Edição – 145

Miscelânea
EDUCAÇÃO CONTRA A BARBÁRIE: POR ESCOLAS DEMOCRÁTICAS E PELA LIBERDADE DE ENSINAR Fernando Cássio (org.), Boitempo Editorial Entre a perplexidade e o cuidado, movimentos sociais, entidades e organizações do campo de defesa de direitos aconselharam cautela nestes primeiros meses de governo Bolsonaro. A recomendação era compreender como seriam traduzidos, do ponto de vista institucional, os …

“Em um país misógino e racista, espero todo tipo de violência”
Os cabelos cacheados estão quase sempre presos, e a fisionomia, acostumada ao sorriso de outras personagens, agora é séria. “A Verônica não dá brecha para o recurso sedutor”, explicou a atriz Taís Araújo ao analisar as características da advogada que é uma das protagonistas da série Aruanas, uma coprodução entre a Maria Farinha Filmes e …

A trilha sonora do neoliberalismo
Em 21 de junho de 2018, para a Fête de la Musique [Festa da Música], o Élysée, sede do governo francês, recebeu representantes da música eletrônica nacional. O DJ Kiddy Smile, que usava uma camiseta com os dizeres “Filho de imigrante, negro e homossexual”, e seus dançarinos fizeram sucesso. O partido Republicanos (a direita tradicional) …
Se você quer a guerra, prepare-se para a guerra
Imaginemos que um drone iraniano seja abatido acima da Flórida ou a poucos quilômetros de sua costa. Em vez de debater a localização exata do dispositivo, as pessoas certamente iriam estranhar sua presença a 11 mil quilômetros de Teerã. Mas quando, em 20 de junho, o Irã destruiu um drone norte-americano que havia rondado seu …

O fim do mundo não vai acontecer
Perturbações climáticas, extrativismo desenfreado, desmatamento, erosão da biodiversidade, multiplicação de desastres ambientais… A acumulação desses fatos, cada dia mais bem documentada pelos cientistas, trouxe ao debate público uma preocupação candente: sob o efeito de certas atividades humanas, convulsões iminentes ou em andamento estão levando ao colapso da civilização. Alguns proponentes dessa tese concebem o medo …

Você também pode ser como eu
Uma vela perfumada decorada com as palavras: “Descubra sua chama e a mantenha acesa”; uma caneca com a inscrição: “Descubra sua voz”; uma camiseta com a famosa frase: “Quando eles [nossos adversários] afundam, nós nos erguemos” (When they go low, we go high), pronunciada na Convenção Democrata de 2016; um caderno intitulado “Transformando-me” – slogan …

Na estrada, policial é rei
O movimento para proibir câmeras de vigilância nas estradas está ganhando terreno nos Estados Unidos. Atualmente, os radares automáticos são usados apenas em nove dos cinquenta estados. Em junho de 2019, o Texas juntou-se aos cerca de trinta estados que proíbem câmeras de controle de desobediência ao sinal vermelho. Essa evolução encontra sua origem em …

A difícil afirmação homossexual na Argélia
Nas ruas de Oran, um carro passa, janelas fechadas, tocando uma canção de raï a todo volume: “Você me ama, ok, bebê / Finjo que acredito, habib / Meu coração me diz para te amar, mas eu sei que você é mau”. Para o jovem que dirige o carro e que se diz heterossexual, a …

Na Mauritânia, uma sociedade obcecada pela cor da pele
“A Mauritânia é puro racismo! Todo mundo sabe disso, mas ninguém fala no assunto, é proibido!” Ibrahim, Abdallah, Mohamed, Amadou e Ahmed, de apenas 20 anos de idade, em cadeiras mancas na rua em frente à casa da tia de Ibrahim, formam uma roda em torno de um pequeno botijão de gás colocado no chão …

Em 1939, mergulhados nos campos de refugiados espanhóis na França
“Nossa turnê de sofrimento acabou. De La-Tour-de-Carol a Argelès, passando por Saint-Cyprien, Bourg-Madame, Amélie-les-Bains, Arles-sur-Tech, Le Boulou, pudemos ver de perto a mais espantosa miséria.” Por dez dias, o repórter Ribecourt, de volta da Espanha, estivera em visita aos acampamentos dos Pireneus Orientais que recebiam a onda de republicanos espanhóis exilados. De todo o pessoal …

