Arquitetos, não derrubem nada!

(Casas derrubadas no Recreio dos Bandeirantes, no Rio de Janeiro, para dar local a obras da Copa e da Olimpíada) A demolição-reconstrução de moradias muitas vezes parece o único horizonte das políticas urbanas. Mas arrasar quarteirões sem considerar sua renovação gera tanto problemas sociais como ambientais. Essa opção ignora um dado fundamental: colocar a criatividade …

por em

Um trabalho de formiga

“A senhora já se vestiu, senhora Dumas? Vou arrumar seu quarto. Tome seu café da manhã enquanto isso.” Pauline Dumas1 dirige-se lentamente para sua cozinha, nessa manhã de março. Essa senhora tem dificuldade para se locomover: com mais de 80 anos, ela precisa da ajuda regular de uma acompanhante. Limpeza, passeios, tomar medicamentos – e …

por em

“A literatura não é regional ou universal: é individual”

A argentina María Teresa Andruetto é uma ponte entre as pontes. “Ponte”, segundo ela, é a melhor maneira de definir um bom professor, elo fundamental entre o conhecimento literário e os jovens leitores ávidos por informação. Com dezenas de livros publicados, essa formadora de professores acaba de receber o mais alto reconhecimento por seu trabalho: …

por em

Na China, a vida segundo a Apple

(Trabalhadores da Foxconn participam de celebração de “valorização da vida”, em Longhua, na província de Guangdong) “É a primeira vez que eu falo com um estrangeiro. Você conhece o Michael Jackson? Tenho todas as músicas dele no meu telefone!” É meia-noite e meia e estamos diante da entrada de Hongfujin, um braço da Foxconn dedicado …

por em

Ministério Público à brasileira

O Ministério Público (MP) é uma instituição estatal que integra o sistema de justiça. Em termos substantivos, sua principal função é promover a ação penal pública nos casos previstos em lei. Em termos formais ou processuais, sua principal função é a de custos legis, isto é, atuar como fiscal no processo de aplicação da lei. …

por em

É tudo tão comum!

(Celebração da Fundación Comunidad de Productores em Artes – Compa – em El Alto, Bolívia) “Uma notícia está chegando lá do exterior / Não deu no rádio, no jornal ou na televisão” Em minhas centenas de viagens aos pontos de cultura pelo interior do país, sempre cantarolava a música “Notícias do Brasil”, de Milton Nascimento …

por em

Impasse na Rio+20

As discussões que devem ocorrer na Rio+20 estão em um impasse. Um encontro no qual já confirmaram presença mais de cem chefes de Estado e que deveria anunciar ao mundo um novo pacto em defesa da sustentabilidade não vai mais fazê-lo. Os governos dos países centrais do capitalismo não parecem dispostos a assumir metas de …

por em

A tenacidade dos estudantes do Quebec

(No centésimo dia de greve, 22 de maio, estudantes protestam no centro de Montreal: “100 dias de desprezo”) Raramente vimos uma agressão tão flagrante ser cometida contra os direitos fundamentais que sustentam a ação social e política no Quebec”.1 É nestes termos que um importante grupo de historiadores denunciou a lei 78, aprovada pela Assembleia …

por em

Clubes de futebol: iguais, mas não muito

Março de 2003. Em um congresso em Budapeste, a União das Associações Europeias de Futebol (Uefa, na sigla em inglês), a autoridade gestora da bola na Europa, satirizou o lobby dos grandes clubes, dos quais ela apontou a sede desenfreada pelo podere pelos lucros: “O futebol é sinônimo de equidade, oportunidade, paixão e diversidade”, afirma …

por em

UE cada vez menos democrática, e menos social

O Tratado sobre Estabilidade, Coordenação e Governança para a União Econômica e Monetária (TECG) “beneficia, talvez, as relações de amizade política da chanceler Angela Merkel, mas não os milhões de desempregados, trabalhadores, pobres e precários da Europa, que esperam em vão um apoio de verdade por parte das instituições europeias. É por isso que não …

