Corrupção, ficha limpa e reforma política

  Há mais de três mil anos, Moisés trouxe do alto da montanha uma mensagem com os princípios que seu povo deveria observar para sobreviver. Eram regras “morais”, visando um convívio humano salutar e construtivo. Entre elas estava a de “não roubar”. Nossa justiça perdoa os que roubam para matar a fome. Às vezes, o …

por em

Uma eleição de manutenção do status quo

  Em 2002, triunfou nas eleições presidenciais um partido cujos quadros políticos foram historicamente alheios às elites que governaram o país desde 1985. A posse de um político vinculado a uma tradição mais à esquerda, o cumprimento de todo o mandato presidencial – apesar da crise política de 2005, iniciada a partir do tema da …

por em

O combate ao ativismo humanitário

Muitos detalhes da ofensiva israelense contra a frota de ajuda humanitária para a Faixa de Gaza em 31 de maio de 2010 ainda precisam ser esclarecidos. Mas, independentemente do que revelar a investigação do incidente, a morte dos nove ativistas é, por si só, um indicativo da recente e dramática mudança de tom no relacionamento …

por em

Uma nova classe defende seus privilégios

O neoliberalismo tem por objetivo restabelecer e aumentar os poderes e a renda das classes mais favorecidas. Até à crise atual, essa empreitada – a globalização neoliberal – foi bem-sucedida, tanto no plano nacional quanto no internacional: a renda dos mais favorecidos foi beneficiada por um crescimento insolente, um fenômeno hoje amplamente reconhecido e pudicamente …

por em

É possível moralizar o capitalismo?

Não estaria na hora de moralizar o capitalismo? No auge da crise, essa indagação foi levantada pelos nossos dirigentes, por Nicolas Sarkozy em primeiro lugar, ou seja, por aqueles que se dedicavam anteriormente a uma apologia inconsiderada do liberalismo, o qual supostamente representaria o “final (feliz) da história”.   Formulada dessa maneira, a questão fica …

por em

A Irlanda em busca de suas raízes

  Os irlandeses têm uma ótima relação com a imaginação. É uma daquelas coisas que nos tornaram famosos em todo o mundo. Aquele dom original para dramatizar sobre nós mesmos. Para nós, na Irlanda, é bastante frequente que a história que contamos sobre nós mesmos tenha mais importância do que a memória real dos acontecimentos. …

por em

Os camisas-vermelhas ocupam Bangcoc

O Exército se prepara para invadir o acampamento dos camisas-vermelhas. Laem – um pseudônimo – se alegra, calmamente sentado sobre um tapete surrado: “Agora, todo mundo entende o que realmente está acontecendo na Tailândia. Não temos de explicar mais nada. Um grande obrigado aos camisas-amarelas –um movimento fora do Parlamento que se proclama defensor da …

por em

O que o eleitor quer ouvir

As estratégias de marketing eleitoral, as pesquisas quantitativas e qualitativas, a utilização da mídia pelo candidato, tudo isso é relativamente novo, chegou ao Brasil na primeira eleição direta para presidente da República depois da ditadura, em 1989. E a sua importância se tornou tamanha que a utilização dos comerciais para a televisão, que se iniciaram no …

por em

A corrida do ouro na Colômbia

Alto Guayabal, confins das províncias de Antioquia e Chocó, noroeste da Colômbia. No dia 30 de janeiro de 2010, antes do amanhecer, as forças armadas colombianas lançaram uma ofensiva contra uma oca do povo indígena Embera Katio. Uma criança de um ano e seis meses morreu e quatro pessoas ficaram feridas. As plantações foram destruídas …

por em

O poder da mídia

DIPLOMATIQUE – Que influência tem a mídia no Brasil, especialmente a televisão aberta, sobre a opinião pública? Vera Chaia – As eleições diretas, em 1989, foram consideradas um marco em termos de influência da televisão e da imprensa, de um modo geral, nas eleições. Naquele ano houve um posicionamento claríssimo de todos os meios de …

por em

Impactos da mineração

Um grupo de pesquisadores, lideranças comunitárias, sindicalistas, representantes de movimentos sociais e ambientais que, vindos de vários estados do Brasil (Ceará, Maranhão, Pará, Rio de Janeiro, São Paulo) e de vários países do mundo (Argentina, Canadá, Chile, Moçambique e Peru), reuniu-se para integrar a itinerante Caravana Sistema Norte. Em um microônibus, o grupo percorreu as …

por em

Uma eleição de manutenção do status quo

Em 2002, triunfou nas eleições presidenciais um partido cujos quadros políticos foram historicamente alheios às elites que governaram o país desde 1985. A posse de um político vinculado a uma tradição mais à esquerda, o cumprimento de todo o mandato presidencial – apesar da crise política de 2005, iniciada a partir do tema da corrupção …

