Edição 151

Miscelânea
O COLAPSO DA DEMOCRACIA NO BRASIL: DA CONSTITUIÇÃO AO GOLPE DE 2016 Luis Felipe Miguel, Expressão Popular e Fundação Rosa Luxemburgo São diversos os méritos do pequeno livro lançado pelo professor Luis Felipe Miguel. Entre eles, deve-se destacar que esse primeiro volume da Coleção Emergências (parceria entre a Editora Expressão Popular e a Fundação Rosa …

Zona de sonho coletivo
Em Pourquoi notre futur dépend des bibliothèques, de la lecture et de l’imagination [Por que nosso futuro depende das bibliotecas, da leitura e da imaginação] (Au Diable Vauvert, 2014), o autor de fantasia, entre outros gêneros, Neil Gaiman solicita: “Observem ao seu redor. Estou falando sério; parem um instante e observem ao seu redor o …

Reprimir as delinquências dos poderosos
Há mais de vinte anos se impôs no debate público a opinião segundo a qual nossa segurança – entendida, de forma restritiva, como a prevenção de atentados à nossa integridade física – seria garantida à custa de um poder cada vez mais repressivo sobre nossa vida. Dito de outra forma, a luta contra o crime …

Explosões químicas em cadeia na China
Em 21 de março de 2019, no momento em que o presidente chinês Xi Jinping começava sua visita à Europa, uma explosão fazia 78 vítimas e 566 feridos na usina de produtos químicos da Jiangsu Tianjiayi Chemical (JTC), em Yancheng (província de Jiangsu), 250 quilômetros a noroeste de Xangai. A primeira do ano do Porco… …

Proteção da natureza, safáris e bons negócios
“O que me fascina no trabalho de um diretor de parque é estar entre os leões, como na série Daktari”,1 confessa Jean-Pierre Wilhelm, visivelmente emocionado. Da mesa onde ele almoça com sua equipe, podemos observar uma paisagem de savana e colinas que se estende por mais de 4.800 quilômetros quadrados. Desde junho de 2019, a …

Quando a bicicleta reinventa uma cidade
O barulhinho de uma roda livre girando, um grito, o som de uma gaivota… Copenhague tem sons estranhos, que se tornaram inaudíveis nas cidades invadidas pelo barulho dos motores. Na pista da Ponte Langebro, um homem de uns 50 anos pedala em alta velocidade, de terno e gravata, uma mountain bike. Pedalando em um ritmo …

O astrólogo que inspira Jair Bolsonaro
“Olavo de Carvalho não existe.” Formulada em 2001, a frase do sociólogo Emir Sader, próximo ao PT, ilustrou por muito tempo a receptividade reservada aos trabalhos desse intelectual no meio progressista do Brasil. As teses reacionárias de um filósofo panfletário, que também exercia a função de astrólogo, inspiravam o desprezo dos universitários e pareciam distantes …

Crescimento do populismo de direita
Entramos no século XXI em uma era sinistra, em que paixões de um escuro passado estão sendo mobilizadas novamente contra as forças da democracia de um modo diferente de tudo que vimos desde os anos 1930. Presenciamos o suporte crescente para um populismo de direita que vê a democracia liberal como um anacronismo. Os sinais …

Os movimentos sociais na era digital
Baseado no livro de Zeynep Tufekci, Twitter & les gaz lacrymogènes [Twitter & os gases lacrimogêneos] (C&F Éditions, 2019), proponho algumas reflexões e hipóteses sobre a situação atual dos movimentos sociais. A obra marcante de Tufekci é uma pesquisa sobre a nova geração de movimentos, os movimentos sociais conectados, marcados pela era digital, e permite …

Entendendo a derrota do Partido Trabalhista
É difícil subestimar a magnitude da derrota sofrida pelo Partido Trabalhista (Labour) nas eleições legislativas do Reino Unido em dezembro passado. Redcar, um distrito eleitoral às margens do Rio Tees, no nordeste da Inglaterra, nunca havia levado ao Parlamento um deputado conservador até a noite de 12 de dezembro. Blyth Valley, um pouco mais ao …

O futuro suspenso de Rojava
Desde 9 de outubro de 2019, o Exército turco está instalado no nordeste da Síria e controla uma faixa de 150 quilômetros de comprimento e 30 quilômetros de largura entre as cidades de Tell Abyad e Ras al-Ain (Serekaniye, em curdo).1 As forças turcas – já presentes mais a oeste, após o avanço sobre Afrin …

Destruir Teerã ou conter Pequim?
Ao ordenar o assassinato do general iraniano Qassim Suleimani, comandante da Força Al-Quds do Corpo de Guardiões da Revolução Islâmica, o presidente Donald Trump surpreendeu um grande número de observadores. Embora as tensões viessem crescendo havia muito tempo na região, nada indicava um enfrentamento próximo entre os Estados Unidos e o Irã, ou entre o …

No Iraque, a dança do sabre entre Estados Unidos e Irã
Seja em sua versão moderna, com sabres de luz, seja em sua versão arcaica, com cimitarras nos países árabes do Golfo, o combate coreografado tem este paradoxo: trata-se de um desafio entre supostos inimigos que requer um bom entendimento entre os protagonistas. Uma fração significativa da opinião pública árabe acredita que as relações conflituosas entre …

Uma mídia antirracista na cobertura de violência do Estado
As consequências de políticas que resguardaram o mito da democracia racial no Brasil nos atrapalham até os dias de hoje no sentido de conseguir mostrar o óbvio: o racismo, embora velado, existe. Portanto, a tarefa do Alma Preta não é fácil: ser uma mídia antirracista é uma audácia e uma necessidade. Nosso compromisso com o …

Não seremos pauta, nós pautamos a nossa existência!
O lugar que se ocupa na história pode fazer toda a diferença no final do filme. Imagine uma cena clássica do telejornal de meio-dia. A polícia subiu a favela durante mais uma operação para conter o tráfico de drogas na região. A imprensa, protegida pela polícia, por seus coletes e suas câmeras, segue na responsabilidade …

Guerras prisionais e massacres cotidianos no Ceará
Em suas razões históricas de longo prazo, uma maneira de compreensão das prisões brasileiras pode ser delineada pela constituição autoritária e escravocrata de nossa sociedade, sobretudo identificando os processos de dominação senhorial e subordinação militar dos povos. Esses mecanismos de controle social reativam práticas autoritárias baseadas em saberes sobre a relação com os setores empobrecidos …

Operações policiais no Rio de Janeiro: da lacuna estatística ao ativismo de dados
Praticamente todos os dias nos deparamos com notícias de que policiais armados com fuzis realizaram operações de incursão em favelas do Rio de Janeiro, frequentemente a bordo de um veículo blindado – o temido “caveirão” – e, às vezes, auxiliados por um helicóptero blindado – o ainda mais temido “caveirão voador” –, utilizado também como …

Cadê o futuro?
O que acontece com o indivíduo que não sonha com o futuro? Ele perde o entusiasmo, a vontade de vencer obstáculos, de transformar o real, se acomoda, se submete, aceita o lugar que a sociedade lhe destina: a servidão voluntária. O futuro de cada um depende do futuro de sua sociedade. E é aqui que …

As possibilidades abertas por Donald Trump…
Desde que Donald Trump se instalou na Casa Branca, a personalização da política norte-americana atingiu seu paroxismo. Suas declarações, tuítes, delírios e egocentrismo obcecam o país – e o esgotam. Mas a mídia regozija-se de ter um produto tão atraente. Resultado: só se fala dele. Os republicanos apenas têm a ambição de coroar um campeão …