por em

O transporte urbano no Brasil

As maiores cidades brasileiras, assim como muitas grandes cidades de países em desenvolvimento, foram adaptadas, nas últimas décadas, para o uso eficiente do automóvel, o que correspondeu a um projeto de privatização da mobilidade, fortemente associada aos interesses das classes médias formadas no processo de acumulação capitalista. Vários esquemas de financiamento e incentivo mercadológico promoveram …

por em

E Buenos Aires (re) encontra o petróleo

(Congresso argentino tomado por movimentos sociais debate a nacionalização da YPF, no dia 3 de maio) Um vice-ministro da Economia que irrompe na sede de uma das maiores multinacionais que opera no país munido de uma lista de altos executivos convidados a fazer as malas de imediato: a cena é bastante incomum. Pois foi exatamente …

por em

Franceses iniciam campanha por auditoria cidadã da dívida

Um cheiro de primavera de 2005 no ar da França? Naquela época, o então presidente Jacques Chirac convocou um referendo popular visando ratificar o Tratado Constitucional Europeu (TCE). A mídia foi unânime: era preciso aprovar o texto. A campanha se caracterizava por uma mobilização inédita. Associações, organizações políticas e sindicais se empenhavam em esmiuçar, explicar …

por em

Igualdade, identidades e justiça social

O “reconhecimento” se impôs como um conceito-chave de nosso tempo. Herdado da filosofia hegeliana, encontra novo sentido no momento em que o capitalismo acelera os contatos transculturais, destrói sistemas de interpretação e politiza identidades. Os grupos mobilizados sob a bandeira da nação, da etnia, da “raça”, do gênero e da sexualidade lutam para que “suas …

por em

Radicalização

A revolta do momento, levada adiante por estudantes do Quebec, demonstra: as políticas de austeridade não podem ser mais impostas sem métodos autoritários. Quando o governo liberal (centrista) de Jean Charest decidiu aumentar em 75%, em cinco anos, as taxas de inscrições em universidades, mais de um terço dos estudantes da Belle Province entrou em …

por em

A sustentabilidade das cidades e a Rio+20

No século XXI não é mais possível tratar do desenvolvimento sustentável sem enfrentar de maneira consistente a questão urbana e seus impactos socioambientais. A afirmação parece óbvia aos olhos de qualquer observador atento ao que acontece no planeta Terra e, embora não tenha passado despercebida para os negociadores da ONU encarregados de preparar a Conferência …

por em

Cidades justas e sustentáveis

LE MONDE DIPLOMATIQUE BRASIL – Viver em cidades justas e sustentáveis é uma aspiração para a maioria dos cidadãos. Contudo, urbanizações recentes aprofundam as desigualdades e exclusões sociais, e criam ilhas de fartura em mares de pobreza. Como seria possível mudar a lógica segundo a qual os interesses do mercado estão acima do bem-estar da …

por em

As Olimpíadas e a Rua

A preparação das Olimpíadas, no Rio de Janeiro, além dos jogos locais da Copa do Mundo de futebol, dá lugar, como em Londres e anteriormente em Pequim e Seul, à expulsão de milhares de habitantes das favelas da cidade, da região central aos confins da zona portuária. E, no entanto, a anunciada urbanização das favelas, …

por em

A biodiversidade do Equador nas mãos da solidariedade internacional

(Homem utiliza caixa de isopor para pescar no Parque Yasuní) Em junho de 2007, o presidente equatoriano Rafael Correa, eleito alguns meses antes, anunciou o lançamento de um procedimento qualificado como “revolucionário”: o projeto Yasuní-ITT. Este previa que o Equador renunciaria à exploração petroleira no coração do parque natural de Yasuní – onde já havia …

por em

A energia renovável vai para o espaço

Em 22 de maio de 2012, o foguete Falcon 9, da empresa SpaceX, partiu de Cabo Canaveral no primeiro voo orbital privado, transportando a cápsula Dragon para reabastecer a Estação Internacional Espacial (ISS, na sigla em inglês).1 O lançamento bem-sucedido foi saudado como um marco histórico na exploração do espaço. A utilização de naves privadas …

por em