Corruptos e corruptores

A cobertura da grande imprensa sobre os recentes casos de corrupção centra sempre seu foco nos administradores públicos, como se a questão fosse apenas ética, de pessoas sem caráter ou de mau caráter, que se aproveitam dos postos em que estão para roubar. Esquece-se que para haver corruptos é preciso que haja corruptores, tão ou …

por em

Eleições em Israel: o blefe de Benjamin Netanyahu

Benjamin Netanyahu estaria dando uma cartada muito alta, arriscando perder o controle da situação? Ele apostou muito ao provocar eleições antecipadas, quando dispunha de uma maioria, sem dúvida heteróclita, mas suficiente para mantê-lo no poder até 2017. Ainda que seja reeleito em 17 de março, o chefe do partido Likud – sem os ministros centristas, …

por em

Exterminadores do futuro

  A Petrobrás1 foi instituída por meio da Lei n. 2.004/1953, sancionada por Getúlio Vargas após uma campanha que tomou ruas e praças do Brasil entre 1946 e 1953. Praticamente em todos os municípios brasileiros havia um “comitê de estudos do petróleo” que discutia o tema e mobilizava a sociedade. Essa campanha ficou conhecida como …

por em

O Antropoceno no cinema

imagem do filme O mar perdido, de Hung Chung-Hsiu Em algum remoto rincão do universo cintilante, que se derrama em um sem-número de sistemas solares, havia uma vez um astro em que animais inteligentes inventaram o conhecimento. Foi o minuto mais soberbo e mais mentiroso da “história universal”: mas também foi somente um minuto. Passados …

por em

Petrobras, pré-sal e futuro

Em tempos de discussão sobre o futuro da Petrobras e do setor de petróleo do Brasil, por conta das turbulências atuais, uma das indagações mais frequentes se relaciona à exploração das reservas do pré-sal. Preliminarmente, cabe rememorar a nova dimensão geopolítica do balanço entre oferta e demanda do petróleo no mundo, que pode ser resumido …

por em

A escalada do tradicionalismo e do autoritarismo no Islã

  No mundo árabe, as ambições hegemônicas do tradicionalismo muçulmano não datam de ontem. Quaisquer que sejam sua forma ou sua denominação, seus depositários conseguiram ocupar ali, desde a segunda metade do século IX, um lugar central. Isso tendo como preço combates violentos e em detrimento de outros discursos, alguns dos quais inovadores, ou ao …

por em

O interesse por trás do ataque à Petrobras

A Petrobras foi posta em uma encruzilhada histórica, e os desdobramentos da investigação da Justiça e de futuras decisões administrativas podem colocar em xeque não só o legado dos últimos anos, mas também a sobrevivência da companhia como big player do mercado e a política de Estado que projeta um futuro promissor garantido pelo pré-sal. …

por em

Mulheres e a mudança norte-coreana

  O aparecimento, em 2012, de uma elegante mulher ao lado do líder norte-coreano Kim Jong-un – a qual, mais tarde, soubemos chamar-se Ri Sol-ju e ser sua esposa – tinha o objetivo de dar uma imagem mais moderna ao regime do país. A presença feminina contrastava com o mistério que cercou a vida privada …

por em

A grande evasão

Iniciado com o vazamento pelo técnico Hervé Falciani de arquivos do HSBC Private Bank (filial suíça do estabelecimento britânico), a dimensão do SwissLeaks parece sem precedentes: trata-se de nada menos do que 106 mil contas, em um período que vai de 2005 a 2007, reveladas por 154 jornalistas de sessenta grandes mídias em 47 países. …

por em

A atualidade do Fórum Social Mundial

  Nascido em 2001, em Porto Alegre, de uma ampla e horizontal articulação internacional de organizações e movimentos sociais, o Fórum Social Mundial (FSM) ousou afirmar, naquele momento de ascensão do neoliberalismo, que outro mundo era possível, colocando-se em contraposição direta ao modelo de globalização econômica e financeira defendido pelo Fórum Econômico de Davos. O …