por em

Sanções e ameaças sobre o Irã

Não sei mais se os russos são nossos amigos”. O comentário, feito pelo presidente iraniano Mahmoud Ahmadinejad após o anúncio das sanções estabelecidas pelo Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas) contra seu país – e aprovadas com o apoio da Rússia – reflete a ambiguidade da relação entre os dois Estados. A …

por em

O papel das pesquisas no processo democrático

Uma das perguntas mais recorrentes a respeito da divulgação de pesquisas eleitorais é sobre qual é o grau de influência que as pesquisas têm na decisão dos eleitores. A resposta é uma só: não existem, em todo o mundo, estudos conclusivos sobre o assunto. As pesquisas são apenas mais uma informação disponível para os cidadãos …

por em

O Evangelho segundo Mandela

Um herói do nosso tempo”, afirmava o Courrier Internacional de junho de 2010. “Ele mudou a história”, valoriza ainda mais a revista Le Nouvel Observateur de maio de 2010. Acompanhadas de fotos de Nelson Mandela sorridente, essas duas capas são o testemunho de uma adoração quase unânime, a qual o filme Invictus, do diretor Clint …

por em

Quando as aparências enganam

Em 4 de dezembro de 2009, Barack Obama visitou a cidade de Allentown, no Estado da Pensilvânia, para debater a crise econômica com um grupo de trabalhadores. Nessa mesma noite, o antigo governador do estado, o republicano Tom Ridge, aproveitou para apresentar suas propostas para a área econômica no talk show “Hardball with Chris Matthews”. O …

por em

O governo cibernético de Salvador Allende

Desde 1948, a hipótese do controle das máquinas assombra os espíritos modernos. Naquele ano, enquanto Georges Orwell escrevia 1984, o matemático Norbert Wiener definia a cibernética como “o controle e a comunicação entre o animal e a máquina1”. E John von Neumann acabava de inventar a teoria dos jogos, transferindo para algoritmos a decisão de …

por em

Uma agenda da cooperação internacional

O International Development Research Centre (Instituto Internacional de Pesquisas para o Desenvolvimento) é uma agência de cooperação canadense que receberá, a partir do ano que vem, US$ 300 milhões anuais para investir em pesquisas realizadas por ONGs e outras instituições em prol do desenvolvimento. O Brasil é um dos países em que o IDRC atua e, …

por em

O modo de viver caipira

Pari passu com a chegada do inverno, ao se aproximar o mês de junho, percebe-se a população citadina mobilizar-se à procura de recompor um “modo de viver” caipira. Essa é uma das principais marcas das festas juninas e, indubitavelmente, a mais nacional de todas. Nesse momento especial do nosso calendário festeja-se de modo alegre e …

por em

Aposentadorias e maré negra

Em 20 de abril passado, nem os investidores chineses nem os aposentados britânicos suspeitavam que a maré negra ao largo da Louisiana os atingiria tão depressa. No local, 11 operários de uma plataforma petrolífera perderam a vida; os pescadores da baía de Saint Louis, seu instrumento de trabalho; a população do golfo do México, a …

por em

A impunidade das petroleiras

Na sede da companhia de exploração de petróleo Transocean, no cantão de Zoug, na Suíça, a explosão da plataforma Deepwater Horizon foi celebrada em um hotel de luxo. No dia 14 de maio de 2010, três semanas após o desastre, o proprietário da plataforma – avaliada em US$ 650 milhões antes do acidente – esperava …

por em

Uma pedra no sapato da tecnologia verde

Um belo dia seu fornecedor de água resolve adotar um comportamento ambientalmente responsável e o convida a mudar sua conta tradicional impressa por uma cobrança eletrônica. Ele argumenta que vai economizar papel, reduzindo custos e, consequentemente, barateando o serviço. A ecologia se juntando à economia para benefício de todos! Mas, será que o fato de …

por em

Abrindo a porteira do desmatamento

O Código Florestal brasileiro se transformou, ao longo dos últimos dez anos, em uma espécie de terreno árido onde se trava uma infrutífera disputa entre visões sobre o futuro do desenvolvimento, da agricultura e do meio ambiente, traduzida na batalha sobre o alcance da lei florestal dentro de cada propriedade agrícola no Brasil. Carente de …

por em

Um diálogo com Noam Chomsky

  Um participante se diz perplexo diante da falta de abordagem social nas atuais políticas econômicas europeias. Chomsky lhe propõe uma análise diferente da situação.   Na realidade, a política econômica europeia é norteada por um projeto social. Como todos os projetos sociais, aquele adotado pela Europa é concebido para favorecer certas pessoas em detrimento …

por em