O novo papel da integração regional

O compromisso com o desenvolvimento e a sustentabilidade foi reafirmado pela Unasul em sua reunião extraordinária de chefas e chefes de Estado, em 28 de julho de 2011: a integração latino-americana é condição necessária para o desenvolvimento sustentável e o bem-estar dos povos. Há uma clara compreensão hoje de que uma andorinha só não faz …

por em

Música Country: os acordes do novo conservadorismo norte-americano

As articulações republicanas para definir um candidato às eleições de 2012 não conseguiram ocultar o fato de que o presidente atual também está engajado em uma campanha de sedução, destinada sobretudo a convencer aqueles que não votaram nele em 2008. Com essa motivação, no dia 21 de novembro de 2011, o casal Obama organizou um …

por em

A fábrica de opinião pública

O homem oficial é um ventríloquo que fala em nome do Estado: assume uma postura oficial – com todo o teatro do oficial –, fala para e se coloca no lugar do grupo ao qual se dirige, fala para e se coloca no lugar de todos, fala como representante universal. Análoga ao homem oficial está …

por em

Suez, na linha de frente da revolução egípcia

“Mesmo que eu seja contrário a um Estado islâmico, prefiro a Irmandade Muçulmana democraticamente eleita à manutenção do regime militar”, garante Ghehareb Saqr, em um café de Suez, a dois passos da entrada do canal. Não longe dali, das encostas do golfo do Mar Vermelho, vê-se o cintilar das luzes das indústrias petroquímicas. Com ar …

por em

Clima global, meio ambiente e justiça social

Explicações para a determinação do clima terrestre baseiam-se em fundamentos físicos bem aceitos na comunidade científica. A energia da radiação solar que chega à Terra é o “motor” do clima. Enquanto os gases atmosféricos são relativamente transparentes à radiação solar direta, gases-estufa absorvem grande parte da radiação emitida pela superfície aquecida da Terra. Uma parte …

por em

Vale tudo para combater o protecionismo

Os defensores do livre-comércio logo falam no risco de represálias aduaneiras quando são incomodados com a ação de governos em defesa da produção nacional, ação que se expressa pelo protecionismo.1 A lógica é a seguinte: na disputa de todos contra todos, se um país instaurasse cotas de importação e impostos nas fronteiras, o resto do …

por em

Crise mundial e integração latino-americana

(Presidentes latino-americanos em Lima, Peu, durante a posse do colega Ollanta Humala) A incapacidade de os países centrais encontrarem uma saída consistente para a crise não somente elimina dúvidas sobre seu caráter estrutural, mas também abre espaço para a atualização de uma velha lição da economia política latino-americana: sempre e quando o centro do sistema …

por em

O massacre do povo guarani kaiowá

O cacique Nísio Gomes, assassinado no dia 18 de novembro de 2011, foi mais uma das lideranças dos guarani kaiowá eliminada por pistoleiros contratados pelo agronegócio em Mato Grosso do Sul. A comunidade em que ele vivia foi atacada por jagunços, com armamento pesado, que além de o executarem deixaram vários feridos por balas de …

por em

A economia mundial e as perspectivas da integração sul-americana

(Reunião de ministros da Fazenda da Unasul em Lima, Peru). Nas últimas décadas, a economia mundial vem passando por grandes transformações, que impactam fortemente a América Latina e estabelecem restrições ou abrem janelas de oportunidades para seu desenvolvimento e projeção no mundo contemporâneo. Em meu livro, Globalização, dependência e neoliberalismo na América Latina, recém-publicado pela …

por em

Vigilância extrema na internet

Com a vitória da revolução líbia e a queda de Trípoli, várias zonas ocultas do regime ditatorial passaram a ser conhecidas. É o caso de um centro de escuta da população, no qual a jornalista do Wall Street Journal, Margaret Cocker, pôde constatar que tudo era monitorado: internet, telefones celulares, GSM e conexões (de internet …

por em

Relatórios da cólera

(Garoto despeja lata de esgoto em córrego de Nairobi, no Quênia) Um círculo vicioso – é assim que o vigésimo relatório anual de desenvolvimento humano do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) descreve a realidade atual: a desigualdade amplifica os danos ambientais, que por sua vez aumentam a desigualdade.1 Os atentados contra a …

por em

“É a política, estúpido!”