por em

Novos atores em cena

Estamos percebendo, desde as manifestações mais recentes, que uma série de iniciativas de juventude está ganhando visibilidade, fato que não ocorria antes. O que é esse rompimento da invisibilidade? Quem está rompendo essa invisibilidade? Quem está rompendo são coletivos e movimentos juvenis cujas agendas até então estavam pouco visíveis. Quando, em junho de 2013, o …

por em

No meio da multidão

“Recentemente a UNE e outras entidades tradicionais do movimento estudantil acamparam em frente à Prefeitura de São Paulo. Couberam em vinte barracas. No dia seguinte, o Movimento Passe Livre foi ao mesmo lugar com 10 mil pessoas. Não é muito se lembrarmos dos comícios dos anos 1980, mas o PT não colocaria 10 mil militantes …

por em

Breves anotações sobre os “novos” atores coletivos na cena política

O título deste artigo faz uma referência intencional ao livro Quando novos personagens entram em cena, análise feita por Eder Sader sobre os movimentos populares no período de 1972 a 1980. Essa referência me parece pertinente não apenas por ser esse um dos mais importantes estudos dos movimentos sociais brasileiros, mas por apontar para a …

por em

O novo protagonismo social dos protestos de massa

Os grandes movimentos sociais de revoltas que surgiram no mundo em geral e no Brasil em particular desde o início do século XXI tiveram expressão fora dos aparatos sindicais e do sistema político oficial. As chamadas “primaveras árabes”, mesmo que hoje em estação invernal, foram explosões populares inesperadas, com adesão intensa e entusiástica de multidões, …

por em

Reencontrar nas ruas o caminho da unidade

  O desafio de construir uma frente de esquerda que reúna movimentos sociais e partidos políticos em torno da luta por reformas estruturais, de caráter democrático e popular, é com certeza uma imposição da conjuntura de radicalização da luta política no Brasil pós-eleições de 2014. Não que seja fácil de ser enfrentado, mas é urgente …

por em

Tal crise, quais reformas?

A resignação é um suicídio cotidiano. Honoré de Balzac (1799-1850) No Brasil, há uma crise permanente resultante de nossas seculares transições intransitivas: mudanças que não alteram posições de classe e formas de exercício do poder. Nosso descobrimento foi “cobrimento” de culturas nativas; a colonização das capitanias hereditárias fundou oligarquias; a independência significou nova dependência, nação …

por em

Irã e Estados Unidos: o tempo do ódio terminou?

rã poderia se tornar uma “potência regional muito próspera” se conseguisse entrar em acordo sobre seu programa nuclear com os países do grupo dito “G5 + 1” (Estados Unidos, Rússia, China, França, Reino Unido e Alemanha), afirmou recentemente Barack Obama.1 Nunca antes o presidente norte-americano tinha dado a entender tão claramente que o objetivo das …

por em

Apoiar a Grécia

Não é preciso explicar aos gregos o significado do termo “democracia”. No entanto, as lições chovem sobre sua cabeça desde que eles colocaram no poder uma força de esquerda decidida a virar as costas às políticas de austeridade que há seis anos os atormentam. As admoestações são ministradas por professores que sabem do que estão …

por em

Dívida pública, um século de queda de braço

Houve um tempo em que os Estados se libertavam facilmente do fardo da dívida. Bastava, por exemplo, aos reis da França executar seus credores para sanar suas finanças: uma forma imatura, mas comum, de “reestruturação”.1 O direito internacional privou os devedores desse tipo de saída. Ele chegou a agravar sua situação ao impor o princípio …

por em

A Ucrânia entre a guerra e a paz

Como a guerra na Ucrânia oriental estava retomando um caráter ofensivo em janeiro, os acordos posteriores de Minsk surgiram como fruto de esforços diplomáticos realizados in extremis. Seria preciso todo o peso da dupla franco-alemã para oferecer uma nova possibilidade de paz. A evocação por Washington no início de fevereiro de um possível fornecimento de …

por em

A revolução bolivariana minada pela especulação cambial

Apesar da escassez, as prateleiras das lojas de Caracas estão cheias: os comerciantes compensam a falta de variedade empilhando o mesmo artigo ao longo de muitos e muitos metros. Mas os paredões de creme dental não satisfazem Cecilia Torres, que há várias horas está na fila tentando conseguir leite e sabão em pó para lavar …

por em