no centro de Lviv (oeste da Ucrânia), encontramos no café-livraria Ao Velho Leão os últimos lançamentos literários enquanto degustamos um expresso grand cru. Uma hagiografia do líder fascista Stepan Bandera (1909-1959), sugerida pela revista Lokalna Istoria [História local], ladeia sacolas com o lema “Make books, not war” [Faça livros, não guerra]. …

Na Polônia, a solidariedade desmorona
Luzes fracas aparecem no escuro. Elas desenham as janelas idênticas de um edifício de concreto em Varsóvia. Os gritos de seis crianças ecoam no pátio de cimento. Crianças pequenas correm em um loft moderno e uma delas pula com os dois pés em um sofá chique. O proprietário, Darek Gocławski, conversa em russo com as …

Humanizar para melhor capitalizar
Quando Frederick Winslow Taylor (1856-1915) concebeu seu modelo de organização científica do trabalho, ele tinha uma visão clara do que queria obter dos operários: que não interferissem nos métodos e ritmos do trabalho segundo seus interesses, em detrimento da produtividade. “A substituição do modo empírico de direção pelo sistema científico de administração não consiste apenas …

A China que pensa à margem dos discursos oficiais
Como mostrou o recente XX Congresso do Partido Comunista da China (PCC), o presidente Xi Jinping alimenta a ambição de elevar-se ao nível de Mao Tse-tung, e mesmo de superá-lo. Há até comentaristas que o apontam como o “novo Stalin”.1 Em uma época de tensões cada vez maiores entre a China e o Ocidente, este …

No Peru, o golpe permanente
Em 7 de dezembro, o presidente peruano Pedro Castillo foi destituído pelo Congresso. Os deputados o acusaram de tentativa de golpe contra eles e de instauração do estado de exceção no país. Declarando o chefe de Estado culpado de “crime de revolta”, o Congresso fez com que ele fosse preso, com o Ministério Público requerendo …

Emirados Árabes, laboratório mundial da vigilância cibernética
O telefone do taxista toca novamente. Seguimos pela rodovia de quatro pistas entre Abu Dhabi, cidade conservadora e riquíssima capital dos Emirados Árabes Unidos, e a liberal Dubai, meca do turismo e hub do comércio internacional. Agora é meu telefone que vibra. Uma mensagem avisa que acabou de acontecer um acidente na rodovia. Nem eu …

As negociações secretas sobre os mísseis em Cuba
Em 28 de outubro de 1962, no mesmo dia em que Nikita Kruchev anunciou publicamente a retirada dos mísseis balísticos nucleares que suas forças haviam instalado em Cuba, o chefe de Estado soviético enviou uma carta confidencial ao presidente dos Estados Unidos, John F. Kennedy, sobre o desenlace pacífico do confronto de superpotências mais perigoso …

Com os menonitas da Bolívia
Estamos bem no meio do Oriente boliviano, numa tarde de maio de 2022. Com os sapatos pisando a terra escura, um grupo de jovens ajuda Franz Groening Peters, que agora se chama Francisco, de 32 anos, a fabricar um telhado. Eles vão vendê-lo depois, na cidade de Santa Cruz de la Sierra, a cerca de …

Novo pacto social para cuidar do Brasil
Durante os seis últimos anos fizemos diagnósticos de Brasil. Especulamos razões, causas e motivos pelos quais gente de bem e gente do mal foram possuídas por convicções delirantes e conspiratórias. O Brasil pariu um novo tipo de mal-estar fundamentalista. Tal qual um paciente em crise, durante esse tempo manter sinais vitais e sobreviver era suficiente; …

Epistemes de terreiro como acolhimento e cura social
Ninguém duvida de uma sensação atual de que fracassamos como sociedade. É inconteste que uma sociedade saudável, tida como “civilizada” − para além da noção universalista e eurorreferenciada de civilização −, uma sociedade que se pretenda humanizada e com princípios éticos voltados para a manutenção ou encontro do que podemos chamar “harmonia melódica existencial”, que …

“Construir um lugar em que caibam todas as sociedades”
Os últimos meses de 2022 foram marcados por momentos históricos na luta dos povos indígenas no Brasil. Após a eleição, o novo governo Lula anunciou a criação de um Ministério dos Povos Originários e, pela primeira vez, duas mulheres indígenas foram eleitas deputadas federais. Uma delas, Sônia Guajajara (Psol-SP), conversa com o Le Monde Diplomatique …

Governo Lula: cuidar do povo brasileiro
A TV Globo captou o momento em que Lula, dentro de sua casa em São Paulo, soube que vencera a eleição presidencial. Ao ser abraçado por Janja, sua mulher, ele disse: – Agora é cuidar do povo brasileiro. A palavra “cuidado” deriva do latim cura e expressa atitude de desvelo, preocupação e inquietação com a …

O afeto como política para a construção de outros mundos
Enquanto começo a escrever este texto enxugo as lágrimas por ter acabado de ler outros escritos e escutado mulheres negras que me afetaram. Aliás, tenho chorado muito, mais do que o esperado. Sinto que passamos os últimos quatro anos de governo pautado na miserabilidade de forma até meio anestesiada, sendo bombardeadas com notícias tão terríveis …

Sociedade do cuidado e governo das sementes
Sim, nós vamos agora conversar sobre utopias. Acho melhor começar logo por onde a coisa costuma terminar, assim ganhamos tempo pra gastar com o que seja mais importante. Essa pecha, esse rótulo, esse carimbo bem grande escrito utopia, geralmente utilizado para marcar um pensamento como desqualificado, pouco prático e não realizável, quase sempre surge na …

Os desafios que ficam
Vivemos um momento novo na história política do Brasil. Uma ampla coalizão em defesa da democracia venceu eleitoralmente – e por estreita margem – o poder econômico, o autoritarismo e as manifestações de uma direita radical que se aproxima muito do fascismo. O novo governo se anuncia com o propósito de restaurar a democracia no …

A esquerda e a mídia
Quem poderia imaginar uma demonstração mais reveladora? Um jovem militante estudantil, Louis Boyard, destaca-se por sua combatividade; ele se torna colunista regular de um programa de televisão, Touche pas à mon poste, pouco considerado, mas com boa audiência. Sua notoriedade na mídia o ajuda a ser escolhido como candidato do partido de esquerda França Insubmissa; …