(Vendedor de rua diante da inscrição “Que os ricos paguem pela crise”, em Santiago, Chile). Muitos consideram que as reivindicações e os protestos sociais devem ser silenciados para que se recupere a paz social. Mas a governabilidade não é exatamente a ausência de protestos em um lugar onde o povo não sabe se organizar e …

por em

As duas faces do Estado

Descrever a gênese do Estado é descrever a gênese de um campo social, de um microcosmo social relativamente autônomo no interior de um mundo social abarcador, onde se joga um jogo particular, o jogo político legítimo. Um exemplo é a invenção do Parlamento, lugar onde os problemas que opõem grupos de interesses conflitantes são alvo …

por em

A África do Sul, enfim, enfrenta a aids

(Garoto recebe medicação para combater o HIV em Nkosis’s Haven, sul de Johanesburgo) É no dia das crianças na clínica de HIV de Site B, um bairro de Khayelitsha, a grande township situada na periferia da Cidade do Cabo. Nessa quarta-feira, vieram cerca de quinze delas, com um dos pais ou, no caso dos órfãos, …

por em

Social-democracia europeia vs. socialismo latino-americano?

Em 15 de novembro de 2010, em uma reunião do conselho da Internacional Socialista (IS) que teve lugar na sede da OCDE − Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (uma organização muito liberal!), a primeira secretária do Partido Socialista Francês, Martine Aubry, no discurso de abertura, não escondeu sua alegria: “Quero saudar em …

por em

O indispensável comprometimento da Europa

A Europa apoiou ardentemente a criação do Fundo Mundial em 2002 e continua sendo desde então seu principal financiador, com uma contribuição global de 51% do conjunto de seus recursos. A França é o principal doador europeu (e o segundo no plano internacional, depois dos Estados Unidos); a Alemanha e o Reino Unido estão respectivamente …

por em

Malária: uma pandemia que persiste

A Organização Mundial da Saúde (OMS) destaca o retrocesso da malária em todo o planeta: de 233 milhões de casos em 2000 para 225 milhões em 2009. O número de mortos passou de 985 mil para 781 mil. Em onze países da África, assim como em 32 dos 56 países endêmicos fora da África, o …

por em

E agora, euro?

Tv France 2, 4 de janeiro de 1999, jornal das 20 horas. Três dias antes, o euro tornava-se oficialmente a moeda única de onze países da União Europeia. Uma reportagem revelava “um dia quase festivo nos mercados financeiros”. “O euro é uma revolução, uma revolução benéfica”, analisava um dirigente da Bolsa de Paris, seguido pelo …

por em

A crise de 2008 começou a quarenta anos

Dia  após dia, os episódios que marcam a crise atual do capitalismo mostram que os “mercados” são os que ditam as leis aos Estados. Para o povo impõe-se uma constatação: os dirigentes políticos não trabalham pelos interesses de seus cidadãos, mas pelos de outros Estados e organismos internacionais – como o FMI e a União …

por em

Patos sem cabeça

As reuniões de dirigentes europeus são cada vez mais frequentes, e fracassam; a Casa Branca e o Congresso debatem o tempo todo, sem resultado. “Os mercados” se aproveitam da situação e tratam os futuros eleitos como patos sem cabeça, marionetes das forças que eles mesmos forjaram e não sabem mais como controlar. Ao mesmo tempo, …

por em

Como a direita norte-americana desviou a cólera popular

Um candidato, James Richard (“Rick”) Perry, é incapaz de se lembrar do nome dos ministérios que pretende suprimir. Outro, Herman Cain, parece ignorar completamente a estratégia norte-americana na Líbia.1 Um terceiro, Newton Gingrich, não hesita em qualificar o povo palestino de “invenção”. O espetáculo oferecido pelo Partido Republicano em sua busca por um candidato suficientemente …

por em