Airbnb e queijo de cabra
A paixão dos russos pela datcha arrefeceu, mas o sonho de uma horta própria continua no centro das preocupações de uma grande maioria. Entre a saudade e a adaptação às exigências da vida urbana capitalista, os apaixonados pela datcha constroem de novo, com materiais reciclados. Alguns reproduzem exatamente o modelo dos anos 1960. Como Serguei …

O lado jardim da Rússia
Aproximando-se do aeroporto de Moscou-Cheremetyevo, o avião sobrevoa a pequena cidade de Putilkovo. Os passageiros que olham pela janela veem rarear as florestas e desfilar conjuntos de mnogoetajki (prédios residenciais), townhouses (empreendimentos de luxo) de Sabourovo Park, alguns campos cultivados e, aqui e ali, extensões de hortas coletivas com suas casinhas mal e mal construídas. …

“Aqui, quem manda é a guerrilha”
Torre Tibú, nordeste da Colômbia. A explosão despertou o bairro. A terceira em algumas semanas. Como nas vezes precedentes, o alvo era uma câmera de vigilância da polícia. Na queda, a torre onde ela estava destruiu o teto de uma casa. “Você ficou com medo?”, pergunta-nos Edwin. “Eles as derrubam porque são blindadas e não …

A esquerda canibal
A esquerda norte-americana está na linha de frente para se opor ao presidente Donald Trump, às suas políticas econômicas e sociais e às suas falas racistas. Raramente oriundos das classes populares e normalmente com formação superior, os militantes progressistas adquiriram sua cultura política em um meio social que produz sobretudo trabalhadores qualificados, não empregados e …

A nova política nacional sobre drogas e as comunidades terapêuticas
No mesmo ano em que a Política de Redução de Danos (PRD) completaria trinta anos1 no Brasil, temos com o atual governo federal o Decreto n. 9.761, referente à nova Política Nacional sobre Drogas (Pnad). Coincidência ou não, o fato é que o que seria um ano simbólico da fortificação de três décadas da PRD, …

O bolsonarismo e o proibicionismo se retroalimentam
No que diz respeito às políticas sobre drogas, o governo do presidente Jair Bolsonaro, agora iniciando seu segundo semestre de medo e delírio em Brasília, tem aprofundado uma tendência já existente há alguns anos em nosso país: um imenso descompasso entre os avanços sociais, científicos e culturais e as políticas e iniciativas institucionais sobre o …

Políticas de vida e de morte no controle proibicionista das drogas
Com mais de 800 mil pessoas encarceradas no sistema prisional, segundo dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) divulgados neste ano, das quais cerca de 40% ainda aguardam julgamento, o Brasil segue aumentando o número de pessoas presas e já figura como a terceira maior população prisional do mundo, seguindo Estados Unidos (1º lugar) e …

A proibição como estratégia racista de controle social e a guerra às drogas
A política proibicionista de drogas se sustenta numa lógica internacional baseada em convenções que indicam a criação de tipos penais envolvendo drogas, sob influência norte-americana. Nos Estados Unidos, a construção da proibição teve como base a ideia de reprovação moral a pessoas que faziam uso de algumas substâncias, estando a criminalização associada a específicos grupos …

Eleições
Estamos a catorze meses das eleições municipais. Elas serão muito importantes para o futuro do país, pois podem tanto ratificar esta onda autoritária como abrir espaço para a inovação democrática. E as campanhas eleitorais começam agora. É justamente nestes momentos críticos que a correlação de forças se move. O corte de orçamento para as políticas …
Os talibãs de São Francisco
A nova definição de “resistência” ao racismo norte-americano inclui o dever de destruir os murais de um artista comunista financiado pelo New Deal?1 A questão pode parecer ainda mais absurda quando se afirma que as treze obras de Victor Arnautoff, Life of Washington [A vida de Washington], condenadas por alguns californianos “resistentes”, têm um conteúdo …