Um mal endêmico entre os políticos

Quando o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, se apresentou como chowkidar (protetor) da nação, após os conflitos indo-paquistaneses que se seguiram ao atentado cometido na Caxemira em fevereiro de 2019, Rahul Gandhi, presidente do Partido do Congresso, replicou de imediato: “O protetor é um ladrão” (Chowkidar chor hai). Em vista do sucesso obtido por Modi, reeleito …

por em

A oposição russa, sempre corrupta…

Em 6 de junho, o jornalista russo Ivan Golunov foi preso por posse de drogas. A polícia recorreu a um truque habitual: plantar “provas” com o acusado e depois em seu apartamento. Mas, dessa vez, a prisão levantou uma onda de protestos, levando às ruas centenas de manifestantes, e suscitou declarações de apoio de órgãos …

por em

O partido militar

A Constituição de 1988 registrava seu trigésimo aniversário quando um capitão indisciplinado, considerado mau militar,1 chegou à Presidência da República. E não o fez por um golpe de Estado. Durante a Guerra Fria, a CIA tentou derrubar mais de cinquenta governos nacionais.2 A estatística é conservadora, pois houve cerca de 45 tentativas apenas na África. …

por em

A esquerda boliviana produziu seus próprios coveiros?

Atrás do balcão de sua cozinha americana, Juan Pablo Reyes Aguilar e Diego Lionel Rodas Zurita desenvolvem o menu do dia de seu restaurante: lawa de chuño, uma sopa de batatas desidratadas, e charque frito, carne de lhama seca e salgada. Dois pratos inspirados na culinária cotidiana dos altiplanos andinos, baseados em ingredientes que os …

por em

A face oculta do milagre português

“O que queremos? Casa para todos!”, repetem em coro as cinquenta pessoas reunidas em frente ao prédio cinzento do Ministério da Habitação. Na manhã de 4 de junho de 2019, os militantes do Stop Despejos e um grupo de famílias lisboetas ameaçadas de despejo não arredaram pé dali. Alguns dias antes, Maria Nazaré Jorge, de …

por em

Nos bastidores da investigação

Desde meados dos anos 1980, a vida pública francesa parece marcada por um paradoxo. De um lado, o aumento do desemprego, das desigualdades sociais e geográficas, a globalização econômica e o recuo do Estado de bem-estar tal qual foi concebido após a Segunda Guerra Mundial e seu redirecionamento em benefício das empresas privadas deram o …

por em

As duas faces da corrupção no Brasil

Um dicionário da política brasileira no século XX deve reservar lugar de destaque para o vocábulo “corrupção”. Nunca faltaram vozes numerosas a clamar que, ao lado da pouca saúde e do excesso de saúvas, do famoso dito de Mário de Andrade, a corrupção se destaca entre os males do Brasil. Seja como arma política nos …

por em

As facetas ocultas da Lava Jato

Diversos atores, agindo institucionalmente e vinculados, de modos complexos e distintos, a diferentes interesses de classe e de frações de classe, convergiram para a criação e o apoio à Operação Lava Jato: a burocracia do aparelho de Estado, o Departamento de Justiça dos Estados Unidos, os movimentos da alta classe média (Vem pra Rua, MBL, …

por em

No Brasil, mistérios de um golpe de Estado judicial

A Operação Lava Jato, ligada ao mais importante escândalo de corrupção da história brasileira recente, teve início em março de 2014. Ficou sob a responsabilidade do juiz Sérgio Moro, que tinha mostrado as garras em 2005 quando era assistente em outra questão muito midiatizada: o escândalo do Mensalão, concernente ao pagamento, pelo PT, de propinas …

por em

Indignação em Hong Kong, bomba relógio geopolítica

Como são belas as manifestações quando acontecem sob outros céus! Aqueles que seguram cartazes, especialmente se são chineses ou russos, são vistos então como democráticos, pacifistas e responsáveis. Bem o oposto das hordas francesas de “coletes amarelos” violentos, obtusos e até fascistas. Assim, o ataque ao Conselho Legislativo (Legco), o Parlamento de Hong Kong – …

por em

Em Gaza, um povo enjaulado

Nesta manhã de junho, o tempo está radiante na praia, onde se alinham barcos de pesca coloridos. O brilho do sol, o azul do céu e as ondas do mar dão à paisagem um ar de cartão-postal. Mas a cena encantadora não engana por muito tempo: aqui, o Mediterrâneo está poluído; o horizonte, fechado pelas …

por em

Das porcarias às coisas que duram

Como escapar do consumismo? Estendendo a duração da garantia dos objetos. Uma simples constatação justifica essa proposta: 80% das mercadorias que quebraram durante a duração de sua garantia foram devolvidas ao vendedor ou ao fabricante para serem consertadas.1 A proporção varia bastante segundo os casos: as pessoas se importam menos com uma impressora do que …

por em

Dar um sermão para o mundo ou transformá-lo?

Em 2017, na França, François Fillon, candidato dos Republicanos, viu se desvanecerem suas chances de chegar ao Eliseu quando uma investigação foi aberta contra sua esposa, que se beneficiara de um emprego fictício. Em 2018, a justiça brasileira suspeitou que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tivesse recebido propinas e o proibiu de participar …

por em

“Estado profundo” comanda o Sudão

Em 4 de junho de 2019, homens armados, supostamente agindo em nome do Estado, dispersaram os civis que estavam reunidos havia quase dois meses em frente à sede do quartel-general das Forças Armadas Sudanesas (FAS), em Cartum. A repressão, que provocou a morte de 130 a 150 manifestantes, chocou por sua dimensão em uma África …

por em

Faça do seu sorriso a sua profissão

Pagas de acordo com o Smic (salário mínimo interprofissional de crescimento, o salário mínimo francês) por hora, as recepcionistas são, em sua maioria, contratadas por agências que as empregam em empresas que têm como clientes. Povoando as manifestações esportivas, as inaugurações, os congressos ou as exposições para grande público, como a Mondial Paris Motor Show …

por em

Não há como dialogar com Bolsonaro

Quem assistir a Bacurau, codirigido pelos pernambucanos Kleber Mendonça Filho (Recife frio, O som ao redor, Aquarius) e Juliano Dornelles (O ateliê da Rua do Brum), vai ser levado quase obrigatoriamente a fuçar as próprias influências para interpretar o filme. No exterior, a maior parte da crítica foi estética: Peter Bradshaw, do The Guardian, escreveu …

por em

Miscelânea

A GRANDE REGRESSÃO Vários autores, Estação Liberdade A recente guinada autoritária na política mundial deixou muita gente perplexa. Como explicar líderes saídos de reality shows ou que defendem crimes contra a humanidade? Como lidar com uma elite de neodemagogos e seus projetos antirracionalistas? A grande regressão aborda esses temas com um “sotaque” um pouco distinto …

por em

Google, Facebook e a extrema direita

YouTube O YouTube surgiu em 2005 e foi comprado pelo Google em 2006. Recentemente instalou um poderoso sistema de inteligência artificial que aprende com o comportamento do usuário e apresenta vídeos com recomendação para outros. Num esforço para reter o usuário na rede, o sistema de recomendação apela para novos vídeos com conteúdos cada vez …

por em

Quem elegeu Ursula von der Leyen?

Providencial a onda de calor de julho de 2019! Ela ofuscou um caso igualmente revelador de distúrbios atuais, mas democráticos. Cegos pelo suor, poucos europeus realmente notaram que o discurso político que lhes vinha sendo servido havia pelo menos três anos acabara de ser dinamitado. E a imprensa, ocupada com outras “investigações”, não se deu …

por em